T. LITERÁRIOS

ANÁLISES DE OBRAS

ROTEIRO PARA ANÁLISE LITERÁRIA

Ler um livro não é só reconhecer a história. É preciso colocar-se no texto e tentar percorrer o caminho que o pensamento do autor percorreu. É preciso entender o porquê, o quando, o onde, o como.

Para que o mundo maravilhoso e mágico do autor se torne realidade, é necessário que os leitores entrem no texto com suas vivências e recriem a realidade criada pelo autor.

O roteiro de análise literária tem a intenção de ajudar a compreender os elementos das histórias contadas em livros. Ele precisa, porém, ser adaptado às características de cada livro e de cada autor.


PARTES DO TRABALHO

1ª FOLHA► Capa personalizada. Dê um título criativo para a sua análise;

2ª FOLHAِ►  FOLHA DE ROSTO - repete o que está na 1º capa sem ilustrações e cores
3ª FOLHA_ ►SUMÁRIO

4ª FOLHA
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
Nome do Autor
Nome da obra lida
                    BIOGRAFIA DO AUTOR  ( mínimo 15, máximo 25 linhas)

5ª FOLHA_ ► PREFÁCIO OU INTRODUÇÃO( mínimo 15, máximo 25 linhas)

6ª FOLHA A 8ª FOLHA ► DESENVOLVIMENTO

ESTRUTURA DA OBRA
a. Assunto – Fale sobre o principal acontecimento sobre o qual gira a história.
Ilustre com uma passagem da obra.( parágrafo dissertativo mínimo 5 linhas)

b. Justificativa do título – Fale sobre o porquê da escolha do título em relação ao enredo.

c. Ambiente – espaço com as características sociais, econômicas, morais, psicológicas em que vivem as personagens ( redija um texto dissertativo_15 linhas _falando do ambiente( espaço social.....). Ilustre com passagens da obra.

d. Tempo –  Analise  os índices de tempo que o enredo apresenta. O tempo pode ser caracterizado quanto à:
*  Duração- tempo que a história levou para ocorrer;
* Época – pano de fundo da história. Quando a época é atual, basta justificar com elementos da atualidade; quando a época é antiga, pode-se e deve-se procurar uma correspondência com fatos históricos. (redija um texto dissertativo_15 linhas). Ilustre com uma passagem da obra.
e. Narrador – identificação do ponto de vista ou foco narrativo, isto é, verificar se o narrador conta sua própria história ( 1ª pessoa) ou conta a história de outras pessoas (3ª pessoa) – narrador personagem ou observador.Ilustre com uma passagem da obra. (redija um parágrafo 
dissertativo_5  linhas). Ilustre com uma passagem da obra.
f.  Linguagem – identificação do tipo de linguagem utilizada pelo autor – Faça uma apreciação crítica da mesma ( texto dissertativo 15 linhas)


 PERSONAGEM
Ser que vive a ação, responsável pelos acontecimentos da história. A personagem principal pode ser  protagonista quando apresenta características que a fazem sobressair em seu grupo, ou antagonista quando ela se opõe ao protagonista e atrapalha a sua ação. A personagem principal é a mais importante no desenrolar do enredo e a secundária é a que tem uma participação menor ou menos freqüente. É importante situar as características físicas, psicológicas, sociais, etc. das personagens.
Faça uma análise psicológica das personagens principais,  em seguida justifique as ações a partir das ideologias das mesmas. Ilustre com passagens da obra.   ( redija um texto_ mínimo 10 linhas _ separado para cada personagem). Ilustre com uma passagem da obra.


VEROSSIMILHANÇA
Verossimilhança nada mais é do que um juízo de probabilidade, pouco mais do que o inequívoco, verossimilhança vem a ser um nível de convencimento elevado à possibilidade e inferior à probabilidade.
Faça uma análise da veracidade da  história. Os fatos retratados no enredo  poderiam ocorrer na realidade ? Por que? (redija um texto dissertativo_10 linhas). Ilustre com uma passagem da obra.

ENREDO
Conjuntos de fatos narrados. O enredo apresenta os seguintes elementos: Apresentação ou introdução (Momento em que são apresentados os fatos iniciais; serve para situar  o leitor diante do que irá ler;  Complicação ( parte da história em que são desenvolvidos os conflitos ou seja, o enredo com detalhes-  diálogo, caracterização do espaço e das personagens; Clímax ( momento culminante da história, de maior tensão e suspense); Desfecho ( solução dos conflitos; resolução da complicação, da aventura; final). Mínimo 20 linhas, máximo 30 linhas.

9ª FOLHA_ ►POSFÁCIO _(conclusão) Você deve dar sua opinião a respeito da história, da estrutura da obra, do autor e da linguagem. Além disso, é importante analisar os sentimentos e emoções do leitor em relação ao livro. Por último, avalie a obra num toda e responda: O que você aprendeu?  ( redija uma dissertação_ mínimo 15, máximo 25 linhas_ onde apareçam todas as suas impressões sobre a obra)

10ª FOLHA► REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ( Para fazê-la você encontrará dados na FICHA CATALOGÁFICA que se localiza atrás da folha de rosto do seu livro). A única referência para fazer este trabalho deverá ser o livro lido. Lembre-se:  cada aluno até agora já leu 2 livros. O trabalho deverá ser do último livro lido, ou seja, o que ainda está com você


OBSERVAÇÃOES FINAIS

►As passagens ilustrativas não serão contadas como linha do texto dissertativo e deverão estar entre aspas no final do mesmo com indicação da página onde se encontra. As passagens ilustrativas deverão estar em tamanho 10 tipo Times New ou Arial  e recuo da margem direita  5cm em itálico espaço entrelinha 1 cm;
EX:
“ Zé-do-Burro é trucidado não pela Igreja, mas por toda uma organização social, na qual somente o povo das ruas se confraterniza e a seu lado se coloca, inicialmente por instinto e finalmente pela conscientização produzida pelo impacto emocional de sua morte.” ( pág.10)


SE VOCÊ OPTAR POR DIGITAR:

►Use  letra tamanho 12 , tipo Times New Roman ou Arial ( margens: direita 2,5cm, esquerda 2 , superior 2.5  e inferior 2), espaço de entrelinhas 1,5 cm_ para o corpo do trabalho e Times ou Arial 14 , negrito para os títulos;

► As passagens ilustrativas deverão estar em tamanho 10 tipo Times New ou Arial  e recuo da margem direita  5cm em itálico espaço entrelinha 1 cm;

►A OBRA LIDA DEVE SER A ÚNICA REFERÊNCIA PARA O TRABALHO;


SE OPTAR EM FAZER A MÃO

►Use papel almaço e faça as configurações( espaço de parágrafo 2 cm, chegar até as frases margens diretas, se não for parágrafo escrever encostado na margem esquerda. As passagens deverão ser escritas com letras menores que a do corpo do trabalho com recuo de 5cm, os títulos com letras maiores do que as usadas no texto;
►Não se esqueçam: caneta apenas de uma única cor;
►Letras legíveis é fundamental.
►Capricho nem se fala....



ANÁLISE DO CONTO “ A CARTOMANTE”, DE MACHADO DE ASSIS

1- Fale sobre o autor.
2- Justifique o título da obra “ A Cartomante”.
3- Fale sobre as personagens: Camilo, Rita e Vilela.
4- No que se refere à estrutura da obra, limite o conto destacando: situação inicial, exposição, clímax e desfecho.

5- Tratando-se do lugar, identifique onde se situavam:

a) casa dos encontros;
b) casa da cartomante;
c) casa de Rita.


6- Nesses três lugares, dois funcionam apenas como referência ou pano de fundo. O terceiro, no entanto, através de seus cenários lúgubres, representa a própria interioridade de Camilo. Identifique esse lugar, citando trechos que justifiquem a afirmação.

7- Depois de tranqüilizado pela cartomante, Camilo muda completamente seu estado de espírito e essa mudança também é refletida pelo lugar. Indique pelo menos uma passagem que exemplifique a afirmação.

8- O ponto de vista, ou foco narrativo, é de:

(   ) primeira pessoa                                                
(   ) terceira pessoa, com narrador onisciente;
(   ) terceira pessoa, com narrador não onisciente 
(   ) foco narrativo múltiplo

Justifique a afirmativa que você marcou com uma passagem do conto.

9-Identifique no conto pelo menos uma passagem que indica que a cartomante enganava seus fregueses. 

10- O tempo
a) o tempo da narrativa foi cronológico ou psicológico. Explique sua resposta e justifique-a com uma passagem do conto.
b) Há alguma passagem na história que nos reme à época em que o conto foi escrito? Exemplifique com uma passagem do conto.

11- Enredo
a) O enredo é linear ou não linear? . Explique sua resposta e justifique-a com uma passagem do conto.

12- Discurso
a) O discurso apresentado na narrativa é direto ou indireto? Por quê? Explique sua resposta e justifique-a com uma passagem do conto.
13- Linguagem
a) Escreva UM PARÁGRAFO falando sobre a linguagem utilizada pelo autor no livro. ( 5 linhas).

12- Opinião
a) Escreva um parágrafo falando sobre suas impressões a respeito da obra.( 5 linhas).

13- Enredo
Faça um resumo do conto lido. Lembre-se de que seu texto deverá ter início, meio e fim. ( exposição ou situação inicial, complicação, clímax e desfecho) e também responder às perguntas: O quê, quem, quando, onde, como e por quê. Mínimo 20 a 25 linhas.