MÓDULO I
ATIVIDADE 1_ Obrigatória
REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DA ESCOLA
PÚBLICO ALVO:
Professores do Escola............
DIA: 28/03/2012
LOCAL: SALA DE PROFESSORES
HORÁRIO: 16h 30min às 18h 30min
OBJETIVO:
Buscar meios para sanar indisciplina e desinteresse dos alunos do turno vespertino.
QUESTÃO PROBLEMATIZADORA:
O que cada um da comunidade escolar pode fazer para sanar a indisciplina e desinteresse dos discentes do turno vespertino, especialmente?
METODOLOGIA:
Dialógica e dialética ( ação – reflexão - ação ) com a interação de grandes e pequenos grupos.
PLANO DE AÇÃO:
Debater maneiras de como proceder e delimitar ações chegando-se as seguintes conclusões:
· Será realizada uma explanação oral sobre o objetivo da reunião salientando a importância da relação professor /aluno;
· Os professores serão divididos em grupos por áreas afins: “O que cada um tem feito ou pode fazer para sanar a indisciplina dentro e fora da sala?.” Como melhorar a metodologia das aulas para os alunos se interesse mais pelo conteúdo?
· Um responsável por cada grupo relatará as sugestões levantadas ao grande grupo, fazendo uma sistematização do trabalho.
Utilizar um caderno de registros, no decorrer das aulas, para lavrar acontecimentos de pequenas importâncias e os mais importantes deverão ser encaminhados para a supervisão e posteriormente levados ao conhecimento dos pais.
Buscar ajuda e parceria com pessoas da comunidade escolar: palestrantes, Conselho Tutelar, Promotoria e psicólogos.
Formar equipe de disciplina com ajuda de professores e demais servidores da escola.
Continuar cumprindo com os combinados propostos na primeira reunião de segmento de professores:
. Os professores deverão subir para as salas no primeiro sinal, antes dos alunos;
. Ficar na porta das salas para receberem os alunos;
. Ao entrarem, na sala, independente do horário, organizar a sala e não permitir alunos em duplas( exceto para trabalhos) ou ainda alunos andando nas salas, sentados em mesas ou nas bancadas da sala;
. Fazer chamada após 10 minutos do início da aula, para certificar da entrada e permanência do aluno na sala de aula;
. Não deixar os alunos saírem da sala sem crachá;
. Os alunos não poderão ficar fora da sala de aula; quando houver um motivo grave, o mesmo deverá descer com o professor para lavrar ocorrência na sala do supervisor e na reincidência deverá ser comunicado ao pai ou responsável.
Ministrar aulas em várias dependências da escola: biblioteca, sala de vídeo, laboratório de informática, laboratório de ciências, pátio e outros.
Formar grupos de professores divididos por áreas afins, para mensalmente dentro de suas áreas realizarem atividades como: palestras, competições, gincanas, oficinas, feiras, etc.
Fazer vistas às casas dos alunos indisciplinados para conhecer suas realidades e procurar soluções junto às famílias.
COLETA DE DADOS:
As aulas são ministradas quase sempre em sala de aulas e não condizem com as expectativas dos alunos já repetentes na disciplina ou os conteúdos ministrados não vem de encontro com suas realidades.
Algumas mães já procuraram a escola para buscar tratamento psicológico para os filhos.
As famílias sem sempre estão presente nas atividades ou reuniões escolares ou mesmo comparecem quando solicitadas pela direção para resolver problemas de indisciplina do filho.
Há uma certa falta de conhecimento das famílias quanto às atividades escolares, pois deixam os filhos na instituição escolar sob total responsabilidade da mesma, desconhecendo a sua função.
AVALIAÇÃO:
Podemos perceber que a discussão inicial da reunião e as divisões de grupos de profissionais presentes por área, para buscar meios estratégicos para solucionar a indisciplina e desinteresse dos alunos do turno vespertino, trouxeram grandes contribuições no sentido de verificar como os docentes através da reflexão e diálogo chegaram à mesma conclusão: diferenciar os espaços a serem ministradas as aulas e modificar a metodologia de ensino. Com este primeiro passo poderemos organizar melhor nossas estratégias e posteriormente buscar apoio da comunidade escolar: palestrantes, Conselho Tutelar, promotoria e psicólogos.
MÓDULO II
ATIVIDADE 4
1. Fazendo o levantamento das concepções do Coletivo da Escola
Partindo do pressuposto de que na construção do Projeto estão presentes as idéias da escola que temos e da escola que queremos, preencham o quadro a seguir, considerando os aspectos indicados na coluna da esquerda
CONCEPÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO
|
CONCEPÇÕES PRESENTES NA “ESCOLA QUE TEMOS” HOJE.
|
CONCEPÇÕES QUE VOCÊ DESEJA PARA CONSTRUIR A “ESCOLA QUE QUEREMOS”.
| ||
1- SOCIEDADE
|
- pouca participação dos pais
- alunos problemáticos
-professores desmotivados
-desvalorização profissional
-o alto índice de repetência e evasão são problemas apenas da escola
-responsabilidade de educar nas mãos da escola
|
-pais participando e atuando como agentes na escola
-sociedade local formando parcerias com a escola
-profissionais valorizados
-comunidade escolar e local lutando em prol de uma educação efetiva.
-o papel de educar sendo dividido com toda a comunidade.
| ||
2-EDUCAÇÃO
|
-distante do cotidiano dos alunos
-não corresponde com as expectativas dos alunos
-índices elevados de repetência e evasão
-crianças e adolescente abandonado a escola por causa de trabalho
-alunos e professores desmotivados.
|
-condizente à realidade dos alunos
-correspondendo a todas as expectativas dos alunos
- permanência e altos índices de promoções dos alunos
- famílias carentes integradas em programas para que seus filhos não abandonem a escola pelo trabalho
- alunos e professores motivados
| ||
3-ESCOLA
|
-apesar do excelente espaço, carentes de reformas
-espaço tecnológico pouco atuante
|
-espaço físico de excelente qualidade e funcionamento
-espaço tecnológico sendo usado por todos os alunos
| ||
CONCEPÇÕES IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO COLETIVA DO PROJETO PEDAGÓGICO
|
CONCEPÇÕES PRESENTES NA “ESCOLA QUE TEMOS” HOJE.
|
CONCEPÇÕES QUE VOCÊ DESEJA PARA CONSTRUIR A “ESCOLA QUE QUEREMOS”.
| ||
4-APRENDIZAGEM
|
-pouco condizente com a realidade dos concursos e vestibulares
-Insuficiente para o mercado do trabalho
|
- condizente com a realidade enfrentada pelo aluno nos vestibulares, Enem e concursos
-Completa e associando pratica à teoria
| ||
5- CURRÍCULO
|
-repetitivo e desatualizado
- pouco condizente com as expectativas dos alunos
- fragmentado
|
-para cada ano escolar uma aprendizagem nova e concreta
- Condizente com as expectativas do educando
-Interdisciplinar, diversificado e formulado com a participação do educando
| ||
6- AVALIAÇÃO
|
-mero instrumento de verificação de aprendizagem teórica
-visa apenas a reprodução de conteúdo
- somativa e punitiva
|
-instrumento para observar todos os aspectos de crescimento do aluno.
- instrumento para diagnosticar todas as situações de aprendizagem
-formativa e diagnostica
| ||
ATIVIDADE 8
DO MÓDULO III
POR QUE FAZER PROJETO PEDAGÓGICO?
Nesta atividade, pretendemos que vocês façam uma síntese das aprendizagens desenvolvidas ao longo deste Módulo.
1ª Parte:
A) ESCREVA UM TEXTO DE NO MÁXIMO DEZ LINHAS SOBRE A RELEVÂNCIA DO PROJETO PEDAGÓGICO PARA A ESCOLA E PARA O CONTEXTO NO QUAL ELA ESTÁ INSERIDA.
O Projeto Pedagógico é importante para a escola pelo fato de ser a expressão de autonomia da Instituição escolar no sentido de formular e executar sua proposta de trabalho. Não deve ser visto apenas como um instrumento burocrático para satisfazer uma exigência legal, mas também para dar um novo significado à vida e à atuação da escola, na medida em que essa construção se dê a partir da necessidade de estruturar propostas que norteiem as práticas educacionais. Também, é essencial que esse projeto esteja voltado diretamente para o que a escola tem de mais importante “o educando” e para aquilo que o educando e toda a comunidade esperam da escola – uma boa aprendizagem. Por isso, ele deve ser democrático para que todas as ações sejam delimitadas e sugeridas pelos segmentos da comunidade escolar e as ações sejam aceitas e bem desenvolvidas.
B) LISTE TRÊS ARGUMENTOS QUE DEMONSTREM COMO O PROJETO PEDAGÓGICO PODE CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO E PARA O SUCESSO ESCOLAR DOS ALUNOS:
-É uma ação intencional, com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente por isso deve ter a participação de toda a comunidade escolar;
-É o fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade.
- A autonomia da Gestão Democrática favorece a escola, pois somente ela sabe das suas reais necessidades.
2ª Parte:
C) APRESENTEM OS TRABALHOS INDIVIDUAIS E DEBATAM.
D) Registrem a síntese dos debates:
É uma pena que não participei do debate com os colegas sobre a relevância do PP para a escola, mas tenho certeza que os todos falaram muito bem e tudo que disseram foi de grande valia.
ALGUNS RESULTADOS:
| |||||||||||
Aluno: Nº
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
Total: 10 alunos
|
Sexo:
|
F
|
M
|
M
|
M
|
M
|
F
|
M
|
M
|
M
|
M
|
02
Femininos e 08
Masculinos
|
IDADE
|
11
|
11
|
13
|
16
|
15
|
18
|
15
|
14
|
14
|
16
|
-
|
QUANTO AS DIFICULDADES ENCONTRADAS:
| |||||||||||
Aluno: Nº
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
| |
Leitura e escrita
|
X
|
x
|
x
|
X
|
x
|
x
|
x
|
x
|
x
| ||
Raciocínio lógico matemático
|
X
|
x
|
x
|
X
|
x
|
x
|
x
|
x
| |||
É dependente
|
x
|
x
|
X
|
x
|
x
| ||||||
Falta muito às aulas
| |||||||||||
Só copia e executa o pedido da professora.
|
X
|
x
| |||||||||
Dificuldade em relacionar-se
|
x
|
X
|
x
| ||||||||
Dificuldade de concentração
|
X
|
x
| |||||||||
É lento(a)
|
X
| ||||||||||
Não diferencia fatos ou semelhanças
|
x
| ||||||||||
Agressivo(a)
|
X
|
x
|
Opinião dos Professores:
Os alunos Bruno e Marcos Vinicius são apáticos e não participam das aulas, não tem dificuldades para aprender, mas não se interessam por nada e cabulam aula sempre que podem, Bruno diz não gostar das aulas e Marcos Vinicius que está apaixonado e que nada mais que senão a namorada que o deixou.
Os alunos Ana Luiza, Elias e Gabriel são inquietos e muito conversadores, não param para ouvir, estão sempre mudando de lugar na sala e tem graves problemas de aprendizagem matemática, não sabem as operações básicas, não tem raciocínio lógico e não se concentram nas atividades.
O aluno Breno tem sérios problemas de comportamento, tem diabetes, falta muito, é desatento, conversa demais nas aulas. Não consegue resolver questões simples, nem interpreta textos curtos e simples. Tem sérios problemas familiares. É novato na escola.
A aluna Débora tem um comportamento incomum, considerada altista, embora sem laudo médico, ela jamais conversou com ninguém na escola, não fala. Tem graves problemas de interação e relacionamento, Faz todas as atividades escritas, embora ninguém nunca ouviu uma leitura dela. Sabe ler e escrever e tem dificuldade em todas as disciplinas embora estude sozinha todos os dias segundo a mãe. Débora não respondeu a entrevista. Vem todos os dias a escola.
O aluno Geovane sofre bulling na escola, é um aluno normal, mas tem uma característica meio irritante para os colegas, Poe esse motivo é alvo de piadinhas e brincadeiras de mal gosto, pra tentar se relacionar faz o que os outros mandam, como um “ bobo da corte” e se mete sempre em confusão, foi trocado de turma, não tem dificuldades de aprendizagem, mas não faz asa atividades escolares, e está sempre metido em pequenas confusões.
O aluno Hítalo Felipe é um aluno em potencial, aprende rápido, mas tem sérios problemas de disciplina e não faz as tarefas, conversa o tempo todo, não respeita os professores e tem graves problemas de rendimento escolar.
Análise de Dados coletados
Através do trabalho realizado, bem como o levantamento de dados constata-se que as maiorias das dificuldades apresentadas decorrem de um contexto que perpassa o espaço escolar. As estratégias de intervenção utilizadas para superar estes problemas já são vivenciadas na sala de aula através de um acompanhamento mais individualizado destes alunos que apresentam maiores dificuldades, trabalhos em grupo que possibilitem um melhor desempenho na aprendizagem destas crianças, além de uma melhor convivência nas relações dos grupos envolvidos. A escola pode contribuir em parte na melhoria da aprendizagem dos alunos, porém percebe-se certa dificuldade em atingirmos a todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem (estrutura familiar, acompanhamento nas atividades, dificuldades de ordem cognitiva e emocional).
Algumas estratégias de trabalho junto aos professores podem auxiliar na resolução de tais dificuldades, como:
Aulas de reforço em turno contrário;
Avaliação diferenciada conforme a capacidade de cada aluno;
Uma equipe multidisciplinar que pudesse avaliar e orientar os educadores com estratégias de ação que viessem contribuir com a aprendizagem dos alunos em sala de aula, bem como orientar e trabalhar junto aos pais sobre as dificuldades dos filhos.
Apesar das diferenças todos os alunos são bem aceitos pelo grupo e pela professora onde existe um bom relacionamento entre os mesmos com muito afeto na relação professor-aluno. Existe cooperação, isto é, um ajuda o outro, a qual facilita a convivência em grupo.
O que se percebe é que estes casos de dificuldades de aprendizagem não estão relacionados com a metodologia de ensino da professora. Esta procura trabalhar as diversidades atendendo os alunos nas suas individualidades fazendo constantes intervenções (sem levantar a voz) para que eles possam analisar argumentar, comparar, excluir, ordenar, reformular, comprovar, formular hipóteses oportunizando assim, condições para que o aluno possa construir e/ou reconstruir sua aprendizagem. O que existe é um retorno muito lento ou quase nada dos alunos em estudo.
Algumas ações já foram utilizadas pela escola para ajudar a professora neste sentido: os pais foram convidados a participar da rotina de estudos dos filhos em casa.
Foi pedido o acompanhamento da “Psicóloga da Escola”, mas, para haver progresso tem que ser um acompanhamento constante, o que nem sempre é possível já que não existe carga horária suficiente.
Atendimento ainda mais individualizado com redução do número de alunos sabemos que é impossível, então se vai levando com muito trabalho, preocupação e desdobramento da professora.
A curiosidade é o estímulo para aprender e, estes alunos são apáticos, dão à impressão que não entendem o que na maioria das vezes é solicitado, por isso é que não reagem; ficam esperando dizer o que tem que ser feito.
Módulo VI
ATIVIDADE 4
PLANO DE AÇÃO RELACIONADO AOS PROBLEMAS DA ESCOLA
TITULO DO PLANO DE AÇÃO
Reforma da Escola Estadual .......
IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO
Aplicando recursos financeiros
Reforma dos sanitários e reparos na Escola
Reforma dos sanitários e reparos na Escola
JUSTIFICATIVA:
A Escola........ nos últimos vinte e dois anos funciona em prédio próprio localizado à Rua ..........., bairro ............., na cidade de..........., com o código ............
..................................................................................................................................................................
Atualmente a escola ministra os níveis de Ensino Fundamental e Médio, funciona nos dois turnos (matutino e vespertino) com as modalidades: Ensino Fundamental regular, Ensino Fundamental, PAV (Projeto Acelerar para Vencer). Atende atualmente crianças e adolescentes, sendo ............ do turno matutino, e ............ do turno; ........ servidores, sendo ...........da equipe de direção, ............ EEBs, ............ ATBs, ............ ASBs, .......... professores regentes de aula do projeto Tempo Integral, .............. professores regente de aula, ............ servidores em ajustamento funcional e .......... professores do uso da biblioteca.
Desenvolveu até ............ dois GDPS (................... e...................) e um GDPEAS( ..................). É uma escola tradicional que faz jus ao conceito de Escola Referência, pois, na medida do possível, procura resgatar e manter a sua tradição como excelência, compondo, assim, o cenário das escolas bem conceituadas do Estado.........
A escola possui uma área total de ....... m2 sendo .............. m² de área construída portando boa infraestrutura.
O seu espaço físico que é organizado: Laboratório de Física, Química, Ciências e Biologia, Biblioteca com excelente acervo bibliográfico, Secretaria, Sala de recepção, Sala de direção, Sala da equipe pedagógica, Arquivo inativo, Pátio, Deposito de alimentos, Quadra poliesportiva, Sala de vídeo, Cozinha com cantina, Sala de professores, Laboratório de informática, sala de vídeo ......... salas de aula, WC funcionários masc./fem. Depósito de material, WC serviçais masculino, WC serviçais feminino, Vestiário com banheiros masculino e feminino, WC aluno- masculino, WC aluno-feminino, Depósito para usos diversos, sala para o projeto Tempo Integral.
Por ser uma escola tradicional e muito procurada na Comunidade, se faz necessário uma reforma urgente, pois algumas dependências da mesma se encontram em estado precário como, por exemplo, ausência de portas em algumas salas, pisos danificados, janelas quebradas, quadra esportiva sem marcações, com piso danificado, no pátio, ralos sem tampas, e bancadas quebradas. Os banheiros encontram-se danificados; apresentam torneiras vazando, vasos e chuveiros entupidos, pias quebradas, azulejos caindo e ferrugens expostas. Tudo isso vem ocasionando diversos transtornos.
A continuação das condições mencionadas acima poderia levar a uma insatisfação do corpo docente e discente, com conseqüente diminuição no aproveitamento escolar, o que seria absolutamente inaceitável.
ITENS E QUANTIDADES
ITENS
|
ESPECIFICAÇÃO
|
QUANTIDADES
|
VALOR UNITÁRIO
|
TOTAL
|
Banheiros
|
Reforma geral: trocar piso do chão e paredes, portas de divisórias, cerâmicas ( vasos e pias), torneiras, etc.
|
02- Banheiros fem. e masc.
02- Banheiros tempo integral masc. e fem.
02- Banheiros serviçais masc. e fem.
|
R$
25.000,00
R$
25.000,00
R$
10.000,00
|
R$ 25.000,00
R$
25.000,00
R$ 20.000,00
|
Prédio
|
-Reformar a cantina com troca de pisos e reparo nas bancadas;
- Reforma em algumas dependências da escola: reposição de portas em algumas salas, trocar pisos das salas, substituir vidraças quebradas, fazer demarcações no piso da quadra esportiva, colocar tampas nos ralos do pátio, substituir as bancadas quebradas do pátio, colocar reboque e ou dar retoques nas paredes ou muros, fazer uma pintura geral dentro e fora da escola para melhor conservação e aparência.
|
01 cantina
10 salas de aula
01 quadra
06 bancadas do pátio
Pintura do prédio
|
R$ 30.000,00
R$
5.000,00
R$
2.000,00
R$
200,00
R$
5.000,00
|
R$ 30.000,00
R$ 50.000,00
R$
2.000,00
R$
1.200,00
R$
5.000,00
|
Total
|
R$
156.200,00
|
METAS E VALORES
|
Despesas decorrentes da contratação de serviços pela xxxxx : R$ 156.200,00
|
TOTAL GERAL
|
R$ 156.200,00
|
PLANO DE AÇÃO RELACIONADO AO PROJETO PEDAGÓGICO
TÍTULO DO PLANO DE AÇÃO
“ Uma Biblioteca bem equipada e o resultado de alunos motivados”
.
IDENTIFICAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO
Aquisições de equipamentos audiovisuais e jogos pedagógicos para a biblioteca
IDENTIFICAÇÃO DO OBJETO
Biblioteca mobiliada com jogos Pedagógicos e equipamentos audiovisuais.
JUSTIFICATIVA DA PROPOSIÇÃO
Após exposição das necessidades da escola aos membros do Colegiado escolar; e, dentre as prioridades, foi solicitado a compra de equipamentos audiovisuais e jogos pedagógicos para a biblioteca, visto que a maioria dos alunos do sexto ano vespertino possuem dificuldades em letramento. Como a Escola...........................................possui um projeto de alfabetização e letramento elaborado pela equipe de Professor De Uso da Biblioteca, equipar a biblioteca com TV, DVD e jogos pedagógicos seria o mais adequado para o momento. Foi feito um levantamento de custos e com o valor do PDDE disponibilizado para a escola faremos uma pesquisa de mercado onde iremos eleger o produto de melhor valor e com qualidade.
ITENS DE QUANTIDADE
Itens
|
Especificações
|
Quantidades
|
Valor unit.
|
Total (em R$)
| |
1. TV
|
TV 40" LED Smart TV Full HD, Clear Motion Rate de 240Hz c/ All Share (Conexão sem fio), Wi-Fi Integrado, 3 Entradas HDMI e 3 Entrada USB
|
01 unidades
|
R$ 1.800,00
|
R$ 1.800,00
| |
2. Um DVD
|
Grabvador de DVD com HD e DVD
|
01 unidades
|
R$ 450,00
|
R$ 450,00
| |
3. Bancada para a TV
|
Bancada para TV
|
01 unidades
|
R$ 120,00
|
R$ 120,00
| |
4. jogos pedagógicos matemática
|
10 kits
|
R$ 35,00
|
R$ 350,00
| ||
5. Jogos pedagógicos
|
Jogos educativos em kits p/ Ed. Infantil e Ens. Fundamental I e II
|
8 kits
|
R$ 15,00
|
R$ 150,00
| |
6- jogos pedagógicos matemática
|
Jogos com regras gramaticais e ortográficas
|
10 kits
|
R$ 35,00
|
R$ 350,00
| |
7-DVD educativos
|
01 kits
|
R$ 120,00
|
$ 120,00
| ||
8-Mapas de Geografia
|
Mapas políticos, econômicos, físicos do estado, pais e continente,etc
|
10 kits
|
R$ 20,00
|
R$ 200,00
| |
9- Mapas do Corpo Humano
|
Mapas do corpo humano em parte e completo
|
03 kits
|
R$ 20,00
|
R$ 60,00
| |
10- Globo
|
0Globos de três tamanhos
|
03 kits
|
R$ 40,00
|
R$ 120,00
| |
ESPECIFICAÇÃO
|
TOTAL
| ||||
Compra de eletrônicos, mobiliário e matérias pedagógicos
|
R$ 3.500
| ||||
TOTAL
|
R$ 3.500
| ||||
METAS E VALORES
|
Despesas decorrentes com as Compras de eletrônicos, mobiliário e matérias pedagógicos:
R$ 3.500
|
TOTAL GERAL
|
R$ 3.500
|
MÓDULO VII
ATIVIDADE 7
Elaborando proposta para avaliação de desempenho dos servidores da escola
DIMENSÃO
(O QUE SE AVALIA)
|
CATEGORIA DE ANÁLISE (COMO SE AVALIA)
|
AVALIAÇÕES (QUEM AVALIA)
|
INSTRUMENTOS
(COM O QUE AVALIA)
|
PERÍODOS
(QUANDO SE AVALIA)
|
RESULTADOS
(PARA QUE SE AVALIA)
| |||
1 DESENVOLVIMENTO
PROFISSIONAL
|
- Participa de grupos de estudos, reuniões, cursos, eventos e palestras disponibilizados pelo sistema.
- Compartilha, com os colegas de trabalho, as informações e os conhecimentos adquiridos.
|
Equipe de ADI
|
Autoavaliação;
Relatório;
questionário
|
Semestral
|
Melhorar o desempenho profissional do servidor
| |||
2 RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
|
- Relaciona-se cordialmente com todos do seu ambiente de trabalho e com o público em geral, agindo de acordo com os princípios éticos que norteiam a administração pública.
- Respeita a diversidade, adotando práticas inclusivas e éticas no relacionamento em seu ambiente de trabalho.
- Participa do trabalho em equipe e interage com os colegas, contribuindo para o estabelecimento de um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
|
Equipe de ADI
|
Autoavaliação;
Relatório;
questionário
|
Semestral
|
Melhorar o relacionamento pessoal e interpessoal
| |||
3
COMPROMISSOS PROFISSIONAL E INSTITUCIONAL
|
- Cumpre com responsabilidade suas atribuições e atende às normas da administração pública relativas à assiduidade, a pontualidade e às decisões hierárquicas.
- Colabora e participa das atividades, das ações coletivas e, quando indicado, das comissões de trabalho de interesse da SEE, contribuindo para alcance das metas acordadas.
- Zela pela conservação de todo o patrimônio público da instituição e utiliza os materiais de consumo disponíveis, com economicidade.
|
Equipe de ADI
|
Autoavaliação;
Relatório;
questionário
|
Semestral
|
Para garantir que a escola cumpra a sua função social
| |||
4
HABILIDADES TÉCNICAS E PROFISSIONAIS
|
- Participa do planejamento das metas e ações, visando a melhoria da qualidade do seu trabalho.
- Executa o seu trabalho, corretamente, de acordo com o planejamento realizado, contribuindo para o alcance das metas acordadas.
- Reorganiza seu tempo para atender, com presteza, as demandas de trabalho e solicitações da chefia, executando as atividades dentro dos prazos previstos.
- Demonstra competências ou interesse em adquirir novos conhecimentos e habilidades para o uso de sistemas informatizados e/ou novas tecnologias (fax, Internet, e-mail), visando o aprimoramento do seu trabalho.
- Utiliza com economicidade e zela pela organização dos materiais de consumo disponíveis; arquivamento de documentos de trabalho; conservação e funcionamento dos quipamentos e mobiliário da unidade de exercício.
- Emite relatórios, por escrito ou verbal, dando retorno sobre o trabalho executado e resultados obtidos, responsabilizando-se pela correta comunicação de dados e informações, assegurando a melhoria de interação com chefia e colegas.
- Fornece apoio administrativo, operacional ou pedagógico às equipes de trabalho, conforme o caso, executando atividades correspondentes à natureza da função atribuída, com responsabilidade, produtividade e qualidade.
- Avalia os resultados alcançados e propõe soluções ou medidas alternativas para a melhoria dos processos de trabalho.
|
Equipe de ADI
|
Autoavaliação;
Relatório;
questionário
|
Semestral
|
Garantir que a escola ofereça um ensino de qualidade
| |||
1 - DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
- Participa de grupos de estudos, reuniões, cursos, eventos e palestras disponibilizados pelo sistema.
5- COMPROMISSOS PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS
- Colabora e participa das atividades, das ações coletivas e, quando indicado, das comissões de trabalho de interesse da SEE, contribuindo para alcance das metas acordadas.
Estes dois aspecto deveriam ser colocados em uma dimensão única, pois ambos tratam da participação e colaboração dos servidores nas atividades da escola. Separados ou juntamente com outras categorias como se encontram fica difícil de avaliar o servidor que não é engajado nas atividades oferecidas pela escola, uma vez que outras categorias das dimensões onde se encontram contribuem para beneficiá-lo acabando por ter uma média boa somada à analise das outras categorias.
MÓDULO IX
ATIVIDADE 1_ Obrigatória
Em oito linhas, redija uma justificativa que indique a relevância de se fazer a avaliação institucional em sua escola. Procure lembrar o que aprendemos no Caderno de Estudo. Você pode, também, consultar suas anotações feitas para a Atividade 5 do caderno Módulo IX
Embora seja vista como um instrumento de controle burocrático e centralizador, a Avaliação Institucional hoje na ESCOLA........ é um processo necessário, pois só assim será possível encontrarmos meios que possam nos levar à realização de instrumentos e ações concretas em busca da melhoria na qualidade do ensino. Mas para que essa avaliação seja um processo sério e participativo é necessário que ouçamos alunos, professores, funcionários, diretores, técnicos, pais e comunidade, ou seja, todos os agentes internos e externos que, de uma forma ou de outra, contribuem para o sucesso ou insucesso escolar e juntos possamos identificar, analisar e elaborar um planos de ação para sanarmos os pontos negativos e aprimorarmos os pontos positivos de nossa escola.
TURMA DO PROGESTÃO/ 2012
TUTORAS: GILDA & ILZE
FÓRUM
REDESCOBRINDO O PROGESTÃO 2013
MÓDULO 1
1- Quais
os caminhos a escola deve percorrer no exercício de sua função social
considerando a comunidade onde está inserida?
A escola
deve buscar parceria com a comunidade onde estão inseridas articulando ações e
projetos de maneira a adequar suas demandas com essa comunidade.
Sabe-se
que a escola tem a função de promover a melhoria do meio social de seu entorno
pela educação das crianças e jovens e que, ao fazê-lo, recebe influência e apoio
da comunidade local. Por isso deve adaptar a seus objetivos, programas, métodos, técnicas e ações
concomitantes às necessidades da dessa comunidade. Pois, quanto maior e melhor
for o entendimento das funções e condições de funcionamento dessa parceria e de
como interagem entre si, maior serão os ganhos para a sociedade como um todo.
E na sua escola,
quais ações são desenvolvidas nesse sentido?
Na ..................., buscamos constantemente fortalecer
um elo com a comunidade local através de projetos que trazem as famílias para o
convívio escolar .E, também sempre procuramos as empresas e instituições locais
para nos apoiar nesses projetos, principalmente na inserção dos jovens no
mercado de trabalho por meio do estágio.
2- Qual a relação
existente entre o tema do módulo II “Como promover, articular e
envolver a ação das pessoas no processo de Gestão Escolar/
Sem dúvida que para garantir e promover o sucesso escolar o
gestor, além de líder, deve ser um grande articulador. Aquele que fortalece os procedimentos de
participação da comunidade escolar e local no governo da escola,
descentralizando os processos de decisão e dividindo responsabilidades através de mecanismos diversas que envolvem toda a equipe escolar: alunos, professores, demais
servidores e membros da comunidade
externa. Com, por exemplo, os Conselhos Escolares e os Grêmios Estudantis as ações
estarão voltados para o exercício da autonomia e articularão as dimensões
pedagógica, educativa, administrativa, financeira e a equipe escolar se tornará
mais responsável pelos acertos e erros nas decisões tomadas. E, dessa forma, haverá transparência na definição para o uso
dos recursos de que a escola dispõe e
controle social dos mesmos que são fundamentais para uma gestão participativa.
Também, essa participação e a organização
de seus diversos segmentos é fundamental para que uma escola consolide sua
autonomia e seu projeto pedagógico.
Durante o Curso Progestão/2012, como atividade foi
sugerido que elaborássemos um projeto para mobilizar e/ou estimular à participação
das pessoas que fazem parte da equipe da escola, mas que estão desmotivados ou
que não participam ativamente. Achei interessante e gostaria que vocês
conhecessem:
1- Nome do projeto: PROFESSOR MOTIVADO FAZ A DIFERENÇA
NO APRENDIZADO DO ALUNO
2- Atividade( o que
fazer?)
2.1-Estimular a autonomia –
Os
gestores em seu papel de orientar os professores podem acabar transgredindo a
autonomia do professor . Para motivar é necessário entender que cada professor
tem uma forma de ensinar, valores éticos, idéias, linguagem e personalidades
diferentes. Às vezes quando ao invés de sugerir o gestor
interfere no modo de ensinar do professor querendo que todos sigam somente o plano da
escola.
2.2- Estimular as iniciativas_
A
escola é local de criatividade e incentivo aos alunos. Por que não também ser
lugar de incentivo para o professor?
O
gestor pode criar projetos de premiação como lanche para a equipe, grupos de
estudo, sorteio de livros, sorteio de ingressos para o cinema. Vale qualquer
surpresa que valorize o trabalho do professor e mostre como ele e ela é
importante.
2.3- Fazer elogios –
Quem
não gosta de ser elogiado? Deve-se usar o elogio para que a pessoa se orgulhe
do seu trabalho e continue se esforçando para que seja reconhecido pelo bom
mérito.
Vale lembrar que quando for dado o elogio, abordar objetivamente o comportamento que resultou nesse elogio.
Vale lembrar que quando for dado o elogio, abordar objetivamente o comportamento que resultou nesse elogio.
2.4- Fornecer material didático
necessário –
Fornecer
material didático e incentivar o uso de tal estimulam a criatividade do
professor para criar aulas diferenciadas e que propõe um novo caminho para o
modo de resolver o problema do aluno.
2.5- Criar um clima agradável e ameno na
escola_
O
clima é a atmosfera da escola, a sua personalidade e a natureza e qualidade das
interações sociais e profissionais que envolvem os indivíduos
2.6- Realizar palestras motivadoras_
Pessoas altamente
motivadas são constantemente energizadas pela imensa vontade que possuem de
conquistar aquilo que desejam.
2.7-
Incentivar a participação em cursos de formação continuada_
Em cursos de formação
continuada o docente se sentará motivado, valorizado e estimulado a dar suas
aulas.
3- Justificativa (
por que fazer?)
O
professor contempla um papel bastante diferente do passado, pois deixou de ser
o “dono do saber” para ser o colaborador, um motivador no processo de ensino e
aprendizagem. Seu papel é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo que
deve adquirir conhecimentos específicos para sobressair no mundo globalizado.
E, nesse contexto, é imprescindível que cada vez mais o professor procure rever
suas práticas educativas e busque continuidade em sua formação. Mediante esse
entendimento, um fator decisivo para alcançar tal perfil é o mesmo estar
motivado e aberto a essas transformações. Sem a motivação do docente a
possibilidade de atingir esses anseios torna-se bastante comprometida. Essa
motivação parece ser o fator primordial ao seu bem-estar pessoal e
interpessoal.
Por isso se faz necessário nas
escolas a elaboração de projetos motivadores tanto para professores quantos
para alunos com ações ao logo do ano escolar.
4- Motivadores (
formas de estímulos )
•Procure um
equilíbrio entre a crítica e o elogio
•Evite a confrontação verbal
•Em vez de críticas negativas, faça perguntas
sobre o que correu mal
•Reconheça o trabalho dos outros
•Não comece pelas notícias más
•Quando as notícias são mesmo más, não mostre
pessimismo nem desânimo
•Controle o stress e a ansiedade através do
bom humor
•Converse, converse: uma escola onde os
professores gostam de conversar e o fazem de forma divertida e natural tem mais
probabilidades de ter um moral elevado
•Crie oportunidades para a comunicação face a
face
•Não interrompa
•Não fale com duas ou mais pessoas ao mesmo
tempo
•Mostre-se disponível e com tempo de forma divertida e natural tem mais
probabilidades de ter um moral elevado.
Também podem ser
temas de projetos para aumentar a participação da comunidade na vida escolar:
Escolinha para Pais -
onde acontecerão oficinas de diferentes temas para a comunidade escolar;
Escola aberta nos
fins de semana para atividades esportivas e oficinas de culinária, artesanato;
Construção de uma
horta coletiva com a participação dos pais;
Oficinas para mães e
alunos atendendo a realidade local;
Dia da família na
escola , etc;
MODULO II
1.
Como foi construído o seu PP, teve participação coletiva?
2.
Ele é reformulado periodicamente?
3.
As ações desenvolvidas em sua escola têm como base norteadora o PP?
Participem!
O
PP de nossa escola tem uma participação coletiva em sua elaboração e em todas a reformulações
anuais que fazemos.
Anualmente
procedemos da seguinte maneira: inicialmente fazemos uma assembleia com a
Comunidade Escolar para discutirmos
sobre a importância do PP para uma gestão democrática e para o desenvolvimento
de um bom trabalho coletivo, bem como reformular alguns pontos do PP existente
e acrescentar outros que julgarmos essenciais. Durante as discussões são definidas as responsabilidades pessoais e
coletivas para a execução das ações que alcançarão os objetivos propostos.
Todos
os componentes da Comunidade Escolar dão sua parcela de contribuição, por isso
todas as ações desenvolvidas em minha escola têm como base norteadora o PP.
O Projeto Pedagógico é
importante para a escola pelo fato de ser
a expressão de autonomia da Instituição escolar no sentido de formular e executar sua
proposta de trabalho. Não deve ser visto apenas como um instrumento burocrático
para satisfazer uma exigência legal, mas também para dar um novo significado à
vida e à atuação da escola, na medida em que essa construção se dê a partir da necessidade de estruturar
propostas que norteiem as práticas educacionais. Também, é essencial que esse
projeto esteja voltado diretamente para o que a escola tem de mais importante
“o educando” e para aquilo que o educando e toda a comunidade esperam da escola
– uma boa aprendizagem. Por isso, ele deve ser democrático para que todas as ações sejam delimitadas e sugeridas
pelos segmentos da comunidade escolar e as ações sejam aceitas e bem
desenvolvidas.
O projeto pedagógico pode
contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e para o sucesso escolar dos
alunos:
-É uma ação intencional, com um sentido
explícito, com um compromisso definido coletivamente por isso deve ter a participação de toda a comunidade escolar;
-É o fruto da interação
entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que
estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova
realidade.
- A autonomia da Gestão
Democrática favorece a escola, pois somente ela sabe das suas reais
necessidades.
MÓDULO III
Trabalhamos
neste Módulo com uma temática que envolve a necessária articulação do trabalho
do Gestor Escolar com toda a sua equipe: a promoção da aprendizagem dos alunos e a sua
permanência, com sucesso, na escola.
Chegou,
portanto, a hora de conversarmos um pouco a respeito dos acertos
e mitos que envolvem todo esse processo: Conteúdos,
Trabalho Pedagógico, Prática Pedagógica e Avaliação Educacional.
A
partir das leituras realizadas neste Módulo, socialize conosco a realidade
vivenciada em sua escola:
1
- Qual a concepção de ensino e aprendizagem que orienta o
trabalho de sua escola?
As concepções de
processo ensino e aprendizagem que
orientam o trabalho em minha escola remetem ao
comprometimento do ensino e do ensinar,
da competência e desempenho dos professores, da sua eficácia, da satisfação nas
atividades docentes, do melhor método, da aprendizagem, das funções do
professor e do aluno, dos recursos existentes, da preparação e
motivação dos professores nas atividades dadas aos discentes; e
finalmente, dos esforços somados para buscar meios para sanar as
dificuldades de aprendizagem detectados no dia a dia.
2
- Como é a rotina de sua escola e quanto tempo você dedica
à organização e orientação do Trabalho Pedagógico?
Uma rotina compreensível e claramente
definida onde cada servidor assume seu papel de educador e ajuda na disciplina
e no processo de ensino e aprendizagem.
A
organização do tempo se dá de acordo com a disponibilidade dos grupos de
professores por área para planejamento semanal nos Módulos II e sempre
mensalmente uma reunião geral com todos os segmentos da escola.
3
- Como é vivenciada, em sua escola, a PRÁTICA de Avaliação
Educacional? Relate uma experiência de sucesso que demonstre as ações
adotadas pela escola.
A avaliação é contínua,
construtiva e formativa. Ela é considerada como um instrumento que auxilia
tanto o aluno no seu desenvolvimento cognitivo, quanto ao professor no
redimensionamento de sua prática pedagógica. Pois, é através desse tipo de
avaliação que corrigimos nossas falhas e detectamos o que precisamos melhorar.
Os alunos do 6º ano assim
que chegam a nossa escola fazem uma espécie de avaliação-sondagem com leitura e
atividades escritas. E, através deste teste direcionamos “o que ensinar” e “ como ensinar”. Para aqueles com defasagem em leitura são ministradas aulas de reforço
na biblioteca extra-horário e as demais defasagens são sanadas com aulas e
atividades direcionadas a essas dificuldades.
Também, essa avaliação-sondagem é feita nas outras séries para
direcionar principalmente o professor de Língua Portuguesa e Matemática no
planejamento das aulas .
MÓDULO IV
Gostaríamos
que você refletisse, neste momento, sobre a importância da promoção da
convivência democrática no contexto escolar. Tendo como
referência os conceitos estudados e a experiência vivenciada em sua escola,
socialize conosco as seguintes questões:
1-
Quais elementos você considera essenciais para o aprofundamento da convivência
democrática na escola?
A gestão democrática, as relações humanas nessa
gestão, o poder da liderança do gestor no âmbito educacional, os conselhos
escolares, o projeto político pedagógico
como instrumentos de transparência e as transformações necessárias à gestão
democrática no âmbito educacional
2-
O regimento escolar realmente representa
um instrumento para construção da convivência democrática? Justifique.
Sim. O regimento
escolar, bem como o Projeto Pedagógico,
quando elaborados de forma democrática e levando em consideração a
realidade do entorno da escola são
documentos complementares para a realização do processo de ensino aprendizagem.
Sem dúvida que o regimento exprime a própria filosofia de ensino da
instituição. É uma espécie de lei interna da escola, sem obviamente contrapor a
lei pública, mas deixa claro o interesse e objetivos sociais da escola.
MÓDULO V
A proposta deste Módulo de Estudo tem como foco o desenvolvimento da “Convivência Democrática” no contexto escolar, apresentando como principais objetivos:
Ø Desenvolver a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão da construção coletiva da democracia na escola;
Ø Buscar subsídios e linhas de ação importantes relativas à construção e ao desenvolvimento do convívio democrático;
Ø Desenvolver a capacidade de identificar e propor medidas para construir a convivência democrática por meio de parcerias e com o apoio da legislação e do regimento escolar.
Ø Quais elementos você considera essenciais para o aprofundamento da convivência democrática na escola?
Ø O regimento escolar realmente representa um instrumento para construção da convivência democrática? Justifique.
Com base no texto lido, é
importante enfatizar que o próprio gestor deve realizar ou acompanhar a gestão financeira de sua escola numa
atitude consciente e comprometida com a realidade da mesma, e perceber a gestão financeira como uma de suas
competências. Para tanto, deve seguir as etapas fundamentais da gestão
financeira que são: planejamento, execução e prestação de contas. Também, cabe ao gestor compreender que a
escola é parte integrante de um sistema
sistema e por isso, precisa prestar contas de todas as despesas que foram
realizadas com recursos públicos a ela destinados por meio de programas
orçamentários específicos. Se necessário
o gestor deve ter em mãos um quadro geral da situação da escola, bem como da comunidade na qual está inserida.
Primeiro, para saber de quanto à escola dispõe em recursos financeiros e de
quanto necessita; em segundo, para conhecer melhor os principais setores
econômicos da comunidade e identificar as possíveis fontes alternativas, de
recursos financeiros, sejam elas ligadas aos pais de alunos, ao comércio local,
a indústrias e empresas locais, agentes comunitários, etc. Assim, o gestor, estará atuando como
multiplicador de competências em gestão de recursos financeiros, além de
proporcionar um ensino de qualidade com transparência e compromisso.
MÓDULO VI
1 - O patrimônio da
escola não é constituído apenas pelos recursos materiais, a infraestrutura, e
os equipamentos. Nesse contexto, porque é importante fazer o resgate e o
registro da memória da escola?
O patrimônio da
escola pode ser considerado sob uma dimensão material que se relaciona ao
imobiliário (terreno e prédio) e sob uma dimensão imaterial compreendendo os
projetos executados com sucesso, as festas comemorativas, as gincanas, os
encontros festivos; enfim, tudo que é parte integrante da história da
comunidade escolar. Essas infinidades de ações e situações imateriais são
fundamentais para preservar a história da instituição e manter sua memória para
que as gerações futuras possam conhecer e se espelhar nas ações positivas já
realizadas pela comunidade escolar. É
por essa razão que preservar o patrimônio escolar é tarefa de
todos e é um ato de cidadania e, por se tratar de um ato que não pode acontecer
de forma isolada, essa formação é uma meta que deve estar na missão da
escola.
2
- Sabemos que a eficiente gestão do patrimônio é determinante na qualidade da
educação. Explique a relevância da articulação da gestão patrimonial com o
Projeto Político Pedagógico da escola.
O Projeto
Político Pedagógico construído de forma coletiva através de uma investigação
qualitativa, abrindo espaço para que a comunidade participe se torna a identidade da escola. É, portanto, um documento que facilita e
organiza as atividades escolares, sendo mediador de decisões, da condução das
ações e da análise dos seus resultados e impactos. Também,
se constitui num retrato da memória histórica construída, num registro que permite à escola rever a sua
intencionalidade e norteia o trabalho da escola por encaminhar ações para o
futuro com base na sua realidade atual e sua história.
MÓDULO VII
1- Como a jornada
de trabalho –
hora aula e hora atividade – é vivenciada pelos professores em sua escola?
Na nossa escola os
professores regentes possuem 16/h em sala de aula, onde são trabalhados
conteúdos e projetos de acordo com o CBC, mais 4 horas divididos em 2 horas semanais Modulo II para
planejamento e elaboração de atividades, onde os professores se reúnem por
disciplina, 2 horas de estudos e reuniões com todos os professores, supervisão
e direção, e 4h de livre escolha do professor de acordo com a
Resolução 2253/2013 da SEE.
2-
Quais os impactos da aplicação dessa
legislação para a melhoria do processo educacional?
Os impactos de aplicação
dessa resolução até o momento estão tendo dois pontos um positivo: os
professores adquiriram mais tempo para planejar, trocar idéias e experiências
com os colegas de mesma disciplina, tirar dúvidas, pesquisar e dialogar com
todos os colegas em momentos em que se reúnem com supervisão e direção. E, um
ponto negativo: Os professores estão reclamando que apesar das horas/aulas
terem diminuído para 16h, continuam cansados devido as horas de permanência na
escola, principalmente aqueles que tem dois cargos e a hora de Modulo II e reuniões dobram.
3- De que forma o
estudo dos conteúdos do módulo pode contribuir para a implementação de
estratégias que promovam maior qualidade ao trabalho pedagógico (formação
docente, planejamento e avaliação de conteúdos)?
Ao meu ver, com o estudo do Modulo II ficou possível
maior conhecimento das legislações que dispõem sobre a educação básica e
seus servidores e outros, também os professores passaram a ter um tempo
definido para se encontrar e trocar experiências e ideias, pois isso antes só
era possível mensalmente nas reuniões pedagógicas que se resumiam mais em
orientações administrativas que pedagógicas.
“A avaliação institucional é uma atividade intrínseca a
cada instituição e ao sistema educacional como um todo, pois interfere e produz
efeitos sobre o seu funcionamento, no presente e no futuro” (Módulo IX
do PROGESTÃO - texto adaptado).
MÓDULO VIII
1- Tendo como base os conceitos estudados no Módulo IX – “COMO DESENVOLVER A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA ESCOLA?” – comente o texto apresentado.
A Avaliação Institucional é um
instrumento que contém o processo de acompanhamento contínuo das atividades e
da implementação de mudanças necessárias à retomada da missão proposta pela
Instituição cujo propósito é assegurar a continuidade das atividades da
Instituição, verificando o que não está correto, os acertos e os resultados
positivos e, a partir dessas informações, tomar posições que proporcionem
mudanças, estabeleçam alternativas, elaborem melhorias e ampliações.
2- Relate como é realizado o processo de Avaliação Institucional em sua escola. Entretanto, caso esse processo avaliativo ainda não seja vivenciado em sua escola, proponha ações que tenham por objetivo a sua implementação.
Embora
seja vista como um instrumento de controle burocrático e centralizador, a
Avaliação Institucional hoje na ........................... é um processo necessário,
pois só com rela é possível encontrarmos meios que possam nos
levar à realização de instrumentos e ações
concretas em busca da melhoria
na qualidade do ensino.
Mas para que essa avaliação fosse vista como um processo sério e participativo
foi necessário ouvirmos alunos, professores, funcionários, técnicos, pais e
comunidade, ou seja, todos os agentes internos e externos que, de uma forma ou
de outra, contribuem para o sucesso ou insucesso escolar e juntos pudemos
identificar, analisar e elaborar um plano de ação para sanarmos os pontos
negativos e aprimorarmos os pontos positivos de nossa escola.
MÓDULO IX
"Conhecer as políticas e diretrizes
educacionais, bem como buscar estratégias para implementá-las, são condições
importantes para promover mudanças na direção da qualidade almejada. A
probabilidade de desempenho escolar bem sucedido aumenta exponencialmente,
quando o Projeto Pedagógico –PP, e as ações da escola estão articulados com a
legislação, as políticas, os planos e programas nacionais, estaduais e
municipais e as diretrizes governamentais." (Caderno de Estudos - Módulo
X, p. 21)
Comente o texto acima e explicite as ações
desenvolvidas na sua escola que relacionam-se com as Políticas Públicas
Educacionais vigentes em Minas Gerais.
Para implementar as políticas e diretrizes educacionais é fundamental que o gestor tenha bem claro o sentido das políticas públicas da educação e da qualidade do desempenho da escola, conhecer a relação necessária que se estabelece entre as políticas públicas educacionais, legislação, Projeto Pedagógico e desempenho escolar. Também é importante fazer um diagnóstico da realidade da escola e da educação como um todo para então se propor políticas públicas para atender as necessidades apresentadas pela mesma. Para isso, deve-se usar como referências a avaliação da qualidade do desempenho escolar. Por isso faz-se necessário cada vez mais a realização de avaliações internas e externas, levando-se em consideração suas importâncias, pois o principal objetivo dessas avaliações é promover um diagnóstico ampliado, e fornecer subsídios para a melhoria da qualidade da educação.
Na
nossa escola o foco principal é a aprendizagem e a interação escola/comunidade.
Para isso, professores, direção, equipe pedagógica e comunidade trabalham num
sistema de parceria, onde todos buscam detectar as dificuldades dos alunos e
criar meios para saná-las, quer na sala de aula com atenção especial aos que
precisarem, quer na biblioteca com aulas de reforço extra-horário, quer na
elaboração de projetos com participação de toda a comunidade escolar, quer em
casa com auxilio dos pais nas atividades extraclasse. Com isso, conseguimos
cria na escola e na sala de aula, um clima interativo, um conhecimento
articulado, facilitador do ensino aprendizagem.
QUESTIONÁRIO
Questão 1
Texto da questão
Durante o
período de matrículas, o diretor de uma escola estadual de Minas Gerais
solicitou o auxílio dos professores para o atendimento à comunidade e a
efetivação das matrículas. Alguns desses professores se negaram ao pedido, alegando
que tais atividades não eram atribuições de professor.
Diante
dessa situação, qual deve ser a argumentação do diretor para justificar a
pertinência de tal pedido?
Escolha
uma:
a.
O atendimento às solicitações da chefia imediata é dever do funcionário
público, mesmo que essas não estejam entre as atribuições do cargo.
b.
Essa ação deve ser realizada em favor do serviço público, sendo de
responsabilidade, não só dos secretários e professores, mas de toda a
comunidade escolar.
c.
A jornada de trabalho dos professores é distribuída em docência e em horas
atividades, que preveem a colaboração com a gestão escolar.
d.
Mesmo que não faça parte das atribuições de um professor, essa ação deve ser
executada por ele para demonstrar comprometimento com a comunidade escolar.
Questão 2
Texto da questão
A gestão
financeira dos recursos públicos nas escolas traz em sua essência a exigência
que planejamento, acompanhamento e controle do uso dos recursos sejam
realizados com a participação da comunidade escolar, o que dá visibilidade aos
processos educativos. O Colegiado Escolar/Conselho Escolar constitui-se como
espaço de participação de representantes da comunidade escolar na gestão
administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo seu monitoramento
e avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e de aprendizagem.
Assinale
a alternativa abaixo que configura a participação do Colegiado Escolar/Conselho
Escolar na gestão financeira de uma escola democrática:
Escolha
uma:
a.
presta serviços voluntários na escola.
b.
aprova os documentos comprobatórios das despesas apresentados pelo gestor;
c.
define e acompanha a implementação dos recursos financeiros na escola;
d.
participa da elaboração do projeto pedagógico da escola;
Texto da questão
Devido às
políticas públicas implementadas, como também às novas leis criadas para a
gestão de recursos financeiros, as escolas públicas adquiriram maior grau de
autonomia para o seu gerenciamento, o que possibilitou, por sua vez, um
aprimoramento quanto à aplicação desses recursos para a solução de problemas
cotidianos inerentes ao contexto escolar.
É com o
intuito de arrecadar e reverter valores em prol dessas ações que a legislação
do Estado de Minas Gerais prevê recursos financeiros originados de diferentes
fontes, exceto:
Escolha
uma:
a.
do uso remunerado do espaço dos muros do prédio escolar.
b.
de parte do valor arrecadado das atividades extraclasse;
c.
de doação de pessoa física ou jurídica à Caixa Escolar;
d.
de empresas e organizações do setor privado;
Questão 4
Texto da questão
“Sem
dúvida nenhuma, o processo de comunicação é um dos elementos de maior
importância na efetivação da participação coletiva.”
Para a
melhoria do diálogo entre a equipe escolar o gestor deve:
II
– criar canais adequados de comunicação e interação;
III
– respeitar a forma de ser de cada profissional sem perder de vista os
objetivos a serem alcançados pela escola;
IV
– reconhecer a diversidade de pontos de vista ou de comportamento como fator de
enriquecimento para o grupo.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
I, II, III e IV
b.
apenas I e II
c.
apenas I, II e IV
d.
apenas II e III
Questão 5
Texto da questão
O cargo
de Diretor de Escola exige do gestor a capacidade de atuar em diversas áreas.
Em cada uma delas há demandas de competências profissionais e habilidades
distintas.
Numere as
duas colunas, conforme se relacionam as competências do gestor e suas
habilidades profissionais:
Competências
|
Habilidades
|
(1) projetar o aprimoramento da
escola
|
( ) realização de intercâmbio com outras
escolas e instituições
|
(2) apoiar a avaliação do
processo de ensino e aprendizagem
|
( ) avaliação constante da
escola como instituição
|
(3) fortalecer as relações com
a comunidade
|
( ) monitoramento dos resultados de
aprendizagem dos alunos
|
(4) identificar oportunidades e
estimular a formação continuada
|
( ) utilização de recursos que podem
contribuir na ampliação dos conhecimentos e no desenvolvimento dos
profissionais da escola
|
A seguir,
assinale a sequência correta
Escolha
uma:
a.
1, 2, 3 e 4
b.
4, 3, 1 e 2
c.
2, 4, 1 e 3
d.
3, 1, 2 e 4
Questão 6
Texto da questão
“Quando a
avaliação educacional ocorre sob a forma de avaliação externa, ela corresponde
a um sistema de informações, cujo principal objetivo é promover um diagnóstico
ampliado, e fornecer subsídios para a melhoria da qualidade do ensino nacional.
Assim, os resultados desse tipo de avaliação podem contribuir para promover um
permanente acompanhamento do sistema educacional, de forma a identificar os
efeitos positivos ou negativos das políticas educacionais.”
(Progestão: Módulo X / FREITAS, Katia Siqueira;
SOUSA, José Vieira - Brasília: Consed, 2001: 58).
A
citação descreve uma das principais funções da avaliação externa, como também
os objetivos que ela permite alcançar. Que outra função a avaliação externa
desempenha?
Escolha
uma:
a.
Como processo de autoavaliação, identificar o desenvolvimento relativo entre os
alunos avaliados, possibilitando contrastar as competências alcançadas e as que
se pretende alcançar.
b.
Como processo normativo, implementar procedimentos e normas que aumentem a
eficácia das práticas pedagógicas e estabeleçam objetivos a serem alcançados
pelos sistemas de ensino.
c.
Como processo qualitativo, identificar o impacto de medidas e intervenções
realizadas numa dada realidade educacional e contornar os eventuais efeitos
negativos de tais intervenções.
d.
Como processo de seleção, medir as competências alcançadas por aluno, a fim de
garantir seu ingresso em cursos de educação superior, concursos ou mesmo no
mercado de trabalho.
Questão 7
Texto da questão
Preocupada
com ações de depredação e dilapidação do patrimônio escolar, a equipe
pedagógica de uma escola estadual se reuniu para discutir estratégias de
conscientização da comunidade escolar e conservação dos recursos materiais. Ao
longo da discussão foram levantadas as seguintes propostas:
1. criar oportunidades de utilização do espaço
escolar pelo público externo;
2. resgatar a história da escola, através da
composição de um memorial;
3. incentivar o sentimento de pertencimento
vinculado ao de preservação escolar;
4. ampliar a valorização do caráter público do
espaço e do patrimônio da escola;
A partir das propostas formuladas, qual o
posicionamento da equipe pedagógica frente à conservação do patrimônio?
Escolha
uma:
a.
Investe na imagem da escola como instituição que abre as portas à comunidade
porque conhece suas necessidades e responde às suas demandas.
b.
Entende que há uma relação entre a identificação da comunidade com a escola e o
compromisso com a preservação de seu patrimônio material e imaterial.
c.
Aposta na sensibilização da comunidade frente às lutas e sacrifícios que a
escola pública enfrenta para a aquisição e posterior conservação do seu
patrimônio.
d.
Demonstra que o patrimônio material bem formado e gerido é condição essencial
para o desenvolvimento do processo pedagógico com qualidade.
Questão 8
Texto da questão
“Não
basta realizar avaliações. A fim de que o tempo e os recursos dispendidos em
sua realização sejam de alguma importância, é necessário que a avaliação seja
realizada com determinados cuidados em mente.”
(Lück, Heloísa. Avaliação
Institucional como compromisso com a aprendizagem.)
Assinale
com S (sim) para os cuidados necessários ao processo de planejamento e
implementação de uma avaliação institucional, e com N (não) para os que
não são necessários nesse processo.
(__)
Definir com clareza quais são os objetivos pretendidos.
(__)
Utilizar mecanismos de avaliação pré-estruturados e testados.
(__)
Primar pela divulgação plena dos resultados e seu uso na melhoria do trabalho.
(__)
Contemplar o maior número de dados e interpretá-los de maneira independente.
(__)
Zelar pelo sigilo e pela ética no tratamento das informações.
(__)
Utilizar instrumentos de avaliação simples e vinculados ao trabalho da escola.
A
sequência CORRETA é:
Escolha
uma:
a.
S, N, S, N, S, S
b.
S, S, N, N, S, S
c.
S, N, N, S, S, N
d.
S, S, N, S, S, N
Questão 9
Texto da questão
Tendo em
vista a relação entre cultura e educação e o papel que as pessoas desempenham
na cultura e na história, está correto afirmar:
I a escola ensina apenas uma pequena parte de tudo
o que representa a experiência coletiva, ou seja, a cultura viva de uma
comunidade humana;
II a cultura, considerada como um patrimônio
simbólico unitário e imperiosamente coerente é material rico e abundante para o
desenvolvimento da educação;
III a educação e a cultura encontram-se em momentos
específicos da educação global do indivíduo:
IV a educação deve respeitar e considerar o
conteúdo cultural do passado para que seja possível empreender novas
construções no conteúdo cultural do futuro.
São
CORRETAS as afirmações:
Escolha
uma:
a.
I e IV
b.
II e III
c.
III e IV
d.
I e II
Questão 10
Texto da questão
No
processo de elaboração do Projeto Pedagógico, o estudo de experiências bem
sucedidas vivenciadas em outros contextos, é uma estratégia:
Escolha
uma:
a.
inválida porque a falta de originalidade na construção do projeto é um prejuízo
para a escola;
b.
inválida porque incentiva a reprodução de modelos e tolhe a criatividade da
equipe pedagógica;
c.
válida se o contexto for semelhante e permitir a reprodução das medidas que
deram certo;
d.
válida se a partir da análise dessas experiências houver uma reorganização das
formas de trabalho
Questão 11
Texto da questão
O cargo
de Diretor de Escola exige do gestor a capacidade de atuar em diversas áreas.
Em cada uma delas há demandas de competências profissionais e habilidades
distintas.
Numere as
duas colunas, conforme se relacionam as competências do gestor e suas
habilidades profissionais:
Competências
|
Habilidades
|
(1) projetar o aprimoramento da
escola
|
( ) realização de intercâmbio com outras
escolas e instituições
|
(2) apoiar a avaliação do
processo de ensino e aprendizagem
|
( ) avaliação constante da
escola como instituição
|
(3) fortalecer as relações com
a comunidade
|
( ) monitoramento dos resultados de
aprendizagem dos alunos
|
(4) identificar oportunidades
e estimular a formação continuada
|
( ) utilização de recursos que podem
contribuir na ampliação dos conhecimentos e no desenvolvimento dos
profissionais da escola
|
A seguir,
assinale a sequência correta
Escolha
uma:
a.
2, 4, 1 e 3
b.
3, 1, 2 e 4
c.
1, 2, 3 e 4
d.
4, 3, 1 e 2
Questão 12
Texto da questão
“Sem
dúvida nenhuma, o processo de comunicação é um dos elementos de maior
importância na efetivação da participação coletiva.”
Para a
melhoria do diálogo entre a equipe escolar o gestor deve:
I –
proporcionar oportunidades para que as pessoas exponham suas ideias e
opiniões;
II
– criar canais adequados de comunicação e interação;
III
– respeitar a forma de ser de cada profissional sem perder de vista os
objetivos a serem alcançados pela escola;
IV
– reconhecer a diversidade de pontos de vista ou de comportamento como fator de
enriquecimento para o grupo.
Assinale
a alternativa correta:
Escolha
uma:
a.
I, II, III e IV
b.
apenas I, II e IV
c.
apenas II e III
d.
apenas I e II
Questão 13
Texto da questão
O diretor de uma escola pública
de Minas Gerais quando assumiu a direção sentiu-se extremamente incomodado com
as condições físicas do prédio e com a constante depredação do mobiliário e das
dependências. A discussão desse problema nas reuniões escolares culminou na
sistematização de uma proposta de abertura da escola nos finais de semana para
a realização de oficinas de arte, música e dança destinadas aos alunos e à
comunidade do entorno. Logo, a medida proposta pela equipe pedagógica
Escolha
uma:
a.
identifica na arte uma forma de valorizar a escola, demonstrando que as
condições desfavoráveis e o ambiente hostil não eliminam a possibilidade de
florescimento de talentos variados.
b.
objetiva mostrar que o espaço da escola é de uso coletivo e que a depredação
impede que a escola seja bem utilizada pela comunidade.
c.
tem a finalidade de agradar os alunos, trazendo atividades apreciadas pela
maioria, com o intuito de fazê-los perceber que na escola também acontecem
eventos de seu interesse e da comunidade.
d.
pretende devolver à escola sua dimensão de espaço público, investindo na
manifestação de seus alunos e comunidade, viabilizando a criação de vínculos e
a identificação com a unidade escolar.
Questão 14
Texto da questão
A gestão
financeira dos recursos públicos nas escolas traz em sua essência a exigência
que planejamento, acompanhamento e controle do uso dos recursos sejam
realizados com a participação da comunidade escolar, o que dá visibilidade aos
processos educativos. O Colegiado Escolar/Conselho Escolar constitui-se como
espaço de participação de representantes da comunidade escolar na gestão
administrativa, financeira e pedagógica da escola, promovendo seu monitoramento
e avaliação para a melhoria da qualidade de ensino e de aprendizagem.
Assinale
a alternativa abaixo que configura a participação do Colegiado Escolar/Conselho
Escolar na gestão financeira de uma escola democrática:
Escolha
uma:
a.
presta serviços voluntários na escola.
b.
participa da elaboração do projeto pedagógico da escola;
c.
aprova os documentos comprobatórios das despesas apresentados pelo gestor;
d.
define e acompanha a implementação dos recursos financeiros na escola;
Questão 15
Texto da questão
Em uma
reunião da equipe pedagógica, a diretora de uma escola estadual se deparou com
questionamentos de professores sobre a validade das políticas públicas
educacionais na rotina da escola. A gestora justificou que essas políticas
desencadeiam as seguintes ações no cotidiano escolar:
I.
promovem mudanças no agir pedagógico;
II.definem
o papel, deveres e limites do Estado;
III.
reorientam as atividades do projeto político pedagógico;
IV.
contribuem para documentar a memória da escola;
V. estabelecem
diretrizes para lidar com situações novas.
Dentre as
ações desencadeadas pelas políticas públicas educacionais, quais efetivamente
se caracterizam como contribuições para a realidade das escolas?
Escolha
uma:
a.
I, III e V
b.
I, III e IV
c.
II, III e V
d.
I, II e III
Questão 16
Texto da questão
Tendo em
vista a relação entre cultura e educação e o papel que as pessoas desempenham
na cultura e na história, está correto afirmar:
I a
escola ensina apenas uma pequena parte de tudo o que representa a experiência
coletiva, ou seja, a cultura viva de uma comunidade humana;
II a
cultura, considerada como um patrimônio simbólico unitário e imperiosamente
coerente é material rico e abundante para o desenvolvimento da educação;
III a
educação e a cultura encontram-se em momentos específicos da educação global do
indivíduo:
IV a
educação deve respeitar e considerar o conteúdo cultural do passado para que
seja possível empreender novas construções no conteúdo cultural do futuro.
São
CORRETAS as afirmações:
Escolha
uma:
a.
I e IV
b.
III e IV
c.
I e II
d.
II e III
Questão 17
Texto da questão
“O Projeto Político-Pedagógico
dentro de suas dimensões busca o novo sem desprezar o que já está
instituído. A sua construção coletiva propicia um fazer pedagógico diferente e
a valorização da cultura local. Este não nasce do hoje para o amanhã, mas nasce
do hoje e vai amadurecendo a ideia da sua importância na educação escolar, de
forma que seja sedimentado sobre fundamentos teóricos, filosóficos,
pedagógicos, que estejam ao alcance dos (as) professores (as), diretor (a)... e
que justifiquem os propósitos educacionais desejados pela escola.”
(COELHO,
Ruy. Projeto Político-Pedagógico: princípios, dimensões e estrutura.Texto adaptado)
Considerando
as dimensões do Projeto Político-Pedagógico pode-se verificar que:
I
Dimensão Financeira - retrata a legalidade das ações da escola com outras
instâncias.
II
Dimensão Administrativa - refere-se à gestão de pessoal, recursos materiais, didáticos
e humanos.
III
Dimensão Jurídica - diz respeito aos aspectos da organização da escola como:
composição das equipes de trabalho, plano de carreira.
IV
Dimensão Pedagógica - trata-se do processo de avaliação à qualificação dos
profissionais, estratégias de recuperação dos alunos, etc.
As
dimensões do Projeto Político-Pedagógico estão bem definidas em:
Escolha
uma:
a.
II e III
b.
I e IV
c.
I e III
d.
II e IV
Questão 18
Texto da questão
“Não
basta realizar avaliações. A fim de que o tempo e os recursos dispendidos em
sua realização sejam de alguma importância, é necessário que a avaliação seja
realizada com determinados cuidados em mente.”
(Lück, Heloísa. Avaliação
Institucional como compromisso com a aprendizagem.)
Assinale
com S (sim) para os cuidados necessários ao processo de planejamento e
implementação de uma avaliação institucional, e com N (não) para os que
não são necessários nesse processo.
(__)
Definir com clareza quais são os objetivos pretendidos.
(__)
Utilizar mecanismos de avaliação pré-estruturados e testados.
(__)
Primar pela divulgação plena dos resultados e seu uso na melhoria do trabalho.
(__)
Contemplar o maior número de dados e interpretá-los de maneira independente.
(__)
Zelar pelo sigilo e pela ética no tratamento das informações.
(__)
Utilizar instrumentos de avaliação simples e vinculados ao trabalho da escola.
A
sequência CORRETA é:
Escolha
uma:
a.
S, N, S, N, S, S
b.
S, N, N, S, S, N
c.
S, S, N, S, S, N
d.
S, S, N, N, S, S
Questão 19
Texto da questão
Ao
conferir à escola o poder de decisão sobre modelo de gestão, a Secretaria de
Educação dá um novo sentido à participação da comunidade escolar na construção
de um processo centrado em valores e princípios democráticos. Nesse contexto,
constata-se o fortalecimento dos órgãos colegiados, que têm como objetivo:
Escolha
uma:
a.
participar da gestão escolar, deliberando sobre a aplicação de recursos
no interior da escola;
b.
realizar levantamentos sobre o desempenho dos alunos para a divulgação de
pesquisas na área da avaliação educacional.
c.
implementar um novo modelo de gestão da escola em que a comunidade local define
a distribuição das verbas públicas adquiridas;
d.
contribuir para ampliar os espaços de participação, incorporando novos sujeitos
à formulação de projetos voltados ao desenvolvimento da escola;
Questão 20
Texto da questão
“Não
podemos perder de vista a principal função da escola: ajudar os alunos a
construir conhecimentos, formas de pensar e sentir mais elaboradas, assim como
valores sociais. Isso implica, como já vimos, um movimento de relações
recíprocas entre o aluno e o universo a ser conhecido. Mas quem define o que
ensinar?”
(Progestão:
Módulo IV / GROSBAUM, M. W., DAVIS, C. L. F.; MACHADO, M. A. de M. - Brasília:
Consed, 2001: 55).
A
resposta correta para essa pergunta sabemos que é o currículo, sobre o qual
podemos fazer muitas afirmações, EXCETO:
Escolha
uma:
a.
O currículo é um modelo coerente de pensar a educação.
b.
O currículo não é um conceito, mas uma construção cultural.
c.
O currículo é um modo de organizar uma série de práticas educativas.
d.
O currículo modela-se dentro de um sistema escolar concreto.
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