GINCANA


Escola: Estadual Dom José de Haas

Disciplina: Língua Portuguesa, História, Inglês, Artes, Ed. Física  e demais disciplinas.

Coordenadora: Everaldina Pinto de Oliveira

Equipe: GDP_ Caminhando Juntos (Everaldina Pinto De Oliveira Vieira. Maria Manuela Santos Rodrigues, Izete Esteves Vieira, Maria Neiva Freire Barbosa , Anarleia Jardim Freire , Irani Santos Guedes Otoni, Clara Virginia Fonseca Oliveira, Charlene Aparecida T Oliveira Rezende,  Cléria Martins Magalhães,  Maria Ângela Soares Marques e Simone)
Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental,  EJA  e  Ensino Médio.
Ano: 2010
Período de Execução: julho a setembro

Tema: Literatura, história e artes enfocando a re-textualização de Obras literárias.
Objetivo Geral:
Desenvolver o gosto pela leitura e escrita dos discentes do EJA, Ensino Fundamental e Ensino Médio

Art. 1º Objetivo: Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.

Da participação e composição das equipes
Art. 2º Os alunos da escola formarão 4 grupos de trabalhos em cada turma no período de fevereiro a julho de 2010 , sendo que na culminância da gincana haverá apenas 2 equipes formadas por todos os alunos da escola. A coordenação da gincana fará a formação oficial das equipes em julho de 2010, nas dependências da escola.

Art. 3º As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.

Das Inscrições
Art. 4º As inscrições das equipes será feita em junho de  2010, nas dependências da escola; sendo que cada equipe inscrita deverá apresentar uma comissão responsável formada por professores, alunos e demais funcionários da escola,  para coordenar todos os trabalhos para a culminância.

Art. 5º Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes da comissão, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.

Das Tarefas
Art. 6º As tarefas da “I Gincana Literária_ Litero-virtual” – serão baseadas na leitura de livros indicados pelos professores do projeto. 
Art. 7º Cada tarefa terá regulamento específico obedecendo aos critérios necessários para sua realização.

Art. 8º As equipes competirão, entre si, sendo os pares determinados por sorteio, se for o caso.

Art. 9º As tarefas, descritas a seguir, serão executadas de acordo com o cronograma a ser apresentado no dia __/ 08/2010
Art. 10 A gincana terá os seguintes tipos de tarefas

Tarefas preestabelecidas
► Arrecadar alimentos.
►Escolher um livro da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo  eleger como a mais interessante da história( duração máxima 15 minutos);
►Escolher a parte mais interessante do livro e apresentá-lo em teatro de fantoche
►Escolher um livro que apresente uma personagem polêmica e organizar um júri simulado . Selecione um membro da equipe para ser o juiz, outro para ser o advogado de defesa, outro para ser o promotor. Os demais membros formão o corpo de jurados. As teses defendidas devem ser baseadas  em fatos da história( duração 10 minutos);
►Organizar um desfile das personagens de um dos livros lidos, caracterizadas de forma a serem facilmente identificadas;
►Apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de um dos livros. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. A cena deverá envolver personagens e ambiente;
►Retextualizar uma das histórias lidas em cordel ou poema que deverá ser recitado por um dos membros da equipe;
►Escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão. Apresentar numa folha de papel metro branca, com desenhos coloridos que recriem trechos decisivos na história.
► Escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de um dos livros lidos;
►Escolher um livro para ser alvo de uma campanha publicitária. Elaborar um outdoor divulgando-o. Selecionar para isso lições que se possam depreender da história( pode ser apresentado em data show);
►Recontar a história de um dos livros através de uma coreografia. Para isso, escolher músicas instrumentais que tenham afinidades com o tema do livro escolhido e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada. Duração 10 minutos.
► Fazer uma dramatização/ recitação de um poema de um dos poetas estudados

Tarefas intermediárias
►Serão divulgadas no dia da gincana

Tarefas relâmpago
►Serão divulgadas no dia da gincana
Art. 11 Os detalhes para o cumprimento das tarefas serão divulgados oportunamente.

Da pontuação:
Art. 12 Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e horários determinados (10 a 15minutos)_ para cada equipe apresentar cada tarefa:
1. Cada prova estipulada vale 10 pontos ;
2. À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados 3 pontos em cada prova;
3. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;
4. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;
5. Em caso de empate serão realizadas tarefas relâmpago de perguntas e respostas ;
6. A equipe que comparecer com 100% de participantes terá a bonificação de 10 pontos;
7. A equipe que estiver uniformizada,  conforme cor combinada,  terá a bonificação de 10 pontos.                  

 Dos jurados:

Art. 13 A comissão julgadora poderá ser formada por professores, funcionários da escola e convidados.Da premiação

Art. 14 Será premiada a equipe vencedora(apenas o primeiro lugar).

Dos recursos

Art. 15 Os recursos referentes às tarefas da gincana serão julgados pela Comissão Organizadora.

Das Disposições Finais
Art. 16
Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.
Serão três quesitos para julgamento:
> organização;
> pontualidade;
> originalidade.

Para a realização das tarefas , as equipes deverão escolher previamente um representante para cada uma das tarefas. As equipes terão o tempo de 5 minutos para responder as questões das tarefas relâmpago que serão feitas na prova de perguntas e respostas para desempate.

1ª TAREFA: PERGUNTAS E RESPOSTAS

A tarefa divide-se em duas etapas. Sendo que, em cada etapa as equipes terão cinco perguntas, ou seja, uma pergunta para cada duas equipes, perfazendo um total de 10
perguntas. As equipes competirão entre si, sendo os pares determinados por sorteio para a 1ª e 2ª etapas. O coordenador da tarefa fará o sorteio da pergunta,que será lida em voz alta por ele e logo após ele disser "Valendo", aquele que tocar a sineta primeiro, responde. Para cada resposta correta a equipe ganhará 10 pontos. Caso o participante errar, os pontos da pergunta passam para a outra equipe.Ao final da 1ª etapa será feito novo sorteio. Seguindo esta, as regras da 1ª.

2ª TAREFA: ADIVINHAÇÃO A PARTIR DE

MÍMICA
Cada equipe receberá o nome de uma obra da Literatura Brasileira, que será sorteada no momento da prova. Um dos componentes escolhido previamente será o mímico, que deverá através da mímica fazer com que os outros componentes da equipe adivinhem o nome da obra. É proibido ao mímico falar ou mover os lábios. Caso isso aconteça a equipe perde os pontos da tarefa em questão. Esta tarefa vale 50 pontos para as equipes que acertarem o nome da obra.
 
Metodologia a ser utilizada:                  METODOLOGIA
1- Escolher  obras da literatura brasileira de maior destaque para cada série;

2- Dividir  as salas de aula em  grupos e pedir que leiam  os livro;

3- Depois de selecionada para cada equipe uma obra literária, determinar o tempo que terá para a leitura da obra, que será geralmente de 30 dias ( uma semana pra cada componente do grupo .

4- Distribuir atividades de re-textualizações das obras para cada grupo( assim já estarão treinando para as tarefas da gincana).
5- Fazer uma pesquisa e comparação entre o enredo da obra e o período histórico ao qual ela faz parte_ Trabalhos de História

6- Oficinas para aprender a fazer cartazes, murais, painéis,  maquetes e  HQ nas aulas de Artes.

7- Oficinas para aprender a fazer pesquisas, digitação e formatação de textos, apresentação de  slides  com vídeos e  fotos nas aulas de Informática;

8-  Oficinas de maquiagem, desfile, dança e teatro nas aulas de Ed. Física;
9-  Biblioteca Ambulante:  oficina texto e de leitura ( Responsável prof. De Uso da Biblioteca).
10- Atividades de re-textualizações de obras nas aulas de Língua Portuguesa, Filosofia,História, etc.


Recursos didáticos:
· Obras literárias diversificadas escolhidas pelos professores de cada série;

ENSINO FUNDAMENTAL
  • Poemas de Cora Coralina, Adélia Prado, Mario Quintana, Ferreira Gullar, etc.

  • A droga da obediência_ Pedro Bandeira 
  • Ciumento de carteirinha_ Moacyr Scliar
  • Menino de Engenho. _ José Lins do Rego
  • A droga do amor_ Pedro Bandeira
  • Quero ser belo_ Tânia Alexandre Martinelli
  • Ana e Pedro – Cartas. _ Viviana de Assis Viana Ronald Clarer
  • Sonho de Uma Noite de Verã_ William Shakespeare
  • Romeu e Julieta_ William Shakespeare
  • A megera domada_ William Shakespeare
  • Coleção Sítio do Pica-pau-amarelo
  • Etc.

  • ENSINO MÉDIO
sugestões 1º ano

  • Contos _  Missa do Galo, A cartomante, Missa do Galo, Uns Braços_ Machado de Assis
  • Conto_ Famigerado, Burrinho Pedrês; A Hora e vez de Augusto Matraga_ Guimarães Rosa;
  • A Carta de Pero Vaz de Caminha;
  • A moça tecelã_ Marina Colasanti
  • Poemas  Tomás Antônio Gonzaga, Gregório de Matos, Padre Antônio Vieira, Camões, etc
sugestões 2º ano

  • A moreninha_ Joaquim Manuel de Macedo
  • Escrava Isaura, O Seminarista_ Bernardo Guimarães
  • Inocência_ Franklin Távola
  • O Guarani; Iracema; Lucíola; Senhora_ José de Alencar
  • Dom Casmurro; Memórias Póstumas de Brás Cubas, O alienista, Quincas Borbas_ Machado de Assis
  • O Cortiço; O mulato_ Aluisio de Azevedo
  • Poemas de Gonçalves Dias, Alvares de Azevedo, Casimiro de Abreu, Fagundes Varela, Castro Alves, Junqueira Freire...etc

sugestões 3º ano
  • O pagador de Promessas_ Dias Gomes
  • Capitães da Areia_ Jorge amado
  • Capitu_ Ligia Fagundes Telles
  • São Bernardo_ Graciliano Ramos
  • Morte e Vida Severina_ João Cabral de Melo Neto
  • A hora da Estrela_ Clarice Lispector
  • A hora e vez de Augusto Matraga_ João Guimarães Rosa
  • Um certo Capitão Rodrigo_ Erico Verissimo
  • Ana Terra_ Erico Verissimo
  • Contos de Clarice Lispector
  • Poemas de Jorge de Lima, Murilo Mendes, Cecilia Meireles, Manuel Bandeira, Vinicius de Moraes, Carlos Drummond de Andrade. etc

Parceria/ Apoio Pedagógico:
· Direção da Escola;
· Serviço de Supervisão Pedagógico;
· Professores de uso da biblioteca;
. Equipe do projeto Litero-virtual e demais funcionários da escola.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Cada aluno será avaliado individualmente em 5 créditos pela leitura dos livro designado a cada uma, pelo capricho do Caderno de Análise Literária, Fichas de Leitura e Agenda do Saber,  pelo desempenho nas tarefas da gincana e pelo teste que farão feito no final da gincana, contendo perguntas sobre a os livros apresentados pelas  outras equipes . Também serão avaliadas pela relação que deverá ter sido estabelecida entre a obra, seu enredo e o contexto histórico ao qual ela faz parte, tomando por base os livros de História.