PROJETOS

PROJETOS DA ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ DE HAAS






PROJETO:
 ESPORTE: “DOM QUE VALE”
“Esportes não formam o caráter, Revelam-no”

(Heywood Campbell Broun)

    

Autoras:
MELO, Silvana da Cunha - Formada em Artes pela UNIMONTES.                                             
PAULINO, Nádia Fonseca - Formada em Matemática pela UNIMONTES, em Ciências pela PUC/MG e Pós-graduada em Gestão em EAD pela UFF.
RESENDE, Charlene Aparecida Oliveira Terêncio - Formada em História pela UEMG.
VIEIRA, Everaldina Pinto de Oliveira- Formada em Letras pela FAFIDIA e Pós-graduada em Língua Portuguesa pela FINOM

1.0 - IDENTIFICAÇÃO
 1.1- GRUPO E.E.DOM JOSÉ DE HAAS
Grupo formado de 17 participantes, sendo 1 de Artes ,2 professores de educação física , 1 de Geografia, 3 professores em ajustamento funcional,  3 professores de Matemática,  2 de Língua Portuguesa, 2 de Ciências, 1 de Sociologia,   1 de Química e 1 de Língua Inglesa.  
1.2 – IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR:
Nome: Silvana da Cunha Melo
1.3 - IDENTIFICAÇÃO DO SUB-COORDENADOR:
Nome: Railda Ferreira da Silva
1.4 – DEMAIS INTEGRANTES DA EQUIPE:
Nome: Irani Santos Guedes Otoni
Nome: Ivanilde Medeiros Santos
Nome: Maria das Dores de Oliveira Rodrigues
Nome: Maria Manuela Santos Rodrigues
Nome: Mariza Luiz Silva
Nome: Sandra Pinto de Oliveira
Nome: Rita de Cássia Araújo Neiva
Nome: Sebastião Altair Rabelo
Nome: Izete Esteves Vieira
Nome: Simone Maria de Oliveira Coelho e Sales
Nome: Zélia Luiz Soares
Nome: Jucélia Matos Santana
Nome: Nena Aparecida de Souza Silveira
Nome: Jerônimo Alves da Paz
Nome: Maria Valda Silva Rocha

2.0 - PERFIL DA ESCOLA

A E. E. DOM JOSÉ DE HAAS nos últimos vinte e dois anos funciona em prédio próprio à Rua Santa Bernadete, 246, bairro Santa Tereza,/MG.
Atualmente ministra os níveis de Ensino Fundamental e Médio.  Funciona nos três turnos (matutino, vespertino, noturno) com as modalidades: Ensino Fundamental regular, Ensino Fundamental, PAV (Projeto Acelerar para Vencer), Ensino Médio regular, Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PEP (Programa de Educação Profissional).
Em 2003, foi contemplada como Escola Referência que tem o ideal de construção de uma escola pública capaz de assegurar a todos o direito constitucional à educação, entendido não apenas como o direito de acesso e permanência na escola, mas também a garantia das condições formadoras necessárias à construção dos instrumentos de conhecimento à compreensão e atuação sobre a realidade.
Desenvolve, ainda, dois GDPS (Caminhando Juntos e Aprendizes da Natureza) e um GDPEAS: Alvorada. É uma escola tradicional que faz jus ao conceito de Escola Referência, pois, na medida do possível, procura resgatar e manter a sua tradição como excelência, compondo, assim, o cenário das escolas bem conceituadas do Estado Mineiro.
Possui uma área total de 4.960 m2 (quatro mil e novecentos e sessenta), sendo apenas  2.065,66 m²( dois mil e sessenta e cinco) de área construída;  portando, boa infraestrutura. Oferece: Laboratório de Física, Química, Ciências e Biologia, Biblioteca com excelente acervo bibliográfico, Secretaria, Sala de recepção, Sala de direção, Sala da equipe pedagógica, Arquivo inativo, Pátio, Deposito de alimentos, Quadra poliesportiva, Sala de vídeo, Cozinha com cantina, Sala de professores, Laboratório de informática, Laboratório de manutenção (informática – curso), 09 salas de aula, 01 sala de apoio, WC funcionários masc./fem, Depósito de material, WC serviçais masculino, WC serviçais feminino, Vestiário com banheiros masculino e feminino, WC aluno- masculino, WC aluno-feminino, Depósito para usos diversos.
Contudo, localiza-se numa região muito pobre do Vale do Jequitinhonha, ora apelidada de "Vale da Miséria" por deter alguns dos piores indicadores socioeconômicos do país, vê todos os anos nossos jovens migrarem para a região centro-sul do Brasil quando começa a safra da cana-de-açúcar. Por isso, a maioria dos nossos alunos é de baixo poder aquisitivo. Agregado a essa situação, existe um alto índice de desemprego no município. 
3.0 - TÍTULO DO PROJETO
ESPORTE: “DOM QUE VALE”
4.0 – APRESENTAÇÃO
 O esporte é tratado por vários autores como um fenômeno sócio-cultural, estando em grande evidência em nossa sociedade. Através da televisão, jornais escritos, rádio, clubes, academias, praças públicas, etc., estamos constantemente nos defrontando com ele, podendo considerá-lo como um patrimônio da humanidade. Se o esporte está presente na vida dos indivíduos, nada mais significante ele estar inserido na escola, assim, a sua presença na escola tem como objetivo a formação do cidadão para atuação direta na sociedade em que pertence.
Acreditamos que o esporte deva estar presente na Escola Estadual Dom José de Haas, pois este fenômeno está culturalmente enraizado em nossa sociedade, portanto, necessita de uma atenção especial para que possamos oferecer aos alunos condições de entendê-lo e refletir sobre suas variadas possibilidades, pois da mesma forma que os acontecimentos da sociedade exercem influência na escola, reciprocamente a escola também possui a propriedade de intervir nesta sociedade.

 Martins (2005) mostra-nos que para haver interação entre as pessoas, temos que ter um significado. Isto nos revela que não basta à escola produzir conhecimento para posteriormente transportá-lo para a sociedade. O ponto inicial deve ser outro, primeiramente a escola precisa identificar quais as necessidades da sociedade, posteriormente produzir um conhecimento, e retornar à sociedade.

Neste aspecto, temos o esporte permeando constantemente a vida da população, portanto mais uma vez podemos afirmar que este conteúdo é de grande interesse para os educandos. Pois a prática esportiva como instrumento educacional visa o desenvolvimento integral dos alunos, capacita o sujeito a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, bem como, com as necessidades, expectativas e desejos dos outros, de forma que o mesmo possa desenvolver as competências técnicas, sociais e comunicativas, essenciais para o seu processo de desenvolvimento individual e social.
O esporte, como instrumento pedagógico, precisa se integrar às finalidades gerais da educação, de desenvolvimento das individualidades, de formação para a cidadania e de orientação para a prática social. O campo pedagógico do Esporte é um campo aberto para a exploração de novos sentidos/significados, ou seja, permite que sejam explorados pela ação dos educandos envolvidos nas diferentes situações. Além de ampliar o campo experimental do indivíduo, cria obrigações, estimula a personalidade intelectual e física e oferece chances reais de integração social.
Sabemos que a prática de esporte é um instrumento educacional que propicia o desenvolvimento tanto individual quanto social da criança. O esporte, infelizmente, não é utilizado pela escola na proporção que deveria. Através da prática esportiva promovemos a socialização, a rotina, o cumprimento de regras, o respeito, a persistência, o saber competir, o aguardar a sua vez, o romper limites, o saber ganhar, o saber perder e muitos outros quesitos.  O esporte é uma fonte inesgotável de conceitos éticos e morais tão importantes para a formação do indivíduo.            
Quando se fala em esporte, não está referindo apenas à Educação Física e sim a uma opção esportiva. O esporte é uma ramificação da Educação Física, porém deve existir independente dela. O professor de Educação Física deve sim proporcionar o conhecimento de cada esporte para que o indivíduo possa optar, com competência, qual esporte gostaria de praticar. A Educação Física faz parte do currículo escolar e é aplicada no período em que o indivíduo freqüenta as aulas. O esporte deve ser proporcionado pela escola em horário oposto às aulas para que o indivíduo possa freqüentar e se dedicar. O esporte tem a magia de integrar o indivíduo independente da classe social, raça ou religião.

 Outra característica do esporte é que vem contribuir para redução da evasão escolar e repetência, melhorando os níveis de concentração. Visa, ainda, a troca de informações, capacitação, formações de novos valores, mudanças de comportamento desenvolvendo a personalidade e possibilitando formas diferenciadas de reflexão e ação.


5.0 – CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

A escola Dom José de Haas localiza-se no município de Araçuaí, Nordeste do Estado de Minas Gerais, no Vale do Jequitinhonha. Essa região possui um índice de pobreza elevado onde parte considerável da população vive abaixo da linha de pobreza sem acesso aos bens e serviços produzidos socialmente. A renda do município gira em torno do serviço público estadual, do serviço público municipal e do programa social Bolsa Família. Os problemas sociais da nossa cidade estão se agravando devido ao desemprego crescente.  Esse fato deixa a população em situação de vulnerabilidade social. Cabe aqui destacar a situação dos nossos alunos que nesse contexto social desfavorável sofre com os desarranjos familiares e em decorrência disso ficam expostos aos fenômenos da negligência, maus tratos, abandono familiar, violências sexuais, evasão escolar, consomem drogas, envolvimento em atos infracionais e outras situações de violação de direitos fundamentais.
Nesse contexto o projeto ESPORTE: “DOM QUE VALE” se justifica devido ao grande índice de violência envolvendo os alunos da nossa Comunidade escolar, sendo que, ao estarem ocupados praticando um esporte saudável, em turno contrário ao de aula a que frequentam, eles tem a oportunidade de se incluir em atividades esportivas e sócio-culturais que esse projeto proporciona. O projeto tem como principal foco proporcionar aos alunos o convívio com o esporte e com uma melhor qualidade de vida, além de desenvolver o espírito de equipe, a autoestima e a cidadania. O projeto resgatará ainda a confiança, trabalho em equipe, responsabilidade, convívio social dos alunos, melhora do clima organizacional através da integração, educandos/comunidade/escola.  É notório que é através do esporte que os adolescentes resolvem seus conflitos, apropriam-se do mundo em que vivem, desenvolvem a criatividade e socializam-se.  Este projeto auxiliará os adolescentes na prática do esporte, no desenvolvimento psicológico, prevenção contra o uso de drogas, prostituição infantil e todos os reflexos da sociedade em que estão inseridos. E, sobretudo irá contribuir para a não- marginalização dos mesmos.
Conforme já foi dito, o esporte faz parte do cotidiano de nossos alunos e é visto por eles como uma atividade prazerosa. Por isso serão criados times femininos e masculinos de várias modalidades de esporte. Portanto, esse projeto consiste em oferecer aos nossos alunos aulas de futebol, futsal, vôlei, handebol, basquete, Tênis de mesa, Cordas, Bambolês, em horários opostos aos de estudo, atendendo  alunos do Ensino Médio e Fundamental da escola.
O projeto ESPORTE: “DOM QUE VALE” sem dúvida, é de extrema relevância social para a comunidade e para os alunos,  uma vez que proporcionará aos mesmos a criação de novas opções de vida, condições de superação das dificuldades e alternativa para o afastamento da drogas e da criminalidade. Também contribuirá para fortalecer as características positivas priorizando valores construtivos como: companheirismo, autocontrole, respeito às regras, autosuperação, e controle dos impulsos negativos e agressividade. Outra característica do projeto é que vem contribuir para redução da evasão escolar e repetência, melhorando os níveis de concentração. Visa, ainda, a troca de informações, capacitação, formações de novos valores, mudanças de comportamento desenvolvendo a personalidade e possibilitando formas diferenciadas de reflexão e ação.
Quanto à saúde, o projeto possibilitará a potencializarão e preservação das capacidades físicas, emocional e psicossocial, bem como a melhoria da qualidade de vida. Além disso, influenciará a formação da autoestima, credenciando para uma melhor ação produtiva e participação na sociedade.
O projeto tem como finalidade primordial contribuir para a formação esportiva e educacional de adolescentes em situação de risco e a melhoria das condições de vida destes beneficiados. Como também fortalecer as práticas esportivas, na medida em que darão à população infanto-juvenil melhores condições de atuarem e participarem, das decisões em prol das políticas pública e metodologias, das modalidades esportivas que lhes serão oferecidas.
Em fim, esse projeto pretende desenvolver em nossos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, de cumprir horário, de saber ouvir, de conhecer o próprio limite, conhecer o próprio corpo, de admitir que precisam melhorar, respeitar as diferenças e tantos outros aspectos tão difíceis de serem conscientizados.  Além disso,  evitar o sedentarismo tão comum nos dias de hoje onde o indivíduo passa horas assentado em frente a um computador ou a uma televisão seja assistindo ou jogando videogame. Portanto através desse projeto o esporte deverá ser o maior aliado da escola, pois juntos promoverão o desenvolvimento integral do indivíduo de forma harmoniosa e sadia despertando para a cidadania e assim formando pessoas de bem.
6.0 – OBJETIVO

6.1 - OBJETIVO GERAL:

Proporcionar aos alunos em situação de risco pessoal e social, acesso à prática de esportes e assim contribuir para o desenvolvimento integral dos mesmos, capacitando-os a lidar com suas necessidades, desejos e expectativas, de forma que possam desenvolver competências técnicas sociais e comunicativas.  Contribuir, também, para a formação da cidadania, criando obrigações, estimulando a personalidade intelectual e física,  bem como oferecer chances reais de integração e inserção social, afastando-os das drogas e violência, ensinando-os valores éticos, morais e reduzindo a evasão escolar e estimulando a auto-estima e o desenvolvimento dos mesmos.

6.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

_ Promover e incentivar o esporte e a autoestima dos alunos;
_ Incentivar a lutar por um futuro melhor, mostrando novas perspectivas de vida;
_ Diminuir a evasão escolar;
_ Motivar a melhora do rendimento escolar (notas e comportamento);
_ Desenvolver o espírito esportivo e o trabalho coletivo;
_ Melhorar a forma física e a saúde através do esporte;
7.0 - PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
7.1 - BENEFICIÁRIOS DO PROJETO:

O projeto se destina potencialmente aos alunos da Escola Estadual Dom José de Haas, do Ensino fundamental e Ensino Médio, tendo que comprovar freqüência, disciplina e bom rendimento escolar, através da apresentação bimestral dos boletins para o orientador-treinador e para uma comissão formada pelos segmentos da escola que será representada por um membro.
7.2 - CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS

_ Regras básicas de Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Tênis de mesa, Cordas, Bambolês;
_ A importância do trabalho em grupo (coletivo) para o esporte e para a vida;
_ Treinamentos de jogadas;
_ Fundamentos de Futebol; Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Tênis de mesa, Cordas, Bambolês;
_ A importância do esporte para uma vida saudável

7.3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO
_ Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Tênis de mesa, Cordas, Bambolês (Masculino)
_ Futebol, Futsal, Handebol, Basquete, Vôlei, Tênis de mesa, Cordas, Bambolês (Feminino)

8.0 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS


Recursos Materiais e Humanos
       Valor Unitário
  Valor Total

       (R$)
(R$)
- 02 Instrutores


- 20 Bolas


- 150 Calções


- 150 Camisas


- 150 Coletes


-150 Pares de Meias


- 30 Chuteiras


-30 Tênis futsal



- 10 Cones


- 30 Bambolês


-50 Cordas


- 2 Bolas Medicine Ball 2 kg


- 2 Mesas de (tênis de mesa)


- 5 Kits de tênis de mesa


- 5 Suportes Especiais de Tênis de Mesa C/ Rede         


- Transportes p/Viagens de Jogos Diversos


- Alimentação p/ os alunos integrantes do projeto


- Manutenção da quadra


Total do Projeto                                                            




8.1- RECURSOS HUMANOS:
_ Alunos;
_ Comissão Organizadora;
_ SRE (Augusta Gonçalves dos Santos – PIP Anos finais: Língua Portuguesa e Samuel Tadeu da Costa Ramalho ­­­_ PIP Anos finais: Educação Física)
_ Grupo formado de 17 participantes, sendo 1 de Artes , 2 professores de educação física , 1 de Geografia, 3 professores em ajustamento funcional,  3 professores de Matemática,  2 de Língua Portuguesa, 2 de Ciências, 1 de Sociologia,   1 de Química e 1 de Língua Inglesa.  

8.2 – PARCERIAS
Para operacionalizar este projeto, há necessidade de parceiros como SRE, devido aos custos do mesmo: material (bolas, coletes, etc.), instrutores, alimentação para carentes, manutenção da quadra, transporte, etc. Na medida em que o projeto se desenvolve, proporcionar-se-á a todos os envolvidos não somente atividades desportivas e de lazer, mas também de formação, troca de experiências, relatos de vida, enfim, construção de possibilidades interescolares e comunitárias.

9.0 – AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá simultaneamente a sua aplicação de forma permanente, sob a coordenação da Direção da Escola Estadual DOM JOSÉ DE HAAS e de membros colaboradores. Os alunos serão avaliados mediante observação do esforço e compromisso nas aulas práticas e teóricas, desenvolvimento nas aulas regulares, bom comportamento dentro e fora da sala de aula e boa desenvoltura nos futuros campeonatos dentro e fora da escola
 10 – METAS
O Projeto destacar-se-á também como um projeto socialmente comprometido com o seu público. Compreendemos que uma organização de sucesso deve se preocupar em buscar o bem-estar social através da valorização do colaborador, do meio ambiente, da cultura e da educação. Nosso diferencial está baseado em ações de princípios éticos e morais. Afinal, eficiência não é só fazer as coisas bem, mas fazer as coisas boas. Precisamos, portanto, atuar de forma cada vez mais abrangente, usando nossa capacidade no desenvolvimento de práticas sociais eficazes que possam se tornar modelos. Nossa atual meta é compreender que, através do projeto a escola atenderá plenamente às necessidades de benefícios, lazer, maior valorização educacional com a redução de evasão e repetência escolar, juntamente com a integração da família e da comunidade. Precisamos fortalecer os alicerces de uma ação cada vez mais ampla, de forma a sermos reais condutores de transformação social na comunidade onde atuamos

11 – CUSTOS
O custo deste Projeto ficará .................... anuais, que serão gastos com:
_ Materiais Esportivos;
_ Recursos Humanos (instrutores);
_ Transportes;
_ Alimentação;
_ Manutenção da quadra;
_ Uniformes para os atletas;




PROJETO: DOM EM SERENATA
“O Amor é a melhor música na partitura da vida e sem ele, você é um eterno desafinado”- Divahh                              
 Autora:                                                       
VIEIRA, Everaldina Pinto de Oliveira.- Formada em Letras pela FAFIDIA_ Faculdade de Filosofia e Letras de Diamantina( 2000) e Pós-graduada em Língua Portuguesa pela FINOM_ Faculdade do Noroeste de Minas( 2006).
          
1- IDENTIFICAÇÃO
1.1 Grupo:
Grupo formado de 11 participantes, sendo 1 professor de Matemática, 1 de Geografia, 4 de Língua Portuguesa, 2 de Educação Artística, 1 de Informática, 2 Professores de História .
1.2 - Identificação da Coordenadora:
Nome: Charlene Aparecida Terêncio Oliveira Resende

1.3 - Identificação da Sub-coordenadora:
Nome: Narleia Jardim Freire
1.4 - Demais Integrantes da Equipe
Nome: Carla Luciene Silva
Nome: Clara Virginia Fonseca Oliveira
Nome: Ernani Calazans de Oliveira
Nome: Everaldina Pinto de Oliveira Vieira
Nome: Maria Gislene Santos Almeida
Nome: Maria Neiva Jardim Freire
Nome: Silvana da Cunha Melo
Nome: Simone Maria de Oliveira Coelho e Sales
Nome: Vladir Soares Fonseca

2.0 - PERFIL DA ESCOLA
2.0 - PERFIL DA ESCOLA
A E. E. DOM JOSÉ DE HAAS nos últimos vinte e dois anos funciona em prédio próprio à Rua Santa Bernadete, 246, bairro Santa Tereza-MG.
Atualmente ministra os níveis de Ensino Fundamental e Médio.  Funciona nos três turnos (matutino, vespertino, noturno) com as modalidades: Ensino Fundamental regular, Ensino Fundamental, PAV (Projeto Acelerar para Vencer), Ensino Médio regular, Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PEP (Programa de Educação Profissional).       
Em 2003, foi contemplada como Escola Referência que tem o ideal de construção de uma escola pública capaz de assegurar a todos o direito constitucional à educação, entendido não apenas como o direito de acesso e permanência na escola, mas também a garantia das condições formadoras necessárias à construção dos instrumentos de conhecimento à compreensão e atuação sobre a realidade.            
Desenvolve, ainda, dois GDPS (Caminhando Juntos e Aprendizes da Natureza) e um GDPEAS: Alvorada. É uma escola tradicional que faz jus ao conceito de Escola Referência, pois, na medida do possível, procura resgatar e manter a sua tradição como excelência, compondo, assim, o cenário das escolas bem conceituadas do Estado Mineiro.           
Possui uma área total de 4.960 m2 (quatro mil e novecentos e sessenta), sendo apenas  2.065,66 m²( dois mil e sessenta e cinco) de área construída;  portando, boa infraestrutura. Oferece: Laboratório de Física, Química, Ciências e Biologia, Biblioteca com excelente acervo bibliográfico, Secretaria, Sala de recepção, Sala de direção, Sala da equipe pedagógica, Arquivo inativo, Pátio, Deposito de alimentos, Quadra poliesportiva, Sala de vídeo, Cozinha com cantina, Sala de professores, Laboratório de informática, Laboratório de manutenção (informática – curso), 09 salas de aula, 01 sala de apoio, WC funcionários masc./fem, Depósito de material, WC serviçais masculino, WC serviçais feminino, Vestiário com banheiros masculino e feminino, WC aluno- masculino, WC aluno-feminino, Depósito para usos diversos.
Contudo, localiza-se numa região muito pobre do Vale do Jequitinhonha, ora apelidada de "Vale da Miséria" por deter alguns dos piores indicadores socioeconômicos do país, vê todos os anos nossos jovens migrarem para a região centro-sul do Brasil quando começa a safra da cana-de-açúcar. Por isso, a maioria dos nossos alunos é de baixo poder aquisitivo. Agregado a essa situação, existe um alto índice de desemprego no município. 
               
3.0 - TÍTULO DO PROJETO
 PROJETO: DOM EM SERENATA

4.0 - APRESENTAÇÃO
A música auxilia na aprendizagem de várias matérias. Ela é componente histórico de qualquer época, portanto oferece condição de estudos na identificação de questões, comportamentos, fatos e contextos de determinada fase da história. Os estudantes podem apreciar várias questões sociais e políticas, escutando canções, música clássica ou comédias musicais. O professor pode utilizar a música em vários segmentos do conhecimento, sempre de forma prazerosa, bem como: na expressão e comunicação, linguagem lógico-matemática, conhecimento científico, saúde e outras. Os currículos de ensino devem incentivar a interdisciplinaridade e suas várias possibilidades. [...] A utilização da música, bem como o uso de outros meios, pode incentivar a participação, a cooperação, socialização, e assim destruir as barreiras que atrasam a democratização curricular do ensino. [...] (CORREIA, 2003, p. 84-85).
A música quando bem trabalhada desenvolve o raciocínio, criatividade e outros dons e aptidões, por isso, deve-se aproveitar esta tão rica atividade educacional dentro das salas de aula. Ela não substitui o restante da educação,
ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. A educação tem como meta desenvolver em cada indivíduo toda a perfeição de que é capaz.
Porém, sem a utilização da música não é possível atingir a esta meta, pois
nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir. A música atinge a motricidade e a sensorialidade por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.
Enfim, o gosto pela boa musica é uma arte que vem sendo esquecida, mas que deve ser retomado nas escolas, pois ouvir música propicia ao aluno um aprendizado global, emotivo com o mundo. Na sala de aula, ela poderá auxiliar de forma significativa na aprendizagem.

5.0 - CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
  O Projeto “A cidadania está no ar: O fazer-se sujeito nas ondas da comunicação” iniciou-se em fevereiro de 2007 com subsídios da Secretaria de Educação e conquistou a simpatia dos educandos e educadores no aprendizado em sala de aula e nas pesquisas extraclasse. Isso fez com que a comunidade escolar se envolvesse incentivando os alunos a participarem mais ativamente da escola através de pesquisas e oficinas que faziam interação do conteúdo em sala de aula com o funcionamento de uma rádio, resgatando a autoestima, confiança, trabalho em equipe, responsabilidade, convívio social dos alunos e melhorando o clima organizacional através da integração, educandos/comunidade/escola.
Por isso, usaremos a rádio como veículo de comunicação e incentivo ao novo projeto: “Dom em serenata”, pois ouvir música também faz parte da cultura das nossas crianças e adolescentes. Ela dá identidade ao círculo de amigos, acompanha nos momentos de tristeza e ajuda a lapidar atitudes, comportamentos e caráter. É através dela que os adolescentes superam seus conflitos, interagem com o mundo em que vivem, desenvolvem a criatividade e socializam-se.  Essas músicas são os “hits’ que tocam nos meios de comunicação áudio-visual e o jovem é o principal receptor.
Tendo em vista o preenchimento do tempo ocioso de nossas crianças e adolescentes, e somando para a não marginalização dos mesmos, vimos a necessidade de desencadear uma atividade extracurricular na escola, que contasse com a participação deles.
O projeto “Dom em serenata” assumirá o papel de desenvolver a  cultura musical de nossos alunos estabelecendo laços com os corais da localidade e participando de eventos da comunidade e da escola. Pois, na idade em queeles estão, necessitam obter acesso aos diversos tipos de música para ampliarseu repertório.  Este projeto os auxiliarão na área musical, psicológica, prevenção contra o uso de drogas, prostituição infantil e todos os reflexos da sociedade em que estão inseridos.
Conforme já foi dito a música faz parte do cotidiano de nossos alunos e é vista por eles como uma atividade prazerosa, como exemplo temos o sucesso da “Fanfarra experimental da Dom José de Haas” no desfile em comemoração ao aniversário da cidade em 2008. Por isso ampliaremos a banda com instrumentos de corda e sopro já adquirido pela escola e também criaremos o Coral Alvorada.
Portanto, esse projeto visa oferecer aos nossos alunos, aulas semanais de música, canto, teatro e dança em horário diverso aos de estudo, atendendo alunos do Ensino Médio e Fundamental da escola.

6.0 - OBJETIVO GERAL
Resgatar a sensibilidade de nossos alunos através da música, desenvolvendo a cada momento o poder do senso crítico, permitindo que eles tomem decisões conscientes para uma vida com mais dignidade e respeito para consigo mesmo e para com o mundo em que vivemos.

7.0 - ABRANGÊNCIA
Atingir diretamente cerca de 300 (trezentos) alunos e indiretamente todos os nossos 656(seiscentos e cinqüenta e seis) matriculados em nossa escola, suas famílias, demais funcionários e toda equipe diretora.

8.0 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS
        8.1 – OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1
Elaborar plano de sensibilização para divulgação do projeto para comunidade escolar e a execução do mesmo;

AÇÕES: Mês de fevereiro
- Busca de parcerias com empresas locais;
- Apresentação  do projeto para a comunidade escolar;
- Reativação Grupo Estudantil UNIDOM.

     8.2 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 2
Adquirir acervo bibliográfico adequado ao estudo da música e alguns instrumentos musicais;
AÇÕES: Mês de março
- Pesquisa e tomada de preços do acervo bibliográfico para melhor desenvolvimento do projeto.
- Contratação de professores para as palestras e oficinas;

          8.3 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
Despertar o gosto pela música, dança, canto e suas expressões e oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte musical;
AÇÕES: Mês de março/abril
- Realização de um mutirão de autoestima e cidadania;
- Inscrições de alunos para as oficinas de música, canto, dança e teatro;
- Montagem de oficinas.

           8.4 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4
 Realizar ações para a abordagem teórica e prática das aulas de música tanto na área da recepção quanto na montagem da banda e do coral;
AÇÕES: Mês de abril/maio/junho/julho
- Realização de oficinas de canto e música.

            8.5 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
Montar grupo de dança e teatro na escola.
AÇÕES: Mês de julho/agosto/setembro/outubro
 - Inscrições e seleção de alunos com aptidão para cada grupo de oficinas.
dança e teatro;
- Realização de oficinas teóricas e práticas de dança e teatro.
       
          8.6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
Mostra dos resultados das oficinas para a comunidade escolar e elaborar plano de monitoramento e acompanhamento e de avaliação processual.
AÇÕES: do mês de outubro/novembro
- Mostra das oficinas em um recital “Dom pela arte”
- Avaliação do projeto

   9.0 - PRODUTOS
- Grêmio Estudantil UNEDOM;
- Acervo bibliográfico e instrumentos musicais
-  Mutirão da autoestima e cidadania
- Fanfarra da Dom, Coral Alvorada;
- Corpo de dança “Domínio”, Grupo de teatro “Dom é Vida”;
- Recital “ Dom pela Arte”

10.0 - RESULTADOS ESPERADOS
- Comunidade escolar sensibilizada, engajada na execução do projeto e grêmio estudantil atuando;
- Escola equipada com instrumentos e o acervo bibliográfico sobre o suporte música;
- Corpo discente capacitado para assumir o seu papel de ator social no mutirão da autoestima;
- Escola instrumentalizada para a abordagem teórica e prática do suporte música;
- Banda, coral, corpo de dança e grupo teatral se apresentando em eventos dentro e fora da escola;
- Projeto executado, monitorado e avaliado.

11 – METODOLOGIA
- O desenvolvimento do projeto consiste em aulas de canto e instrumentos musicais, oficinas de dança e teatro com teorias e prática, ministradas por
26
voluntários da comunidade “Anjos da Escola” e profissionais contratados em horários extraclasse definidos pela direção da escola.
- Durante as aulas, serão trabalhados temas como: respeito, convivência em grupo e postura. As letras das músicas são selecionadas através do interesse dos grupos de alunos, e com enfoque nos temas transversais incluídas no currículo escolar: ética, cidadania, pluralidade cultural, cultura afro-brasileira, cultura local, dentre outras, além de aulas práticas e teóricas de instrumento de percussão, corda, teclado e sopro.
- Mensalmente serão realizadas reuniões com o grupo responsável pelo projeto para avaliação dos trabalhos executados.

12 - CRITÉRIOS DE PARTICIPAÇÃO
Organização do grupo de acordo com o grau de afinação e aptidão musical e bom desempenho escolar.

13 - CRITÉRIOS, ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados mediante observação do esforço e compromisso nas oficinas, desenvolvimento nas aulas regulares, bom comportamento dentro e fora da sala de aula e boa desenvoltura nas futuras apresentações dos grupos de dança, teatro, música e canto dentro e fora da escola.

14 - INFRAESTRUTURA
Uma sala com alguns equipamentos relacionados à música, dança e teatro.

15 -  RECURSOS MATERIAIS
- Alguns Instrumentos musicais como bateria, teclado e etc.;
- Microfones com e sem fios;
- Aparelho de som;
- Mesa distribuidora de som;
- figurinos para as apresentações teatrais, coral e dança;
- Um computador com impressora;
- Material de papelaria ( pastas, papel, lápis, caneta)

16 - ORÇAMENTO

     16.1- MATERIAL DE CONSUMO
  - Acervo bibliográfico                                                                      
  - Papelaria                                                                                    
  - Oficinas                                                                                        .

      16.2- MATERIAL PERMANENTE
- Instrumentos                                                                                
- Figurino para as apresentações de dança e teatro                      
 - Computador e Impressora                                                           
- Aparelho de som, microfones, mesa distribuidora de som.     
                                       
                                                 

17. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ESTEVÃO, Vânia Andréia Bagatoli. A importância da música e da dança no
desenvolvimento infantil. Assis Chateaubriand – Pr, 2002. 42f. Monografia
(Especialização em Psicopedagogia) – Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS.

FARIA, Márcia Nunes. A música, fator importante na aprendizagem. Assis
chateaubriand – Pr, 2001. 40f. Monografia (Especialização em Psicopedagogia) –Centro Técnico-Educacional Superior do Oeste Paranaense – CTESOP/CAEDRHS.

GAINZA, V. Hemsy de. Estudos de Psicopedagogia Musical. São Paulo:
Summus, 1988.





                            PROJETO: “LÍTERO-VIRTUAL”


"A poesia é mais fina e mais filosófica do que a história; porque a poesia
expressa o universo, e o história somente o detalhe."
(Aristóteles)

Autora:
VIEIRA, Everaldina Pinto de Oliveira- Formada em Letras pela FAFIDIA( Faculdade de Filosofia e Letras  de Diamantina) e Pós-graduada em Língua Portuguesa pela FINOM( Faculdade do Noroeste de Minas)
1.0 - IDENTIFICAÇÃO
 1.1- GRUPO:
Grupo formado de 12 participantes, Sendo 5 professoras de Língua portuguesa, 3 professoras de História, 1 professor de Artes, 1 professora de Ed. Física, 1 professora de Uso da biblioteca, 1 Supervisora educacional.

1.2 – IDENTIFICAÇÃO DO COORDENADOR:
Nome: Everaldina Pinto de Oliveira Vieira
1.3 - IDENTIFICAÇÃO DO SUB-COORDENADOR:
Nome: Charlene Aparecida Terêncio Oliveira Resende
1.4 – DEMAIS INTEGRANTES DA EQUIPE:
Nome: Izete Esteves Vieira
Nome: Maria Neiva Jardim Freire
Nome: Narleia Jardim Freire
Nome: Irani Santos Guedes Otoni
Nome: Cléria Martins Magalhães
Nome: Saionara Tanure 
Nome: Simone Maria de Oliveira Coelho e Sales
Nome: Jeane Alves Pereira
Nome: Clara Virginia Fonseca Oliveira
Nome: Ernani Calazans de Oliveira

2.0 - PERFIL DA ESCOLA
A E. E. DOM JOSÉ DE HAAS nos últimos vinte e dois anos funciona em prédio próprio à Rua Santa Bernadete, 246, bairro Santa Tereza/ MG.
Atualmente ministra os níveis de Ensino Fundamental e Médio.  Funciona nos três turnos (matutino, vespertino, noturno) com as modalidades: Ensino Fundamental regular, Ensino Fundamental, PAV (Projeto Acelerar para Vencer), Ensino Médio regular, Ensino Médio EJA (Educação de Jovens e Adultos) e PEP (Programa de Educação Profissional).
Em 2003, foi contemplada como Escola Referência que tem o ideal de construção de uma escola pública capaz de assegurar a todos o direito constitucional à educação, entendido não apenas como o direito de acesso e permanência na escola, mas também a garantia das condições formadoras necessárias à construção dos instrumentos de conhecimento à compreensão e atuação sobre a realidade.
Desenvolve, ainda, dois GDPS (Caminhando Juntos e Aprendizes da Natureza) e um GDPEAS: Alvorada. É uma escola tradicional que faz jus ao conceito de Escola Referência, pois, na medida do possível, procura resgatar e manter a sua tradição como excelência, compondo, assim, o cenário das escolas bem conceituadas do Estado Mineiro.
Possui uma área total de 4.960 m2 (quatro mil e novecentos e sessenta), sendo apenas  2.065,66 m²( dois mil e sessenta e cinco) de área construída;  portando, boa infraestrutura. Oferece: Laboratório de Física, Química, Ciências e Biologia, Biblioteca com excelente acervo bibliográfico, Secretaria, Sala de recepção, Sala de direção, Sala da equipe pedagógica, Arquivo inativo, Pátio, Deposito de alimentos, Quadra poliesportiva, Sala de vídeo, Cozinha com cantina, Sala de professores, Laboratório de informática, Laboratório de manutenção (informática – curso), 09 salas de aula, 01 sala de apoio, WC funcionários masc./fem, Depósito de material, WC serviçais masculino, WC serviçais feminino, Vestiário com banheiros masculino e feminino, WC aluno- masculino, WC aluno-feminino, Depósito para usos diversos.
Contudo, localiza-se numa região muito pobre do Vale do Jequitinhonha, ora apelidada de "Vale da Miséria" por deter alguns dos piores indicadores socioeconômicos do país, vê todos os anos nossos jovens migrarem para a região centro-sul do Brasil quando começa a safra da cana-de-açúcar. Por isso, a maioria dos nossos alunos é de baixo poder aquisitivo. Agregado a essa situação, existe um alto índice de desemprego no município. 
2.1 -ENFOQUE NAS TEMÁTICAS
Alfabetização e letramento
3.0 - TÍTULO DO PROJETO
PROJETO: “LÍTERO-MUSICAL”
4.0 – APRESENTAÇÃO
 O ensino de Literatura deve estar integrado ao ensino da Língua Portuguesa, pois o texto literário suscita o imaginário, desperta as emoções, desenvolve a sensibilidade estética, a expressão linguística, favorece a construção de conhecimentos e ainda diverte. A poesia (gênero literário) é a expressão de nossos sentimentos, valores e visão de mundo, porém, ela se materializa no poema. A fantasia, a sensibilidade e o predomínio da linguagem afetiva caracteriza o campo da poesia e da infância e, por isso, a experiência que a criança deve ter na escola em relação à poesia é aquela em que o seu valor artístico seja trabalhado de forma lúdica e prazerosa, na qual a música, a dança,  o teatro, os jogos e as brincadeiras façam parte desse universo.

Portanto, para que as atividades que envolvem linguagem oral e linguagem escrita, leitura e produção de textos venham contribuir para um ensino-aprendizado eficiente e eficaz da Língua Portuguesa e a da Literatura, faz-se necessária a elaboração de projetos de leitura e escrita, pois são formas organizadas significativas e contextualizadas nas quais todos os envolvidos compartilham um objetivo e buscam um produto final.
O Projeto LÍTERO-MUSICAL através de práticas dinâmicas de leitura e produção textual alicerçadas nesses três pilares de ensino e aprendizagem: poesia, arte e ludicidade contribuirá para superação das carências apresentadas por alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio proporcionando-lhes um ler e um fazer poético prazeroso.

5.0 – CONTEXTO E JUSTIFICATIVA                                                                        
Partindo do princípio de que cada dia que passa fica mais difícil captar a atenção dos educandos para a leitura, devido a inúmeras formas de interações midiáticas e virtuais, desenvolver e manter na infância e depois na adolescência esse hábito e prazer , bem como, o uso dele ao longo da vida, se torna uma tarefa de alta reflexão e procedimentos práticos.
Sabendo dessa dificuldade somada à deficiência quanto ao letramento de nossos educandos,  fez-se necessário a criação deste projeto para que o processo de leitura e consequentemente de escrita se deem de maneira mais prazerosa e que evolua não somente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, mas sim, ao longo da vida.
Para isso, serão desenvolvidas atividades, em todos os espaços da escola, principalmente na biblioteca para que  os educandos estejam em contato com gêneros textuais variados,  sobretudo o poético e para que assim vençamos pela leitura de maneira lúdica e prazerosa.  Também  ficarão aptos para a compreensão do mundo e construção do conhecimento e cidadania a partir da leitura, re-textualizações  e análises críticas dos textos escritos e orais trabalhados.
Além do estudo de alguns gêneros textuais, daremos ênfase ao gênero poético, pois a necessidade veio de trabalhar o tópico 14 do CBC- Textualização do discurso poético. Um assunto capaz de despertar no aluno o interesse poético em sua construção, forma, estilo e a apreciação de poemas e letras de boas músicas. Surgindo, nesse contexto, os artistas escritores e poetas que acreditamos ter em cada um de nós.
Os materiais utilizados como suporte do projeto serão o acervo já existente na biblioteca , além da coleção “Literatura em minha casa”e pesquisas orientadas sobre poetas e compositores locais e regionais.
6.0 – OBJETIVOS
6.1 - OBJETIVO GERAL:

Formar alunos leitores capazes de perceber que a leitura, o bom gosto musical e a arte abrem caminhos para a conscientização sobre fatos atuais e de todos os tempos. E que ainda mais, a leitura faz parte da nossa necessária para escrever bem, comunicar-se bem, viver bem.

6.2  - OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

ü  - Selecionar livros de gêneros variados, sobretudo do gênero poético como poemas e músicas  que se enquadre nas séries- alvo do projeto.

ü  - Despertar nos alunos as questões: Onde? O quê? Como? E por quê ler?

ü  - Conhecer os poetas de nossa literatura, compositores, poetas locais e regionais;

ü  - Perceber o cuidado com a rítmica na leitura de poemas e estudar as diversas figuras que o compõem como formas de reconstrução da linguagem, que põem constantemente em xeque a utilização que fazemos no cotidiano de palavras, expressões e conceitos;

ü  - Re-textualizar  a partir da leitura de obras e poemas,  percebendo  nos diversos recursos lingüísticos desse gênero elementos que participam da produção de sentido e não apenas “enfeites”;
ü  - Desenvolver a habilidade de interpretar, recitar, ouvir poemas e músicas de boa qualidade mantendo contato com as formas contemporâneas que o texto poético e que  a música assumem, como a poesia visual e o vídeo-poema, entre outras.

7.0 - PROGRAMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
7.1 - BENEFICIÁRIOS DO PROJETO:

O projeto se destina potencialmente aos alunos da Escola Estadual Dom José de Haas, do Ensino fundamental e Ensino Médio, sendo 12 professores diretamente e 24 indiretamente envolvidos no projeto. 388 alunos diretamente envolvidos e 277alunos indiretamente envolvidos, num total de alunos de 665(388 alunos nos anos finais do Ensino Fundamental e  277 de alunos do Ensino Médio).
7.2 - CONTEÚDOS A SEREM DESENVOLVIDOS
Gêneros textuais diversificados, sobretudo o poético.

7.3 - ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PROJETO
- Relatórios de todas as etapas e ações desenvolvidas (GDP_ Caminhando Juntos)
- Construção de painéis e murais durante o desenvolvimento do projeto (Confecção por parte dos alunos com acompanhamento dos professores) .
_ Montagem de um painel com todas as ações do projeto (GDP_ Caminhando Juntos)
- Pesquisas sobre os poetas da cidade de Araçuaí e região e montagem de portfólios para serem doadas à biblioteca da escola e Municipal  (Confecção por parte dos alunos com acompanhamento dos professores) .
- Criação de um ambiente virtual na biblioteca para pesquisas ( professores envolvidos no projeto)
- Realizações de oficinas de música, canto e teatro para apresentação em um recital poético e musical ( realizado por aluno, equipe do GDP e toda a comunidade escolar).
- Seleção de alunos destaque para participarem do quadro destaque da biblioteca escolar ( ação realizada mensalmente pela equipe de GDP).
8.0 – RECURSOS A SEREM UTILIZADOS
8.1- Consumo
Recursos Materiais
       Valor Unitário
  Valor Total

       (R$)
(R$)
1-  Material de papelaria                                                      


1.1-            Resmas de papel


1.2-            Toner para copiadora


1.3-            Cartolinas


1.4-            Tintas


1.5-            Espiral para encadernações





2- Álbum de poema/ portfólio/painel de fotos                 


2.1- Revelações de fotos


2.2- Pasta catálogo ( para portfólio)





3- Figurinos para as apresentações                                    


3.1- tecidos


3.2- Costureira





4- Oficinas de canto, músicas e teatro                               


4.1- Oficina de teatro


4.2- Oficina de dança


4.3- Oficina de canto





5-Quadro de alunos destaques                                          


5.1- quadro aluno-destaque


Total de consumo                                                          



8.2-Permanente
8.1- RECURSOS HUMANOS:
_ Alunos;
_ Equipe do GDP(Grupo formado de 12 participantes, Sendo 5 professoras de Língua portuguesa, 3 professoras de História, 1 professor de Artes, 1 professora de Ed. Física, 1 professora de Uso da biblioteca, 1 Supervisora educacional. )
_ Demais funcionários da escola e equipe diretora
_ Comunidade escolar;
_ Professores contratados para as oficinas
8.2 – PARCERIAS

Para operacionalizar este projeto, há necessidade de parceiros como SEE e SRE devido aos custos do mesmo: material (papelaria),  professores para as oficinas, etc. Na medida em que o projeto se desenvolve, proporcionar-se-á aos alunos  envolvidos não somente atividades de leitura e escrita,  re-textualizações de textos, dança, teatro e canto e de lazer, mas também de formação, troca de experiências, relatos de vida, enfim, construção de possibilidades interescolares e comunitárias.

9.0 – AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá simultaneamente a sua aplicação de forma permanente, sob a coordenação da equipe de GDP. Os alunos serão avaliados mediante observação do esforço e compromisso nas aulas de leitura, re-textualização, interesse nas oficinas e boa desenvoltura nas produções de textos orais e escritos..
10    – METAS
- Material selecionado, professores motivados e engajados no projeto;
- Alunos motivados e engajados no projeto;
- Alunos lendo, reconhecendo, interpretando e produzindo textos de  gênero textuais variados; E, sobretudo com melhor desempenho nas avaliações internas e externas da escola;
- Alunos familiarizados com gêneros textuais variados, sobretudo o poético, desenvolvendo a vontade de ler poemas, ouvindo boas músicas e  fazendo  dessas práticas um hábito de lazer e conhecimentos;  e,  entendendo  esses gêneros  como uma forma de expressão, lírica ou épica, que não se limita à coincidência das rimas ou à expressão do senso comum;
- Trabalhos dos alunos divulgados em diferentes suportes da escola: mural do pátio e, quadro do aluno destaque, etc.
- Alunos  expressando sua criatividade nas oficinas, saraus, recital e teatro. E, expressando, sobretudo, sua oralidade com desenvoltura em diferentes eventos escolares, no recreio, ao apresentarem seus trabalhos em sala, escrevendo textos coerentes e compreendendo o que lêe
11 – CUSTOS
O custo deste Projeto ficará ..............................
 Material de papelaria ,  álbum de poema portfólio/painel de fotos,  figurinos para as apresentações , oficinas de canto, músicas e teatro , quadro de alunos destaques ,         ambiente virtual para a biblioteca ( dois computadores) e impressora.



PROJETO 

Lítero- Virtual II

1- NOME DO PROJETO
Lítero- Virtual II
02 - CONTEXTO E JUSTIFICATIVA (ONDE ESTAMOS?)
Na América Latina, a UNESCO ressalta que o processo de alfabetização só se consolida de fato para as pessoas que completaram a 4ª série. Entre aqueles que não concluíram esse ciclo de ensino, se tem verificado elevadas taxas de analfabetismo. No Brasil, existem mais de 1,1 milhões de adolescentes entre 12 e 17 anos que não sabem ler e escrever. A educação apresentou melhorias significativas na última década do século XX: houve queda substancial da taxa de analfabetismo e, ao mesmo tempo, aumento regular da escolaridade média e  frequência escolar (taxa de escolaridade). No entanto, a situação na educação ainda não é satisfatória, principalmente em algumas das cinco grandes regiões do país. Considerando o analfabetismo funcional, essa situação é ainda mais insatisfatória, pois, as taxas nas regiões Norte e Nordeste não são menores do que 30% e 40%, respectivamente. Na Escola Estadual D. José de Haas, esse quadro não é diferente. Segundo os resultados do programa de Avaliação da Educação Básica ( PROEB-2007- 2008), o desempenho dos alunos nas avaliações continua entre o critico e intermediário. Também tem sido notória a falta de habilidades dos alunos para a leitura e a escrita, pois todas as ações no sentido de incentivar, mobilizar para a leitura não tem sido suficientemente eficaz para a resolução do problema. Portanto, estamos diante de um desafio a ser vencido, o desinteresse pela prática da leitura decorrente da deficiência quanto ao letramento. Como os projetos dos anos anteriores tiveram uma boa aceitação pelos alunos e professores, além da visível melhora na prática da leitura e escrita mesmo estando em fase de desenvolvimento, como também a elevação na taxa de proeficiência da escola, resolvemos dar continuidade, lembrando da necessidade de adaptarmos as necessidades vigentes.

03 - ABRANGÊNCIA (QUEM SE BENEFICIA?)
O projeto envolverá diretamente cerca de 900 alunos, sendo Ensino Médio, Fundamental dos últimos anos, EJA, enfatizando principalmente o 6º e 7º ano. E envolverá, sobretudo, professores de Língua Portuguesa, História, Artes, Ed. Física, Professor de Uso da Biblioteca, uma orientadora, direção e comunidade escolar.

04 - OBJETIVO GERAL (O QUE MUDAR?)

Tornar professores melhores preparados para formar alunos leitores capazes de reconhecer, interpretar e criticar gêneros textuais que circulam nas diferentes esferas sociais e instrumentalizar alunos na re-textualização, análise e fichamento de obras literárias.

05 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS (COMO FAZER?)
1- Realizar o estudo do Módulo I;
2- Selecionar livros atrativos, adequar a escola ao contexto do projeto e confeccionar a Agenda do Saber;
3- Trabalhar com Agenda do Saber e confeccionar os Cadernos Didáticos para Análise Literária (Ensino Médio) e os Cadernos Didáticos Para Trabalhos com Gêneros Textuais (8º e 9º ano);
4- Preparar a escola para a visita do personagem AV_25 e realizar oficinas de arte, dança e teatro.

06 – CRONOGRAMA DAS PRINCIPAIS AÇÕES (EM QUE RITMO AVANÇARÁ E O
QUE NÃO PODE DEIXAR DE SER FEITO?)

MARÇO/ ABRIL (01 de mar a 16 de abr)
AÇÕES
►Responder aos comentários do orientador;
►Postar no Blog o Plano de Projeto aprovado;
►Participar do encontro de coordenadores;
►Preencher o cronograma geral do encontro.

1º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Realizar o estudo do Módulo I

ABRIL/ MAIO (17 de abr a 15 de maio)
AÇÕES
► Estudo dos textos do Módulo I;
►Reunião para debate das questões;
►Estudo dos textos complementares;
►Envio da ata e relatórios.

2º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Selecionar livros atrativos, adequar a escola ao contexto do projeto e confeccionar a Agenda do Saber

MAIO/JUNHO (16 de maio a 16 de jun)
AÇÕES
►Reunião para escolha do acervo bibliográfico;
► Pesquisa de livros adequados ao contexto do projeto;
►Seleção de livros para serem lidos, re-textualizados e analisados no decorrer do projeto;
►Confecção da Agenda do Saber.

3º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Trabalhar com Agenda do Saber e confeccionar os Cadernos Didáticos para Análise Literária (Ensino Médio) e os Cadernos Didáticos Para Trabalhos com Gêneros Textuais (8º e 9º ano);
JUNHO/JULHO (16 de jun a 16 de jul)
AÇÕES
►Preenchimento e análise das fichas literárias da Agenda do Saber;
►Análise de Obras literárias lidas e re-textualizadas;
►Trabalhos com os Cadernos Didáticos de Gêneros Textuais;

4º OBJETIVO ESPÉCIFICO

Preparar a escola para a visita do personagem AV_25 e realizar oficinas de arte, dança e teatro;
AGOSTO/SETEMBRO (01 de ago a 30 de set)
 AÇÕES
►Re-textualização de obras literárias em peças teatrais;
►Re-textualização de obras literárias em coreografias;
► Realização de oficinas de arte, dança e teatro.


07 - PRODUTOS (QUAL A NOSSA CONTRIBUIÇÃO?)
1- Respostas das questões do Módulo I e relatório-ata do desenvolvimento do objetivo I
2-Agenda do Saber;
3- Cadernos Didáticos para Análise Literária e Cadernos Didáticos para Trabalhos com Gêneros Textuais.
4- Mostra de arte, dança e teatro.

RESULTADOS ESPERADOS:
1-Projeto aprovado e executado com entusiasmo pela equipe do GDP com o apoio da direção e comunidade escolar; professores melhor preparados e mais motivados elaborando propostas pedagógicas mais eficientes e registrando informações sobre suas ações em sala de aula em relatórios e diferentes formas de documentação;

2- Alunos trabalhando com a Agenda,  analisando, re-textualizando obras literárias e reconhecendo com desenvoltura os gêneros textuais, sobretudo do domínio jornalístico, literário e instrucional.

3- Alunos lendo, reconhecendo , produzindo e interpretando gêneros textuais diversos e  com melhor desempenho nas avaliações internas e externas da escola;
- Trabalhos dos alunos divulgados em diferentes suportes da escola: rádio, mural, etc.
4- Alunos  expressando sua criatividade nas oficinas de arte, dança e teatro e expressando, sobretudo, sua oralidade com desenvoltura em diferentes eventos escolares, no recreio, ao apresentarem seus trabalhos em sala, escrevendo textos coerentes e compreendendo o que lêem.

09 - ORÇAMENTO (QUANTO CUSTA?)

 (09.1) MATERIAL DE CONSUMO - oficinas de arte, teatro e dança
- Confecção da Agenda do Saber                                                
- Acervo bibliográfico                                                                       
-Papelaria                                                                                         
09.2) MATERIAL PERMANENTE:
- Máquina de encadernação                                                             
- Figurino para as apresentações de dança e teatro                       
_ Impressora                                                                                        
 - Revitalização da sala ambiente                                                      


01 - NOME DO PROJETO
Arte de criar e recriar

02 -  CONTEXTO E JUSTIFICATIVA
O Projeto Arte de Criar e Recriar apresenta propostas de ação para os educandos da Escola Estadual Dom José de Haas com vulnerabilidade social e pertencentes a famílias carentes  que necessitam trabalhar para complementar a renda familiar.  Fator este que  é causador do baixo rendimento escolar, repetência e evasão. Também, as condições sócio-econômicas desses educandos são os  motivos pelos quais necessitam de largar os estudos para ingressar no mercado de trabalho,  enquanto  o meio social em que vivem propicia a  dificuldade de inclusão no meio escolar.  Esse  projeto tem como meta intervir na comunidade local e edificar relação de autoconfiança, pois com a arte buscaremos  recuperar a auto-estima através de oficinas  com professores e profissionais competentes em cada área, ensinando e praticando a “pedagogia do amor”, preparando-os para um novo porvir. Nessas oficinas serão ministradas diversas  modalidades de artes como: artesanato, dança, música e teatro.  Assim, será propiciado o desenvolvimento do pensamento artístico que caracteriza o modo particular e dá sentido as experiências de cada ser. E, ampliará as possibilidades de cada linguagem artística como atividades criadoras de expressão e comunicação.

3 - ABRANGÊNCIA
O projeto envolverá todos os APEPEAS da escola e sobretudo a equipe de professores do GDEPEAS.

04 - OBJETIVO GERAL
Despertar nos adolescentes o gosto pela arte através das manifestações artísticas vivenciada no nosso dia a dia, as artes visuais, a música, a dança e o teatro e sobretudo propiciar meios para que os adolescentes aumente a renda familiar com a venda do artesanato.

05 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1-Conhecer a história da arte;
2-Despertar as várias formas artísticas;
3-Apresentar várias técnicas de pintura
4-Possibilitar trabalhos de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da colagem
5-Incentivar a dança como movimento corporal;
6-Despertar o gosto pela arte, dança e teatro;
7-Desenvolver a imaginação e a criatividade e ampliar o vocabulário para apresentação teatral.

Etapas Previstas:

Produções de desenhos com lápis de cor, giz de cera e tintas;
Misturas de tintas e descobertas da cores primárias, secundárias e terceárias para aplicação em desenhos;
Ilustração de poesias e músicas através de desenhos ou gravuras;
Utilização de movimentos corporais através da dança;
Compreenção da leitura e a escrita através de músicas;
Leitura de textos, poesias e histórias para apresentação de peça teatral ampliando o vocabulário e a imaginação;
Apresentação de dramatizações.
Atividades:

Representação das pinturas ruprestes utilizando tintas naturais;
Pinturas com lápis de cor aperfeiçoando as técnicas previstas;
Leitura de poesias, textos e musicas para ilustração;
Pinturas sobre lixa com giz de cera;
Colagens com materias diversos;
Apresentação e dublagem de musicas;
Danças seguidas de vários ritmos musicais;
Dramatização de textos, histórias e poesias.

06 – CRONOGRAMA DAS PRINCIPAIS AÇÕES

1º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Conhecer a história da arte;
AÇÕES                           
►Explanação em Power point sobre a história e tipos de artes existentes.

2º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Despertar as várias formas artísticas
AÇÕES
► Inscrições e Seleção de alunos para as oficinas

3º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Apresentar várias técnicas de pintura
AÇÕES
►Pesquisa e estudo das várias formas de pinturas
► Oficina de pintura em tecido, tela, etc.

4º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Possibilitar trabalhos de artes utilizando a linguagem do desenho, da pintura e da colagem
AÇÕES
►oficinas de bicolagem
►Oficinas de grafitagem

 5º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Incentivar a dança como movimento corporal
AÇÕES
►Oficina de pintura em corpo
► Oficina de dança

6º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Despertar o gosto pela música através das letras e canções
AÇÕES
►Estudo das letras das canções e pesquisa de cantores e compositores regionais;
► Oficinas de poemas
►oficinas de canto

7º OBJETIVO ESPÉCIFICO
Desenvolver a imaginação e a criatividade e ampliar o vocabulário para apresentação teatral.
AÇÕES
► oficina de teatro
►criação e ensaio de uma peça teatral


07 - PRODUTOS
1-    Feira expositiva dos trabalhos realizados;
2-    Exposição das pesquisas e trabalhos escritos realizados;
3-    Exposição de móbiles, mosaico, confecção de jogos lúdicos, kirigami
4-    Concurso de gibis
5-    Mostra de dança, teatro e canto e recital poético


08 RESULTADOS ESPERADOS
- Inserção e permanência das crianças/adolescentes na rede publica de ensino formal;
- Reconhecimento de sua comunidade e dos recursos culturais existentes no entorno;
- Desenvolvimento e competência para convivência grupal e vicinal;
- Desenvolvimento de ações através da arte relacionada ao bem comum;
- Aquisição de habilidades para participação na vida pública dos direitos e responsabilidades;
- Aquisição de valores éticos de justiça e cidadania;
- Garantir que a criança e o adolescente não estejam em risco pessoal de social;
- Participação familiar no trabalho realizado para edificar na criança/adolescente uma relação de auto-confiança dentro do universo cultural.

09 A avaliação das atividades propostas no projeto, por exemplo, podem ser feitas através de uma exposição para mostra dos trabalhos realizados durante as oficinas
 METÓDOLOGIA
- Proporcionar liberdade de auto-expressão dando oportunidade ao ser de evoluir para vencer recalques e angustias.
- Propiciar o desenvolvimento da linguagem, sendo o dialogo a principal contribuição.
- Desenvolver o senso de responsabilidade com trabalhos individuais e grupais.
- Propiciar dinâmicas de recreação superando as barreiras existentes, promovendo espaço de aprendizagem e o espírito crítico.
Avaliação: individual e coletiva: O impacto de transformação causado na relação educando e o educador.

RECURSOS HUMANOS
01 (um) Profissional com Curso Superior em Arte e Educação com jornada de trabalho com 04 horas diárias com horários alternados.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO

JUNHO
. Palestra sobre a historia da arte rupestre, moderna,etc;
· Pesquisa sobre artes, mural, feira expositiva;

JULHO
· Atividade criadora de produção verbal e não -verbal através da construção de textos, peça de teatro, letras de musica.
. confecção de móbiles, mosaico, confecção de jogos lúdicos, kirigami.

AGOSTO
Pintura do muro

SETEMBRO
· Confecção de revistas em quadrinhos, dramatização, enfeites para mesa, jogos educativos e teatro coletivo;

OUTUBRO
· Teatro, expressão corporal, danças indígenas, confecção de objetos artesanais.

NOVEMBRO
· Dinâmicas e gincanas, teatro, dança, confecção de objetos com sucatas;
· Poemas e histórias individuais e coletivas;
· Telas individuais.

DEZEMBRO
· Confecção de objetos variados, telas coletivas, danças e expressão coletivas e textos individuais;
· Danças típicas e dramatização.
· Confecção de fantoches, confecção de quadros em kirigami;
· Danças, teatro e confecção de mural;
· Textos individuais e coletivos;
· Dinâmicas e jogos educativos.
· Confecção de brinquedos;
· Exposição de objetos produzidos;
· Feira cultura para comunidade;
· Poemas Individuais e criação de gibis.
· Oficinas de teatro;
· Oficinas de músicas com objetos criados com sucatas;
· Oficinas de literatura, danças e musica.
· Confecção de arranjos para o natal;
· Confecção de brinquedos com sucata;
· Exposição dos objetos criados com diversos materiais;
· Feira expositiva interna e externa;
· Decoração com peças produzidas para o Natal.


PROJETOS

PROJETOS DA ESCOLA ESTADUAL
INDUSTRIAL SÃO JOSÉ

PROJETO  Biblioteca interativa:
A imaginação não tem limites; a leitura também não!

1.1- SRE- 43ª/Araçuaí

1.2 – Escola/ Município- E.E.Industrial São José - Araçuaí

1.3- ENFOQUE NAS TEMÁTICAS - Alfabetização e letramento

1.4. RESPONSÁVEIS - Professores de Língua Portuguesa, Artes, professor de uso da biblioteca e orientadoras educacionais.

2-INTRODUÇÃO

Por acreditar que o hábito da leitura pode ser adquirido em qualquer época da vida do estudante, elaborei este projeto. Pois, é através da leitura que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar nosso raciocínio e a interpretação.

Nossos alunos, principalmente do noturno, em sua maioria trabalham e não tem tempo para leituras demoradas. O que é pior ainda; é que, não tiveram uma formação ou preparação para essa habilidade tão imprescindível em nossas vidas.

Diante dessa situação, teremos que através de ações aparentemente isoladas, com características próprias, mas singelas, incentivar o gosto pela leitura, buscando parcerias com a Direção, Corpo Docente e toda a Comunidade Escolar.

03 - CONTEXTO E JUSTIFICATIVA

Qualquer projeto literário e de letramento deve-se iniciar na biblioteca; pois, além de ser o órgão de apoio mais importante a nível pedagógico de uma escola, tem que propor à sua clientela, através da novidade, algo além das suas necessidades. Tem que dar ao aluno condições para desenvolver o seu espírito de participação e permitir sua adesão no universo literário e no da pesquisa de forma natural. Também, motivar uma frequência espontânea e sábia no uso do potencial e dos seus espaços.

A oportunidade de absorver e gerar informações de forma interativa faz do aluno um agente e faz da biblioteca uma referência, dinâmica, ativa, que desperta a curiosidade, que estimula que seduz e alimenta esse agente transformador.

Dessa forma, a biblioteca passa, então, a ocupar um espaço mais significativo num contexto educacional, se fortalecendo, inclusive, politicamente. O que lhe dá condições de alçar novos vôos.

Por isso, o projeto “Biblioteca interativa: A imaginação não tem limites; a leitura também não!” compõe-se de vários subprojetos de natureza diversificada, com o propósito pedagógico de desenvolvimento de ações específicas, direcionadas a um público alvo, que cativado, atraído para este ambiente dinâmico, passará a ver e a interagir com um mundo de informação de forma crítica e ativa.

04 - ABRANGÊNCIA

Professores e estudantes do E. Fundamental, E. Médio e EJA da E. E. Industrial São José. A maioria pertence a classe média, o que indica, devido ao capital cultural próprio dessa classe, boas condições para um aprendizado de qualidade. A família tem uma boa participação no cotidiano escolar.

05 - OBJETIVO GERAL

Transformar a biblioteca num espaço dinâmico, buscando com afinco proporcionar a sua utilização com atrações criativas, inovadoras e cativantes dentro da realidade dos educandos da escola.

6 - OBJETIVOS ESPECÍFICOS

6.1. ETAPA I

6. 1. 1. “Biblioteca interativa: resultado da ação de todos”

Elaborar os subprojetos propostos ( equipe de professores de uso da biblioteca); apresentar à direção e levar para a equipe pedagógica e corpo docente, para serem reavaliados, reformulados e implantados.

►AÇÕES

 Elaboração dos subprojetos pelos professores de Uso da biblioteca para apreciação da Direção e reformulação dos mesmos pelo Corpo docente e Equipe pedagógica.


6.2. ETAPA II

6. 2. 1. “Treinamento do Corpo Discente”

Contextualizar e integrar o corpo discente às realidades da “Biblioteca Interativa”, proporcionando melhor proveito da utilização de seus recursos.

►AÇÕES

 Realização de trabalho de conscientização da importância da conservação do acervo e melhor maneira da utilização dos espaços da biblioteca escolar. ( professor de L. Portuguesa e de uso da biblioteca)


6.2.2 “Conservação e aquisição de livros para o Acervo”

Orientar e auxiliar os alunos no manuseio do acervo bibliográfico e promover uma campanha de doação de livros.

►AÇÕES

 Realização de trabalhos de conscientização para que o aluno conserve e devolva o acervo bibliográfico da escola quando usar em sala de aula ou em casa.

 Realização da campanha “Quer doar conhecimento? doe livros!”, para ampliar o acervo bibliográfico da escola.

6.3. ETAPA Ill

6.3.1. “Você Já Leu?”

Divulgar as diversas obras do acervo bibliográfico da escola, proporcionando melhor assessoria informacional a toda a comunidade estudantil e incentivar o hábito de leitura.

►AÇÕES

 Confecções de cartazes, folders, murais, painéis com sinopse de livros do acervo bibliográfico;

 Seleção de livros de gêneros variados (romances, contos, obras poéticas, etc.) de acordo com cada série para trabalhos na sala de aula e biblioteca;

 Realização de rodas de leitura nas salas de aula, pátio e biblioteca;

 Criação de um blog “Biblioteca Interativa da Industrial São José” para divulgação das ações do projeto;

 Criação de um quadro de fotos para homenagear os alunos-leitores destaque da biblioteca;


6.3.2. “Seu Talento é um Show”

Projetar o aluno, através de leituras, interpretações literárias e teatrais, saraus, shows musicais e trabalhos de pesquisas.

►AÇÕES

 Realizações de oficinas de teatro, música e dança;

 Criação de um grupo de teatro, corpo de dança e coral para a escola;

 Divulgação no blog “Biblioteca Interativa da Industrial” de trabalhos, pesquisas, sinopses de livros lidos feitos pelos alunos destaque do quadro de leitores.


6.3.3. “Biblioteca Viva”

Ocupar e divulgar espaços culturais da escola e ainda contextualizar obras regionais e grandes clássicos da literatura através de peças teatrais e dramatizações de poemas.

►AÇÕES

 Realização de um sarau-musical;

 Mostra de peças teatrais e do corpo de dança em “Atividades Festivas” da escola.

6.4. ETAPA IV

6.4.1 “Informatização ”

Agilizar o empréstimo de livros e fazer buscas qualitativas do acervo bibliográfico.

►AÇÕES

 Informatização da biblioteca da escola.

6.4.2 “Criar um ambiente virtual na biblioteca”

Contextualizar e integra a biblioteca às novas tecnologias.

►AÇÕES

 Criação de um ambiente de pesquisa online na biblioteca.

 Monitoramento das pesquisas feitas pelos educandos no ambiente virtual.


6.4.3 “Industriarte”

Criar na escola um espaço para oficinas, hora do conto, teatro, lançamentos de livros, rodas de leitura e etc.

►AÇÕES

 Realização de oficinas de arte com retextualizações das obras lidas em: painéis, cartazes, murais, teatro de fantoche, reconto, peças teatrais, HQ, etc.

6.4.4. “Poetas na escola”

Aumentar a familiaridade dos alunos com o gênero poético e desenvolver a vontade de ler, interpretar, produzir e recitar poemas, fazendo dessa leitura um hábito de lazer e conhecimentos.

►AÇÕES

 Leitura de poemas de diversos tipos e de diversos autores feitas pelo professor de L. portuguesa em sala de aula e pelo professor de Uso da biblioteca na biblioteca;

 Realização de oficinas para trabalhar criação de poemas e para estudo da métrica de acordo com a série em questão;


7- RESULTADOS ESPERADOS

 Subprojetos elaborados, reformulados, aprovados e professores motivados e;

 Alunos conscientes da importância da conservação do acervo e utilizando os espaços da biblioteca escolar adequadamente.

 Campanha de conservação e aquisição de livros para o acervo bibliográfico realizada e biblioteca equipada;

 Alunos motivados e engajados no projeto;

 Obras divulgadas, alunos lendo, reconhecendo, interpretando e produzindo textos de gênero textuais variados; E, sobretudo com melhor desempenho nas avaliações internas e externas da escola;

 Alunos mostrando seus talentos em interpretações literárias, peças teatrais, saraus, shows musicais e trabalhos de pesquisas e etc.

 Alunos familiarizados com gêneros textuais variados, sobretudo o poético, desenvolvendo a vontade de ler poemas e fazendo dessas práticas um hábito de lazer e conhecimentos; e, entendendo esse gênero como uma forma de expressão, lírica ou épica, que não se limita à coincidência das rimas ou à expressão do senso comum;

 Trabalhos dos alunos divulgados no blog “ Biblioteca Interativa da Industrial São José”, em murais e, quadro do aluno-leitor destaque, etc.

 Alunos fazendo pesquisas no ambiente virtual da biblioteca e expressando sua criatividade nas oficinas, saraus, recital e teatro. E, sobretudo, expressando, sua oralidade com desenvoltura em diferentes eventos escolares, no recreio, ao apresentarem seus trabalhos em sala, escrevendo textos coerentes e compreendendo o que lêem.

9. CONCLUSÃO

Ativar o espaço da biblioteca passa por ações de fundo cultural (mais livres) e pedagógicas (direcionadas). Cria assim, uma relação entre espaço cultural , acervo e função pedagógica, para atender às expectativas do educando, biblioteca e escola.

Mudar por mudar não é preciso em nosso cotidiano. Preciso é, mesmo que se quebrem paradigmas, construir o futuro. Não apenas olhar em sua direção. Mais do que isso, delimitar um caminho norteador e dar passos em direção a atingir objetivos. Passos firmes e conscientes da realidade que se quer construir.

 

1º Subprojeto: “Você já Leu”

Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania.

1- NOME DO PROJETO

1.1- “VOCÊ JÁ LEU”

1.2- SRE

43ª/ Araçuaí

1.2 – Município/ Araçuaí

1.3- TEMÁTICAS

Letramento e alfabetização


1.4. RESPONSÁVEIS

Professores de Língua Portuguesa, Artes, professor de uso da biblioteca e orientadoras educacionais e demais servidores.

2- JUSTIFICATIVA
Ler é um bom começo na vida de qualquer cidadão. Além de dar prazer é um caminho que ajuda a melhorar as pessoas: aprimora o conhecimento geral, oferece subsídios para refletir sobre o mundo e a condição humana.

Sabemos que estímulo à leitura inicia-se em casa. Mas a escola tem o papel de reforçar este estímulo trazendo a literatura para a sala de aula e tornando esse hábito diária.

Ciente de que o estímulo ao hábito da leitura está sempre em busca de novas propostas que possam trazer aos nossos alunos um aprendizado de qualidade da leitura e da interpretação a E.E.Industrial São José com parceria principalmente com os professores de uso da biblioteca, língua portuguesa desenvolverá no decorrer deste ano o projeto Literário “VOCÊ JÁ LEU” .

Esse projeto terá como foco o desenvolvimento de habilidades para a formação de bons leitores, através da leitura de gêneros literários diversificados como: contos, fábulas, romances, crônicas, contos, lendas, poemas entre outros e retextualização de obras literárias em peças teatrais, coreografias, paródias, poemas de cordel, dentre outros; trabalhos que divulgados para a comunidade escolar e externa num concurso de talentos realizado na escola.


OBJETIVO GERAL:

Estimular a produção de discurso oral e escrito explorando as possibilidades dos gestos e movimentos corporais através de recontos das histórias e produzindo idéias divergentes e estimular a criatividade por meio de contos e dramatização


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 01 :

1- Divulgar as diversas obras do acervo bibliográfico da escola, proporcionando melhor assessoria informacional a toda a comunidade estudantil e incentivar o hábito de leitura.

AÇÕES

 Confecções de cartazes, folders, murais, painéis com sinopse de livros do acervo bibliográfico;

 Seleção de livros de gêneros variados (romances, contos, obras poéticas, etc.) de acordo com cada série para trabalhos na sala de aula e biblioteca;

 Realização de rodas de leitura nas salas de aula, pátio e biblioteca;

 Criação de um blog “Biblioteca Interativa da Industrial São José” para divulgação das ações do projeto;

 Criação de um quadro de fotos para homenagear os alunos-leitores destaque da biblioteca;


OBJETIVOS ESPECÍFICOS 02 :

Projetar o aluno, através de leituras, interpretações literárias e teatrais, saraus, shows musicais e trabalhos de pesquisas.

►AÇÕES

 Realizações de oficinas de teatro, música e dança;

 Criação de um grupo de teatro, corpo de dança e coral para a escola;

 Divulgação no blog “Biblioteca Interativa da Industrial” de trabalhos, pesquisas, sinopses de livros lidos feitos pelos alunos destaque do quadro de leitores.

 Realizar o concurso de talento “ seu talento é um show.



REGULAMENTO DO 1º CONCURSO
“ SEU TALENTO É UM SHOW”

I. DA APRESENTAÇÃO E REALIZAÇÃO

SEU TALENTO É UM SHOW é um concurso cultural e artístico promovido pelos 3ºs anos do Ensino Médio da E.E. Industrial São José.

O tema do CONCURSO é: “Do Modernismo à Contemporaneidade”, promovendo as manifestações artísticas e culturais dessas épocas.

O concurso faz parte do Projeto “Biblioteca interativa: A imaginação não tem limites; a leitura também não” realizado pelas professoras de uso da biblioteca da escola com o objetivo de transformar a biblioteca num espaço dinâmico, buscando com afinco proporcionar a sua utilização com atrações criativas, inovadoras e cativantes dentro da realidade dos educandos.

Os recursos utilizados nesse concurso serão provenientes de patrocínios angariados pelos alunos da Comissão de Formatura/2012; assim como, o lucro será destinado à formatura dos mesmos.

Os números apresentados podem ser peças de teatro, músicas e danças que serão julgados e premiados em cada categoria.

A realização do concurso acontecerá no dia 4 de agosto de 2012, a partir das 19:00h, no anfiteatro da E. E. Industrial São José.

II. DA PARTICIPAÇÃO

O CONCURSO é destinado ao público em geral, podendo fazer parte dos grupos que apresentarão as modalidades artísticas estipuladas neste edital: alunos, servidores e membros da comunidade externa, desde que inscritos e que tenham pagado o valor estipulado na inscrição.

Estarão disponíveis para as apresentações, o palco do anfiteatro, aparelhagem de som com microfones e possibilidade de conexão de entrada para duas guitarras ou violões.

III. DAS INSCRIÇÕES

1- Cada candidato, dupla ou grupo poderão apresentar uma única modalidade artística;

• No ato da inscrição, o candidato e/ou candidatos deverão indicar o(s) nome(s), bem como fazer uma breve descrição da modalidade que pretende apresentar;

• As inscrições para a participação no CONCURSO terão início no dia 25 de junho de 2012, encerrando-se impreterivelmente no dia 03 de agosto de 2012;

• As inscrições serão feitas na biblioteca da escola com as professoras de uso da biblioteca nos três turnos (Nilvânia _ manhã; Marilene_ tarde e Vera_ noite) das 7:00h às 11:40; das 13:00h às 17:40 e 18:30h às 23:00h.

Exigências necessárias para a Inscrição :

1) Apresentação de documento de identidade, com foto, do(s) candidato(s) participantes e telefone para contato;

2) Apresentação do CPF dos participantes da apresentação;

3) Preenchimento do formulário de inscrição (em anexo), feito na biblioteca;

4) Autorização escrita para a divulgação de filmagens e fotos das apresentações no blog da biblioteca e outras mídias;

5) O valor da Inscrição será de R$ 5,00 para candidato único e R$ 10,00 para grupos ou duplas;

6) Os grupos só poderão ser formados por 10 participantes, no máximo e o tempo de duração das apresentações não podem ultrapassar de 10 min.

7) Os candidatos deverão assinar um termo de compromisso de que no dia 07/06/2012 às 18:00 h deverão estar na escola para a apresentação.

Observação: No dia 04/08/2012 às 18:00 h, serão conferidos os nomes dos participantes de acordo com as informações prestadas na inscrição. Caso algum nome não conste na lista, a equipe não poderá se apresentar.

IV. DA COMISSÃO JULGADORA

A Comissão Julgadora será composta por até 5 (cinco) representantes da comunidade externa, devendo ser preferencialmente líderes comunitários, secretários municipais, diretores de escola, servidores da SRE, representantes políticos, entre outros que serão revelados no dia da apresentação;

Não poderão participar da comissão julgadora servidores da E.E. Industrial São José.

V. DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO E PONTUAÇÃO

A pontuação irá considerar 2 critérios:

A - Da pontuação quanto ao perfil e quantidade de participante.

I. Aluno da escola (10 pontos);

II. Alunos de outras escolas (9 pontos);

III. Participante da comunidade externa (8 pontos).

B - Do desempenho durante a apresentação

Serão observados os seguintes quesitos:

I. Figurino (roupas, maquiagem, alegorias) - (0 a 10 pontos);

II. Inovação (criatividade, criação própria, novidade) – (0 a 10 pontos);

III. Desempenho (qualidade do trabalho realizado, resultado final) – (0 a 10 pontos);

IV.Postura, desenvoltura, seriedade durante a apresentação (0 a 10 pontos);

VI. DO RESULTADO FINAL

A equipe vencedora será aquela que obtiver como resultado a maior soma de toda a pontuação dos critérios: perfil de participante e desempenho.

Pontuação total = Nota média do perfil participantes + nota média de desempenho

VII. DA PREMIAÇÃO

A decisão da Comissão Julgadora é soberana e irrecorrível. Na hipótese de um vencedor do CONCURSO vir a ser desclassificado ou perder o direito a receber a premiação por qualquer motivo, será considerada a ordem de classificação subsequente ao 2º (segundo) vencedor premiado, e assim por diante.

Os candidatos participantes do 3º ano e Comissão organizadora ganharão um dia de lazer com uma confraternização. já os candidatos vencedores, independente de ser ou não do 3º ano do Ensino Médio da E. E. Industrial São José, ganharão o valor de R$ 100,00 mais troféu para o 1º lugar, R$ 80,00 mais troféu para o 2º lugar e R$ 50,00 mais troféu para o 3º lugar.

VIII. DISPOSIÇÕES GERAIS

O não cumprimento de qualquer cláusula ou disposição deste Regulamento pelo inscrito determinará sua desclassificação do concurso;

Os casos omissos serão avaliados pela comissão organizadora do concurso.

Araçuaí, em 19 de junho de 2012

A Comissão.
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SEU TALENTO É UM SHOW - APRESENTAÇÃO DE DUPLAS OU GRUPOS DE ALUNOS OU SERVIDORES DA ESCOLA E. INDUSTRIAL SÃO JOSÉ


Ficha de Inscrição

1 - Identificação:

Nome da Turma:____________________________________________________________

Coordenador da turma:_______________________________________________________

Identificação: CPF:_________________________ RG:______________________________

Contato do coordenador do grupo : Telefone: ( ) __________ e-mail: ___________________

Nome e CPF dos integrantes da equipe que participarão da apresentação, inclusive do coordenador, se for o caso.


2- Termo de compromisso

Eu____________________ CPF______________ Perfil (aluno, servidor,comunidade externa)______________________________ autorizo a divulgação de minha imagem em mídias de comunicação da escolas e outros.

Assinatura:

3 – Nome da apresentação:

__________________________________________________________________________

4– Descrição da modalidade que a equipe apresentará:

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

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____________________________________________________________

Local, __________________, data __/___/2011

_____________________________
Assinatura do(a) coordenador(a)
___________________________________________________________________________________

SEU TALENTO É UM SHOW - APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL DE ALUNO OU SERVIDORES DA ESCOLA E. INDUSTRIAL SÃO JOSÉ

Ficha de Inscrição

1 - Identificação:

Nome da Turma:____________________________________________________________

Coordenador da turma:_______________________________________________________

Identificação: CPF:_________________________ RG:______________________________

Contato do coordenador do grupo : Telefone: ( ) __________ e-mail: ___________________


2- Termo de compromisso

Eu____________________ CPF______________ Perfil (aluno, servidor,comunidade externa)______________________________ autorizo a divulgação de minha imagem em mídias de comunicação da escolas e outros.

Assinatura:_________________________________________________________________

3 – Nome da apresentação:

__________________________________________________________________________

4– Descrição da modalidade que apresentará:

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

____________________________________________________________

Local, __________________, data __/___/2011

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Assinatura do(a) coordenador(a)
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SEU TALENTO É UM SHOW - APRESENTAÇÃO DE DUPLAS OU GRUPOS DE PARTICIPANTES EXTERNOS


Ficha de Inscrição

1 - Identificação:

Nomes dos candidatos e CPFs __________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

Coordenador do grupo :_______________________________________________________

Identificação: CPF:_________________________ RG:______________________________

Contato do coordenador do grupo : Telefone: ( ) __________ e-mail: ___________________

2- Termo de compromisso

Eu____________________ CPF______________ Perfil (aluno, servidor,comunidade externa)______________________________ autorizo a divulgação de minha imagem em mídias de comunicação da escolas e outros.

Assinatura:_________________________________________________________________


3 – Nome da apresentação:

__________________________________________________________________________

4– Descrição da modalidade que a equipe apresentará:

__________________________________________________________________________

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____________________________________________________________

Local, __________________, data __/___/2011

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Assinatura do coordenador

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SEU TALENTO É UM SHOW - APRESENTAÇÃO INDIVIDUAL DE ALUNO OU PESSOAS EXTERNOS

Ficha de Inscrição

1 - Identificação:

Nome do candidato:__________________________________________________________

Escola ou local de trabalho:____________________________________________________

Identificação: CPF:_________________________ RG:______________________________

Contato do coordenador do grupo : Telefone: ( ) __________ e-mail: ___________________

Eu____________________ CPF______________ Perfil (aluno, servidor,comunidade externa)______________________________ autorizo a divulgação de minha imagem em mídias de comunicação da escolas e outros.

Assinatura:

2 – Nome da apresentação:

_________________________________________________________________________

3– Descrição da modalidade que apresentará:

__________________________________________________________________________

__________________________________________________________________________

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Local, __________________, data __/___/2011

________________________________
Assinatura do(a) coordenador(a)

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2º Subprojeto: “DOE UM LIVRO E GANHE UM AMIGO”

"Um livro fechado em uma prateleira não tem valor nenhum. Se você já o leu, passe-o adiante".
1.1- SRE

43ª/ Araçuaí

1.2 – ESCOLA/ MUNICÍPIO

E. E. INDUSTRIAL SÃO JOSÉ - Araçuaí

1.3- TEMÁTICAS

Conservação e Aquisição de acervo bibliográfico

1.4. RESPONSÁVEIS

Professores de Língua Portuguesa, Artes, professor de uso da biblioteca e orientadoras educacionais e demais servidores.


2- JUSTIFICATIVA

O Projeto “Doe um Livro e Ganhe um Amigo” se fez necessário, uma vez que o acervo bibliográfico da Biblioteca Rui Barbosa encontra-se com carência de livros literários, principalmente os clássicos da Literatura Brasileira.

Apesar do acervo reduzido, os alunos que freqüentam a biblioteca desrespeitam o espaço deixando todo o ambiente desarrumado e sujo, como também, deixam os livros que usam jogados na estante ou espalhados sobre balcões e mesas.

Todos sabem que o desgaste dos livros de uma biblioteca é inevitável, devido ao seu uso contínuo, e isso é normal porque demonstra que o material está sendo utilizado. Por outro lado é o dano mais frequente causado pelo uso inadequado do livro. Um livro danificado, na maioria dos casos, pode ser recuperado com bons resultados, porém seu aspecto original jamais lhe será devolvido.

Com este projeto, nós, Professoras do Uso da Biblioteca, juntamente com os demais servidores da E. E. Industrial São José, esperamos conseguir a conscientização dos discentes quanto ao valor do acervo e da importância de sua conservação. E, além disso, tornar a biblioteca um ambiente atrativo e acolhedor para todos que dela usufrui.

Por isso, todos os usuários estarão permanentemente informados sobre as normas e procedimentos quanto ao uso das coleções e outras matérias didáticas que se encontram no espaço; isso contribuirá consideravelmente para a conservação preventiva do acervo.

3 - OBJETIVO GERAL

Conscientizar toda a Comunidade Escolar sobre a importância de ampliar o acervo bibliográfico da escola, bem como zelar pelo espaço da biblioteca da escolar.

4- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

4.1- Divulgar o projeto “Biblioteca interativa: A imaginação não tem limites; a leitura também não!” para toda a Comunidade Escolar;

AÇÕES 01- Maio/ junho

►Reunião com a equipe de supervisão, direção e servidores para divulgação do projeto e subprojetos;

►Formação de equipes para execução das ações do projeto;

► Confecção de um convite mural do projeto “Biblioteca interativa: A imaginação não tem limites; a leitura também não!”

►Divulgação do projeto através de cartas para os pais e/ou responsáveis;

4.2- Conscientizar os alunos, juntamente aos pais, quanto à utilização, conservação e devolução do livro didático e literário, em data estabelecida pela biblioteca;

AÇÕES 02- junho/julho

►Fixação de cartazes conscientizando para o uso do ambiente e conservação do acervo bibliográfico;

►Divulgação do projeto através de Cartas aos pais e/ou responsáveis;

►Comunicação através de bilhete aos pais sobre a importância de auxiliar o filho na conservação e devolução dos livros à biblioteca.

4.3- Realizar o dia da encampação coletiva dos livros didáticos;

AÇÕES 03- julho

► Realização do dia da encampação coletiva dos livros didáticos.

4.4- Divulgar o acervo bibliográfico e o acervo de filmes didáticos em DVD para a Comunidade Escolar

AÇÕES 04- julho/ agosto

► Confecção de listas contendo o acervo de filmes didáticos da escola;

► Confecção de murais, cartazes, folders e painéis com a divulgação das obras selecionadas pela Comissão da “I Gincana Literária_ Doe um livro e ganhe um amigo” para serem lidos pelos alunos;

► Realização de leitura, interpretações e atividade de retextualizações a partir da leitura dos livros indicados pelos professores das disciplinas indicadas no projeto.

4.5- Ampliar o acervo da biblioteca escolar com a Realização, junto à comunidade escolar, da “I Gincana Literária_ Doe um livro e ganhe um amigo”.

AÇÕES 05- setembro

►Arrecadação de livros literários através de uma das tarefas da 1ª Gincana Literária da E.E. Industrial São José.

►Divulgação da “I Gincana Literária_ Doe um livro e ganhe um amigo” através das mídias jornalísticas, publicitárias, radiofônicas e internet;

►Confecção dos regulamentos para a Gincana;

►Divulgação do regulamento e realização das inscrições das equipes;

►Preparação da Gincana;

►Realização da Gincana.


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3º Subprojeto: “AMIGOS DO LIVRO”
"Um livro fechado em uma prateleira não tem valor nenhum. Se você já o leu, passe-o adiante".

1- NOME DO SUBPROJETO

“AMIGOS DO LIVRO”

1.2- SRE

43ª/ Araçuaí

1.3 – MUNICÍPIO

Araçuaí




1.4. RESPONSÁVEIS

Professores de Língua Portuguesa, Artes, professor de uso da biblioteca e orientadoras educacionais e demais servidores.

1.5- PERÍODO DE EXECUÇÃO

Agosto a setembro.

1.6- TEMA

Literatura, história e artes enfocando a retextualização de Obras literárias.

2- OBJETIVO GERAL

Desenvolver o gosto pela leitura e escrita dos discentes da E.E.Industrial São José e aquisição de Acervo para a Biblioteca

Art. 1º Objetivo: Estimular a leitura de diferentes gêneros literários, promovendo atividades que despertem o desejo de ler e levar à descoberta do prazer que a leitura proporciona.


Da participação e composição das equipes

Art. 2º Os alunos da escola formarão grupos de trabalhos em cada turma no período de agosto a outubro de 2012 , sendo que na culminância da gincana haverá apenas 3 equipes formadas pelos alunos dos 3 turnos da escola. A coordenação da gincana fará a formação oficial das equipes em agosto de 2012, nas dependências da escola.



Art. 3º As equipes inscritas comprometem-se a cumprir todas as determinações desse regulamento. Será obrigatória a presença e a permanência dos componentes das equipes durante todo o evento.

3- Das Inscrições

Art. 4º As inscrições das equipes será feita em setembro de 2012, na biblioteca da escola; sendo que cada equipe inscrita deverá apresentar uma comissão responsável formada por professores, alunos e demais funcionários da escola, para coordenar todos os trabalhos para a culminância.

Art. 5º Cada equipe deverá indicar, no ato da inscrição, dentre os componentes da comissão, dois líderes, que deverão responsabilizar-se pela entrega das tarefas, pelo desempenho e harmonia da equipe, bem como na execução das tarefas.

4- Das Tarefas

Art. 6º As tarefas da “I Gincana Literária_ Doe um livro e ganhe um amigo” – serão baseadas na leitura de livros indicados pelos professores do projeto.

Art. 7º Cada tarefa terá regulamento específico obedecendo aos critérios necessários para sua realização.

Art. 8º As equipes competirão, entre si, sendo os pares determinados por sorteio, se for o caso.

Art. 9º As tarefas, descritas a seguir, serão executadas de acordo com o cronograma a ser apresentado no dia 20/ 10 /2010

Art. 10 A gincana constará de tarefas com duração mínima de 5 a 15 minutos

5- TAREFAS

5.1- Tarefas preestabelecidas

► Conseguir o maior número de doações de livros literários em bom estado de conservação para o acervo bibliográfico da escola .

►Escolher um livro da lista e preparar uma dramatização da cena que o grupo eleger como a mais interessante das história lidas;

►Escolher a parte mais interessante do livro e apresentá-lo em teatro de fantoche

►Organizar um desfile das personagens de um dos livros lidos, caracterizadas de forma a serem facilmente identificadas;

►Apresentar uma maquete de sucata retratando uma cena de um dos livros. Usar em sua confecção apenas produtos recicláveis. A cena deverá envolver personagens e ambiente;

►Retextualizar uma das histórias lidas em cordel ou poema que deverá ser recitado por um dos membros da equipe;

►Escolher um dos livros para transformar em história em quadrinhos, procurando destacar os aspectos mais importantes, aqueles que merecem maior reflexão. Apresentar numa folha de papel metro branca, com desenhos coloridos que recriem trechos decisivos na história.

► Escolher uma música bem conhecida e fazer uma paródia, recontando a história de um dos livros lidos;

►Recontar a história de um dos livros através de uma coreografia. Para isso, escolher música que tenha afinidade com o tema do livro escolhido e ressaltar em cada um dos participantes a característica mais marcante da personagem representada.

► Fazer uma dramatização de um poema estudado no decorrer do ano.

5.2- Tarefas intermediárias

►Serão divulgadas no dia da gincana

5.3- Tarefas relâmpago

►Serão divulgadas no dia da gincana

Art. 11 Os detalhes para o cumprimento das tarefas serão divulgados oportunamente.


6- DA PONTUAÇÃO:

Art. 12 Serão pontuadas as equipes que realizarem as tarefas exigidas no prazo e horários determinados (05 a 15 minutos)_ para cada equipe apresentar cada tarefa:

1ª. Cada prova estipulada vale 10 pontos;

2ª. À falta de organização e pontualidade das equipes serão retirados três pontos em cada prova;

3ª. À equipe mais organizada e animada será aplicado o prêmio bônus de 20 pontos;

4ª. A equipe que copiar ou plagiar um trabalho perderá os pontos da prova em questão;

5ª. Em caso de empate serão realizadas tarefas relâmpagos de perguntas e respostas

6ª. A equipe que comparecer com o maior número de participantes terá a bonificação de 10 pontos;

7ª. A equipe que estiver uniformizada, conforme cor combinada, terá a bonificação de 10 pontos.

8ª. A equipe que conseguir o maior número de livros literários em bom estado para o acervo bibliográfico, terá a bonificação de 100 pontos.

7- DOS JURADOS:

Art. 13 A comissão julgadora poderá ser formada por professores, funcionários da escola e convidados.

8- DA PREMIAÇÃO

Art. 14 Será premiada a equipe vencedora (apenas o primeiro lugar).

Dos recursos

Art. 15 Os recursos referentes às tarefas da gincana serão julgados pela Comissão Organizadora.

9- DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Art. 16 Os casos omissos nesse regulamento serão analisados pela Comissão Organizadora e resolvidos no dia da competição.

Serão três quesitos para julgamento:

> organização;

> pontualidade;

> originalidade.

10- METODOLOGIA A SER UTILIZADA:

10.1- Metodologia e Cronograma;

• 1ª SEMANA DE AGOSTO_ A comissão organizadora da gincana escolherá as obras da literatura brasileira de acordo com cada ano/série

• 2ª SEMANA DE AGOSTO_ Os professores de L. Portuguesa dividirão as salas de aula em grupos de 5 alunos e pedir que leiam os livro indicados pela equipe da Gincana Literária;

• Cada grupo deve ler uma obra literária indicada pelo professor que determinará o tempo para a leitura da obra, que será geralmente de 30 dias ( uma semana pra cada componente do grupo .

• Distribuir atividades de retextualizações das obras para cada grupo( assim já estarão treinando para as tarefas da gincana).

• Oficinas para aprender a fazer cartazes, murais, painéis, maquetes e HQ nas aulas de Artes.

• Oficinas de maquiagens, desfiles, danças e teatro nas aulas de Ed. Física e Artes;

• Biblioteca Ambulante: oficina de leitura ( Responsável prof. De Uso da Biblioteca).

• Atividades de retextualizações de obras nas aulas de Língua Portuguesa, Filosofia, História, Geografia, etc.

11- PARCERIA/ APOIO PEDAGÓGICO:

• Direção da Escola;

• Equipe Pedagógico;

• Professores de uso da biblioteca;

. Comissão da Gincana;

. Demais funcionários da escola.

12- CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cada aluno será avaliado individualmente em cinco créditos pela leitura e atividade referente ao livro designado a cada grupo, cinco créditos pelo desempenho nas tarefas da gincana e cinco créditos pelo teste que farão no final da gincana, contendo perguntas sobre os livros apresentados pelas outras equipes e interpretação dos poemas dramatizados.

13- RECURSOS DIDÁTICOS:

• Obras literárias diversificadas escolhidas pela equipe da “I Gincana Literária_ Doe um livro e ganhe um amigo” de acordo com cada série.















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