E. MÉDIO

1º ANO ENSINO MÉDIO

AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO MÉDIO
ESCOLA ESTADUAL DOM JOSÉ DE HAAS PROFESSOR: VERA VALOR 10 CRÉDITOS
ALUNO(A)_________________________________________ Nº¬-__ SALA_______
FAÇA A CANETA

Para responder às questões 01 e 02, leia o seguinte trecho retirado da Carta de Pero Vaz de Caminha:
Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, seriam logo cristãos, visto que não têm nem entendem crença alguma, segundo as aparências. E portanto se os degredados que aqui hão de ficar aprenderem bem a sua fala e os entenderem, não duvido que eles, segundo a santa tenção de Vossa Alteza, se farão cristãos e hão de crer na nossa santa fé, à qual praza a Nosso Senhor que os traga, porque certamente esta gente é boa e de bela simplicidade. E imprimir-se-á facilmente neles qualquer cunho que lhe quiserem dar, uma vez que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a homens bons. E o Ele nos para aqui trazer creio que não foi sem causa. E, portanto Vossa Alteza, pois tanto deseja acrescentar a santa fé católica, deve cuidar da salvação deles. E prazerá a Deus que com pouco trabalho seja assim! Eles não lavram nem criam. Nem há aqui boi ou vaca, cabra, ovelha ou galinha, ou qualquer outro animal que esteja acostumado ao viver do homem. E não comem senão deste inhame, de que aqui há muito, e dessas sementes e frutos que a terra e as árvores de si deitam. E com isto andam tais e tão rijos e tão nédios que o não somos nós tanto, com quanto trigo e legumes comemos. Nesse dia, enquanto ali andavam, dançaram e bailaram sempre com os nossos, ao som de um tamboril nosso, como se fossem mais amigos nossos do que nós seus. Se lhes a gente acenava, se queriam vir às naus, aprontavam-se logo para isso, de modo tal, que se os convidáramos a todos, todos vieram. Porém não levamos esta noite às naus senão quatro ou cinco; a saber, o Capitão-mor, dois; e Simão de Miranda, um que já trazia por pagem; e Aires Gomes a outro, pagem também. Os que o Capitão trazia, era um deles um dos seus hóspedes que lhe haviam trazido a primeira vez quando aqui chegamos -- o qual veio hoje aqui vestido na sua camisa, e com ele um seu irmão; e foram esta noite mui bem agasalhados tanto de comida como de cama, de colchões e lençóis, para os mais amansar.

01 - Sobre o trecho NÃO é possível afirmar que:
a) A missiva de Caminha apresenta observações objetivas sobre os hábitos alimentares dos indígenas ao mesmo tempo em que faz uma análise subjetiva acerca da crença dos mesmos.
b) É possível perceber no relato, a relação recíproca estabelecida entre nativos e europeus, os quais começam a se entender através do discurso, dos costumes e dos rituais.
c) Ao fazer uma rápida descrição sobre a alimentação dos indígenas, Caminha também proporciona ao seu interlocutor, que conheça um pouco mais a geografia e o sistema de cultivo presente na nova terra.
d) Ao falar sobre a possibilidade de expansão da fé católica, o escrivão intensifica a interlocução com o possível objetivo de convencimento sobre a vantagem de exploração da terra e do povo encontrados.

02 -As alternativas a seguir destacam, corretamente, entre parênteses a característica presente no trecho em destaque, EXCETO:
a) Eu creio, Senhor, que não dei ainda conta aqui a Vossa Alteza do feitio de seus arcos e setas. Os arcos são pretos e compridos, e as setas compridas; e os ferros delas são canas aparadas, conforme Vossa Alteza verá alguns que creio que o Capitão a Ela há de enviar.(Descrição objetiva dos objetos)
b) A feição deles é serem pardos, um tanto avermelhados, de bons rostos e bons narizes, bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem fazem mais caso de encobrir ou deixa de encobrir suas vergonhas do que de mostrar a cara. Acerca disso são de grande inocência. Ambos traziam o beiço de baixo furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, agudo na ponta como um furador. (Visão predominantemente objetiva acerca do indígena)
c) Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a alguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata e assim mesmo acenava para a terra e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (Interlocução objetiva entre europeus e indígenas)
d) Esta terra, Senhor, parece-me que, da ponta que mais contra o sul vimos, até à outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste porto houvemos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas de costa. Traz ao longo do mar em algumas partes grandes barreiras, umas


vermelhas, e outras brancas; e a terra de cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é toda praia... muito chã e muito formosa. Pelo sertão nos pareceu, vista do mar, muito grande porque a estender olhos, não podíamos ver senão terra e arvoredos -- terra que nos parecia muito extensa. (visão híbrida sobre a terra: ora objetiva, ora subjetiva)

02 -A respeito da Carta, de Pero Vaz de Caminha, assinale a alternativa mais adequada:
a) Trata-se de um texto de cunho meramente informativo e que, portanto, não deveria estar incluída no cânone da intitulada Literatura Brasileira.
b) Aborda com propriedade a questão da miscigenação étnica brasileira, ao expor, mesmo que de forma implícita, os primeiros contatos sexuais existentes entre portugueses e índios.
c) Pertence à chamada Literatura Brasileira não só por falar sobre as paisagens brasileiras, como também por ter sido produzida a partir de interesses patrióticos do nosso país.
d) Possui caráter literário passível de questionamento, uma vez que fora escrita para fins pragmáticos pré-estabelecidos.

03 - A respeito da Carta, de Pero Vaz de Caminha, assinale a alternativa CORRETA
a) Trata-se de uma crônica de cunho sócio geográfico com claras influências estéticas do Renascimento.
b) É um texto que mescla uma apresentação objetiva da terra descoberta a marcas da subjetividade do autor.
c) Trata-se de um texto de caráter predominantemente literário que encerra em si grande parte das características do discurso artístico da época.
d) Configura-se como um estudo antropológico do contato entre diferentes etnias no início do século dezesseis.

04 - Ainda sobre a Carta, de Pero Vaz de Caminha, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Por meio do relato de Caminha podemos perceber intenções religiosas e mercantilistas por parte do colonizador português.
b) A carta revela, aos poucos, as significativas diferenças culturais existentes entre as etnias que acabaram de se encontrar: brancos e índios.
c) A insistência de Caminha em descrever as “vergonhas” dos índios revela o sentimento de
d) Por meio da carta podemos perceber que os índios, apesar de receptivos, demonstravam
certa desconfiança à presença dos portugueses.

Leia os textos abaixo, para resolver as questões 11 e 12.
Carta de Pero Vaz

A terra é mui graciosa,
Tão fértil eu nunca vi.
A gente vai passear,
No chão espeta um caniço,
No dia seguinte nasce
Bengala de castão de oiro.
Tem goiabas, melancias,
Banana que nem chuchu.
Quanto aos bichos, tem-nos muitos,
De plumagens mui vistosas.
Tem macaco até demais.
Diamantes tem à vontade,
Esmeralda é para os trouxas.
Reforçai, Senhor, a arca,
Cruzados não faltarão,
Vossa perna encanareis,
Salvo o devido respeito.
Ficarei muito saudoso
Se for embora daqui.

(MENDES, Murilo. História do Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1991, p. 13)

A terra
Esta terra, Senhor, me parece que, da ponta que mais contra o sul vimos até outra ponta que contra o norte vem, de que nós deste ponto temos vista, será tamanha que haverá nela bem vinte ou vinte e cinco léguas por costa. Tem, ao longo do mar, em algumas partes, grandes barreiras, algumas vermelhas, outras brancas; e a terra por cima toda chã e muito cheia de grandes arvoredos. De ponta a ponta é tudo praia redonda, muito chã e muito formosa. [...]
Nelas até agora não pudemos saber que haja ouro, nem prata, nem coisa alguma de metal ou ferro; nem lho vimos. Porém a terra em si é de muito bons ares, assim frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho. [...]
Águas são muitas; infindas. E em tal maneira é graciosa que, querendo-a aproveitar, dar-se-á nela tudo, por bem das águas que tem. (CAMINHA, Pero Vaz de

05 -No texto de Murilo Mendes, os versos “Banana que nem chuchu”, “Tem macaco até demais” e “Esmeralda é para os trouxas” exprimem a representação literária da visão do colonizador de maneira:

a) séria.
b) irônica.
c) ingênua.
d) leal.


12 -Observe as afirmativas abaixo:
I. Podem-se ressaltar diferenças entre os dois textos, tanto no tocante à forma quanto em relação à época em que foram produzidos.
II. O título do primeiro texto ( “A terra”) é que reforça o tom de metalinguagem, uma vez que o assunto abordado é, de fato, a terra.
III. Ocorre um diálogo entre os dois textos, configurando o que se definiria como construção paródica.
IV. primeiro texto apresenta linguagem mais clássica, ao passo que o segundo apresenta-se mais coloquial, pelo fato de se filiar à estética modernista.
Estão CORRETOS os itens:

a) I, II e III b) I, III e IV c) II, III e IV d) I e III

06 -Assinale a alternativa INCORRETA com relação ao movimento barroco:
a) Enfoca as tensões da vida do ser humano em si mesmo, na sua relação com Deus e o mundo, buscando conciliar esse dualismo numa linguagem cheia de antíteses e paradoxos.
b) Tem como premissa maior a racionalidade humana, como conseqüência direta das conquistas do Renascimento.
c) É representado por manifestações artísticas não só literárias, como também pictóricas e arquitetônicas.
d) Possui fortes vínculos com a Igreja Católica, sendo este um dos aspectos que justificam o dualismo “carne” X “espírito” tão presente na estética barroca.

07 -Considere as seguintes afirmações acerca da arte barroca:
I. A estética barroca privilegia a visão racional do mundo e das relações humanas.
II. A antítese e o paradoxo são as figuras que a linguagem barroca emprega com freqüência para expressar os conflitos do homem da época.
III. A linguagem barroca caracteriza-se pelo emprego de figuras, como a comparação e a alegoria, entre outras.
IV. As temáticas e a linguagem barroca expressam os conflitos vivenciados pelo homem do século XVII.
Dentre elas:
a) I e III estão corretas. b)II e IV estão corretas. c) II está correta d )II, III e IV estão corretas
.
08-Quanto à linguagem do texto, e considerando também seu conhecimento sobre o assunto, julgue as afirmativas:
O Barroco caracteriza-se pela linguagem linear e sintética, privilegiando a ordem direta nas frases.
A preferência por antíteses e paradoxos pode ser exemplificada pelo soneto.
O soneto apresenta versos em redondilha maior e rimas interpoladas.

A seqüência CORRETA é:
a) VFF b) FVF c) FFF d) FVV

09 - Com relação à poesia de Gregório de Matos, pode-se afirmar:
a) Preocupa-se com a catequização dos índios.
b) Promove, através da sátira, uma crítica contundente dos costumes da sociedade colonial brasileira, sobretudo baiana.
c) Exalta as belezas da pátria brasileira, ou seja, a “cor local”
d) É fortemente influenciada pela retórica de Antonio Vieira.

10 -Leia atentamente os seguintes versos, de Gregório de Matos:
Ardor em coração firme nascido!
Pranto por belos olhos derramado!
Incêndio em mares de água disfarçado!
Rio de neve em fogo convertido!

Dentre as diversas características encontradas no barroco brasileiro, a estrofe acima exemplifica:
a) O gosto por jogos lingüísticos de antíteses e paradoxos.
b) A postura de desespero do artista frente à efemeridade da vida.
c) O caráter catequizador da arte barroca.
d) A busca eloqüente pela salvação do espírito.
e)
GRAMÁTICA
01- Nas palavras que se seguem, escreva C (certo) ou E (errado):

( ) ama-lo
( )júri
( )parabens
( )cajú
( )aliás
( )chuchú
( )caía
( )iténs
( )martir
( ) Raúl
( ) sauva
( ) armazens
( ) abençôa
( ) mausoléu
( ) corroi
( ) ímã
( ) biceps
( ) traíra
( )protese
( ) oasis


2- Em cada ( ►), ASSINALE A ÚNICA FRASE onde se emprega a crase:

►(A) Refiro-me a alunas estudiosas.
(B) Refiro-me a esta aluna aqui.
(C) Refiro-me a todas as alunas.
(D) Refiro-me a uma aluna em especial.
(E) Refiro-me aquela aluna.

►(A) Dirigi a palavra a você.
(B) Dirigi a palavra a Vossa Majestade.
(C) Dirigi a palavra a Senhora.
(D) Dirigi a palavra a minhas tias.
(E) Dirigi a palavra a quem reclamava.

► (A) Faço alusão a meu pai.
(B) Faço alusão a várias cidades.
(C) Faço alusão a primeira aluna da turma.
(D) Faço alusão a alguma aluna.
(E) Faço alusão a essa cidade aí.


► (A) No verão, vamos a casa de meus tios.
(B) No verão, vamos a Minas Gerais ou a Goiás.
(C) No verão, vamos a Fortaleza e a Manaus.
(D) No verão, vamos a terra.
(E) No verão, vamos para a Bolívia e para a

► (A) Saiu a andar a pé.
(B) Levam as moças a uma fuga.
(C) Ficou a discorrer a respeito dos estudos.
(D) A professora não chegou a tempo.
(E) Só assim ele pôde assistir a cerimônia.

► (A) Ele doou a sua coleção a mim.
(B) Perdoamos a quem faltou.
(C) Ele escreveu uma carta a V. Sª.
(D) Leve-o a este salão.
(E) Ela aspirava a carreira de diplomata.

3. Assinale a frase onde a regência do verbo assistir está errada.
a) Assistimos um belo espetáculo de dança a semana passada.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os jogadores.

4. Indique a alternativa correta:
a) Preferia brincar do que trabalhar.
b) Preferia mais brincar a trabalhar.
c) Preferia brincar a trabalhar.
d) Preferia brincar à trabalhar.
e) Preferia mais brincar que trabalhar.

5. O projeto _____________ estão dando andamento é incompatível _______________ tradições da firma.
a) de que - com as b) a que - com as c) que - às d) à que - às e) que - com as



Boa Prova!!!!!!!!!!





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FAÇA A CANETA

Pela Internet


Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje

Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé

Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer

Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão

Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar.

Fonte: www.gilbertogil.com.br



1.    Como você notou, a letra é um hino à onda Informática/Internet/Globalização. O autor pós-moderno funde cultura, viaja no tempo, refestela-se em paródias. Responda:

a)    Identifique momentos em que culturas diferentes e estranhas umas às outras são postas frente á frente:

b)    Encontre referências parodísticas ao primeiro samba gravado no Brasil:


2.    Uma outra característica do autor pós-moderno é o constante brincar com as palavras, conseqüentemente com a Língua e a Linguagem. O texto está repleto dessas brincadeiras. Encontre e dê significados:

a)    palavras do Internetês:



b)    Neologismos formados por aglutinação:


3.    A Internet transformou-se no mais representativo ícone da globalização. Os estados perderam suas fronteiras e as culturas sofreram interferências externas ao seu povo. Quais continentes, povos e culturas a letra alcança?


4.    Os pós-modernos não se preocupam em contar histórias em seus textos e quando o fazem não se prendem a um final feliz ou mesmo a um final. Tecem seus escritos com extratos da realidade. A partir daí responda:



a)    O compositor conta uma história em sua letra? Explique.


b)    De acordo com a resposta anterior, quais momentos corroboram sua resposta?

Para discutir



1.    O que faz um país ser soberano: sua independência política, sua identidade cultural, sua moeda?

2.    O Brasil tem soberania? A globalização influi?


3.    O que representa a Internet para o Brasil?






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INSTRUÇÕES GERAIS
  1. Leia atentamente o texto antes de responder as questões;
  2. Não rasure a prova;
  3. Use caneta;
  4. Confira se você assinou.
O HOMEM E A GALINHA
        Era uma vez um homem que tinha uma Galinha.  Era uma galinha como as outras.
Um dia a galinha botou um ovo de ouro. O homem ficou muito contente. Chamou a mulher:
       - Olha o ovo que a galinha botou.
       A mulher ficou contente:
      - Vamos ficar ricos!
      E a mulher começou a tratar bem da galinha.Todos os dias a mulher dava mingau para a  galinha. Dava pão-de-ló, dava até sorvete.
      E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
      Vai que o marido disse:
      - Pra que este luxo com a galinha? Nunca vi galinha comer pão-de-ló... Muito menos
      Então a mulher falou:
     - E, mas esta é diferente. Ela bota ovos de ouro!
     O marido não quis conversa:
     -  Acaba com isso, mulher. Galinha come e farelo.
     Aí a mulher disse:
     - E se ela não botar mais ovos de ouro?
     - Bota sim! - o marido respondeu.
      A mulher todos os dias dava farelo a galinha. E a galinha botava um ovo de ouro.
      Vai que o marido disse:
     - Farelo está muito caro mulher. Um dinheirão! A galinha pode muito bem comer milho.
     - E se ela não botar mais ovos de ouro?
     - Bota sim! - o marido respondeu.
      Aí a mulher começou a dar milho pra galinha.
      E todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
      Vai que o marido disse
      - Pra que este luxo de dar milho pra galinha? Ela que cate o de comer no quintal!
     - E se ela não botar mais ovos de ouro? - a mulher perguntou.
     - Bota sim! - o marido falou.
     E a mulher soltou a galinha no quintal. Ela catava sozinha a comida dela. Todos os dias a galinha botava um ovo de ouro.
     Um dia a galinha encontrou o portão aberto. Foi embora e não voltou mais.
     Dizem, eu não sei, que ela agora esta numa boa casa onde tratam dela a pão-de-ló.

ROCHA. Ruth. Enquanto o mundo pega fogo - 2. ed. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 1984. p. 14.

1- ( 1,0 ponto) Todos os dias a galinha bota um ovo de ouro. O dono fica a cada dia mais rico. No entanto ele não quer tratá-la a pão-de-ló.    Explique a afirmativa acima.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- ( 1,0 ponto) A mulher passou a tratar bem a galinha depois que ela soube que ela botava ovos de ouro.
a)Você concorda com essa atitude da mulher? Explique sua resposta.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) ( 0,5 ponto) Na sua opinião, ela passou a tratar melhor a galinha :
(   ) porque estava preocupada com o bem estar da galinha.
(   ) para deixá-la forte para botar cada vez mais ovos de ouro.
(   ) como uma forma de agradecer o que ela estava fazendo por eles.
Justifique sua escolha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- (0,5 ponto) Reduzindo a alimentação da galinha, o homem demonstrou que era:
(           ) solidário                    (           ) humilde                    (           ) “pão-duro”, sovina
a) ( 0,5 ponto) Justifique sua escolha.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- ( 1,0 ponto) A galinha fugiu e foi morar em uma casa onde era tratada a pão-de-ló.
a) Em sua opinião a galinha fez isso de propósito? Por quê?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) ( 0,5 ponto)  Você acha que o casal mereceu ficar sem a galinha? Justifique sua reposta.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

GRAMÁTICA
5- ( 1,0 ponto) Complete com PORQUE / POR QUE / PORQUÊ / POR QUÊ

a)    Quero saber __________estou assim. (pergunta indireta)
b)    Foi reprovado e não sabe __________. (por qual motivo)
c)    __________você está tão aborrecida? (pergunta direta)
d)    Não vais à aula __________? (pergunta direta)
e)    Reagi à ofensa __________ (uma vez que) não sou covarde.
f)     Ignora-se __________ (substantivo) da sua renúncia.

6- ( 2,0 ponto) Assinale AS SEQÜÊNCIAS em que todas as palavras estão SEPARADAS corretamente.
a)  trans-a-tlân-ti-co /    fi-el /     sub-ro-gar
b)  bis-a-vô /    du-e-lo /    fo-ga-réu
c)  sub-lin-gual /    bis-ne-to /     de-ses-pe-rar
d)  des-li-gar /     sub-ju-gar /     sub-scre-ver
e)  cis-an-di-no /    es-pé-cie /    a-teu
f)   to-cas-sem/     res-pon-dia
g)  mer-ce-ná-rio/      co-in-ci-di-am
h)  po-e-me-to/      pré-dio
i)    ru-i-vo/      pe-rí-o-do
j)    do-is/     pau-sas
k)  de-se-nho/     po-vo-ou/    fan-ta-si-a/     mi-lhões
l)  di-á-rio/     a-dul-tos/    can-tos/     pla-ne-ta
m) per-so-na-gens/    po-lí-cia/     ma-gia/     i-ni-ci-ou
n)  con-se-guir/    di-nhei-ro/     en-con-trei/     ar-gu-men-tou
o)  pais/     li-ga-ção/    a-pre-sen-ta-do /     au-tên-ti-co

7- ( 2,0 ponto) Complete com X/CH, J/G, C/SC/Ç/SS, S/Z.

 ___AFARIZ
MAN___EDOURA
RE...U...ITAR
RA___URA
CA__UMBA
 ___EITOSO 
RETRO___E___O
MAI___ENA
___ALE
TI___ELA
CÓ...EGA
PARALI___AÇÃO
ME___ER
MA___ ESTADE
SU___E___O
IMPROVI___O
____INGAR
 PA___É
CAN...ADO
E___TRAVASAR
EN___URRADA
SAR___ETA
OB...E___ÃO
BALI___A
EN___ENTE
AL___IBEIRA
ADOLE___ENTE
CATALI___ADOR


"Os filhos são dons de Deus, é na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais."
                                                  
 BOA PROVA!!!!!!


ESCOLA ESTADUAL Industrial são José
ALUNO(A)__________________________________Nº___ SÉRIE : 1º ANO   TURMA_____
DATA   __________             VALOR: 10,O                                         PONTOS OBTIDOS______
PROFª. VERA                       DISCIPLINA:  LÍNGUA PORTUGUESA

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE ESCOLHER A ALTERNATIVA

1- Sabendo que o ensino da língua deve refletir as situações sociais em que o falante a utiliza, assinale a opção em que é correto afirmar que :
A) a gíria é uma variante pouco valorizada em situações formais.
B) a norma padrão se constrói a partir das características predominantes na fala.
C) os alunos devem estudar o que é correto para norma padrão e não as variantes da língua.
D) o uso de variantes da língua impede a aprendizagem da norma padrão.

2- Assinale a opção que completa a sentença abaixo.
A gíria é uma variante lingüística que pode ser usada sem que o falante seja discriminado em uma :
A) conversa informal.
B) entrevista de trabalho.
C) palestra na universidade.

D) publicação científica

3-Observe a tirinha abaixo.


  A) Qual a variedade lingüística predominante na fala das personagens?


  B) Reescreva as falas passando para a linguagem culta da língua portuguesa. Pode ser em balões


4- A linguagem coloquial se emprega no quotidiano. Ela poderá ser observada mais facilmente
I.  durante uma partida de futebol;
II.  na fala de um palestrante convidado a falar na escola;
III.  nos encontros entre autoridades ou representantes do poder público;
IV. nas perguntas e respostas de uma entrevista para admissão em um emprego;
V.  nas entrevistas realizadas, sobretudo na televisão, com artistas do universo adolescente.
São corretas as situações apresentadas em
A) I,III         B) I,IV        C)II,IV       D) I,V



5- Leia os textos  1,2,3 e 4 abaixo e  marque a opção correta quanto à linguagem empregada :

Texto 1

Após o jantar que apresentou o namorado a seu pai, um conhecido médico da cidade, a moça pergunta ansiosa:
- E ai, pai, o que você achou?
- Eu acho ele um rapaz simpático e educado mas, infelizmente, acho que o matrimônio entre vocês não daria certo.
- Ai, pai, fico aliviada...
- Tá vendo, minha filha? - diz o pai, satisfeito. - Acho que você também não estava certa sobre o relacionamento
- Não é nada disso, pai! - responde a moça. - Agora eu tenho certeza de que vai dar tudo certo! Seus diagnósticos são sempre errados!
 (     )  coloquial         (     ) caipira         (      )  culto            (     ) gíria    (    ) jargão   (    ) calão

Texto 2

Gordurex é um tipo de leite puro e saboroso. Gordurex é saudável, pois nele quase toda gordura é retirada, permanecendo todas as outras qualidades nutricionais. Gordurex é bom para crianças, jovens, adultos e pessoas em dietas de baixas calorias.

(     )  coloquial         (     ) caipira         (      )  culto            (     ) gíria    (    ) jargão   (    ) calão

Texto 3

 “Eu tô careceno  mudá, pruquê  quero sê um vencedô. Intonce , vou começá agurinha  mermo, pois desejo fazê  argo pra suciedad.”

(     )  coloquial         (     ) caipira         (      )  culto            (     ) gíria    (    ) jargão   (    ) calão

Texto 4

Amigo meu, Carlão , mano velho, muito saudar!
Me desculpe, mas só agora pude  sacar  o seu e-mail. Que irado! Quase rachei os bicos.

(     )  coloquial         (     ) caipira         (      )  culto            (     ) gíria    (    ) jargão   (    ) calão


6- Numere a coluna abaixo associando  a variante lingüística ao(s) exemplo(s) correspondente(s):
Variante
(1)Gíria            (2) Norma padrão( culta)         ( 3) Variante regional       (4) linguagem caipira

Exemplos
(  ) "Olá mano, qual é o galho?"
(  ) "Chora, que lágrimas lavam a dor."
(  ) "Sua vóiz é maraviosa, é cumu si eu uvisse os bizerro no currá!"
(  ) "Fala, 'brother', qual é a parada?"
(  ) "Uai só, intão ocê vai mês saí agora?"
(  ) "Prefiro dormir a sair nesta noite de chuva."
(  ) "Bah, tchê, as guria tão tri afim!"

7- "Em relação à dona Fabiana, o prognóstico é favorável no caso de pronta-suspensão do medicamento para cefaleia.”
Os termos grifados acima evidenciam a variante lingüística denominada
A) Gíria
B) Jargão
C) Culta
E)  regional

8- Leia o texto abaixo:

Viajavam em um trem: 1 gaúcho, 1 mineiro, 1 carioca, 1 paulista e 1 baiano. Lá pelas tantas, o gaúcho abriu a sacola, pegou um belo pedaço de carne, mordeu uma pequena parte e jogou o restante pela janela. Todos observaram aquilo com um certo espanto!
O gaúcho justificou:
- Bah, tchê!! Isso é o que mais tem na minha terra!
Passado algum tempo, o mineiro abriu a sacola, pegou um pedaço de queijo e repetiu o ato do Gaúcho. Todos os outros olharam para ele espantados!
E o Mineiro disse:
- Uai, sô! Isso é o que mais tem na minha terra!
Mais algum tempo,  foi a vez do carioca: Abriu a sacola, pegou um baseado de uns 20 cm (parecia um charuto cubano), acendeu, puxou, prendeu, soltou e jogou o resto pela janela. O espanto geral se repetiu!
E o Carioca:
- Ê aí, merrrmão! Valeu? Isso é o que maishxxxx tem na minha terra!
Passaram uns vinte minutos, o silêncio já reinava no vagão, quando, de repente, o paulista levantou-se e… jogou o baiano pela janela.
_ Ô meu, isso é o que mais tem na minha teRRa!

A) Qual a variedade lingüística presente no texto acima?


B) Copie traços de fala próprios do:
► mineiro_____________________________________________________________
►gaúcho______________________________________________________________
►carioca______________________________________________________________
►paulista _____________________________________________________________


9- Numere as palavras da primeira coluna conforme os processos de formação numerados à direita.  Em seguida, marque a alternativa que corresponde à seqüência numérica encontrada:
      (  ) aguardente                 1) Composição por justaposição
      (  ) embarcar no avião      2)composição por  aglutinação
      (  ) portuário                      3) derivação  parassíntese
      (  ) girassol                       4) derivação regressiva
      (  ) metrô                           5) derivação prefixal e sufixal
      (  ) submarino                   6) derivação prefixal
      (  ) ajoelhar                       7) derivação sufixal
      (  ) reposição                    8) derivação imprópria

Boa Prova!!!
 “Ninguém educa ninguém,   ninguém se educa sozinho,  os homens se educam, entre  si mediatizados pelo mundo”.
(Paulo Freire)






ESCOLA ESTADUAL __________________________
AVALIAÇÃO LÍNGUA PORTUGUESA
PROF.: VERA VALOR 10 CRÉDITOS PONTOS OBTIDOS______
ALUNA__________________________________________________________________Nº___ SÉRIE____
Assine a prova;
Leia atentamente antes de responder a caneta;
Cada questão tem uma resposta única.

01 -Leia atentamente o texto abaixo.

“O homem que segue o curso da natureza é aquele que se orienta pela razão nos seus apetites e desprezos. Ora, a razão inspira, em primeiro lugar, ao homem, o amor e a veneração pela majestade divina, a cuja bondade devemos o ser e a possibilidade de atingir a felicidade. E, em segundo lugar, ensina-nos e incita-nos a viver alegremente e sem tristezas, levando-nos a auxiliar e a desenvolver nos outros o respeito pela natureza, que nos leva obter tal felicidade”
(MORE, Thomas. A utopia. São Paulo: Martin Claret, 2005. pp. 76.)

A obra A Utopia, de Thomas More, é considerada uma das referências do pensamento renascentista. O trecho acima revela uma das características deste movimento artístico e cultural, A SABER:
a) O Renascimento valorizava a cultura gótica, genuinamente européia.
b) A literatura renascentista se caracterizava pela busca e valorização da fé.
c) Os pensadores e escritores do Renascimento se contrapunham ao racionalismo medieval.
d) O Renascimento colocava o homem como o centro do universo, valorizando a razão e a natureza.

02- "Além de Dante, Francesco Petrarca, que viveu no século XIV, também escreve poesia, valorizando uma temática comprometida com a existência humana, o amor de um homem por uma mulher, assim como apresentando os valores essencialmente humanos das antigas Grécia e Roma. Destas obras, como de muitas outras, originou-se o antropocentrismo, que situa o homem, como centro das preocupações e opõe a fé à razão”.
(Olivieri, Antônio Carlos. O Renascimento. São Paulo, Ática, 1987.)

Sobre o antropocentrismo e o contexto renascentista, assinale a alternativa INCORRETA:
a) O Renascimento está inserido numa ampla transformação não só cultural como também econômica, social, política e religiosa.
b) Como manifestação cultural, o Renascimento dá início a uma nova visão do mundo, deslocando o interesse do campo católico, típico da Idade Média, para o campo do misticismo pagão.
c) O Renascimento teve como base o Humanismo, que estuda e valoriza o homem, em detrimento dos dogmas religiosos.
d) A Renascença manifestou-se primeiramente na Itália, difundindo-se posteriormente para os demais países da Europa ocidental.

03- Todos os fatores abaixo contribuíram consideravelmente para o surgimento do Renascimento na Europa, EXCETO:
a) a expansão marítima, que permitiu aos europeus estabelecer contato com outros povos e culturas.
b) a valorização da subjetividade artística em detrimento da razão.
c) o aumento da circulação de conhecimento, por meio da invenção da imprensa.
d) o surgimento paulatino de novos dogmas religiosos.

04 -Todas as contraposições abaixo ilustram a relação Idade Média X Renascimento, EXCETO:
a) Dogmatismo religioso X Valorização da razão.
b) Teocentrismo X Antropocentrismo.
c) Catolicismo X Surgimento de novos dogmas religiosos.
d) Valorização da natureza X Valorização da racionalidade.

05 -Todas as características abaixo caracterizam a estética renascentista, EXCETO:

a) a valorização da potencialidade humana
b) o retorno à cultura greco-romana
c) inspiração constante em textos bíblicos
d) o culto ao belo

Leia atentamente o texto abaixo para responder às questões 06 e 07.
SONETO

Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;
É um andar solitário por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É um cuidar que ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence, o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?

(Luís Vaz de Camões. Obra Completa. Rio de Janeiro. Editora Nova Aguilar, 2003, pág. 270.)

06 -Da leitura do soneto pode-se AFIRMAR QUE:
a) apresenta idéias paradoxais, contraditórias, traço que nega a racionalidade renascentista.
b) é construído em versos decassílabos, em conformidade com a estética clássica.
c) possui imagens contraditórias e, por isso, inadequadas a um texto poético.
d) apresenta traços tipicamente renascentistas, como o predomínio da razão sobre a subjetividade criativa.

07-Analise os itens abaixo, considerando as afirmações sobre o soneto, o autor e a época.
I - O Classicismo manifestou inspiração na arte greco-romana com a utilização da mitologia, valorização do homem e da natureza
II - Na lírica de Camões, encontra-se uma fonte de inspiração de muitos poetas brasileiros do século XX, como: Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade.
III - Pelo que se depreende do soneto, o amor é um sentimento previsível, sem qualquer atitude contraditória.

Assinale a alternativa correta.
a) I está correta; b) II está correta; c) III está correta; d) I e II estão corretas.

08 -Os versos abaixo, do poema épico de Camões, Os Lusíadas, enaltecem os feitos portugueses.
“As armas e os barões assinalados,
Que da ocidental terra Lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
Passaram ainda além da Taprobana,
Em perigos e guerras esforçados,
Mais do que prometia a força humana,
E entre gente remota edificaram
Novo Reino que tanto sublimaram.”
(Luis de Camões, Os Lusíadas)
.
Assinale a alternativa CORRETA, correspondente à época em que esses feitos ocorreram.
a) Expansão Marítima b) Independência das Américas
c) Reforma Protestante d) Imperialismo do século XIX

09 - Em Os Lusíadas, Camões
a) apresenta a história de Portugal, através da viagem de Vasco da Gama às Índias.
b) critica a ambição dos navegantes portugueses que abandonam a pátria à mercê dos invasores.
c) afasta-se dos modelos clássicos, criando a chamada “epopéia lusitana”.
e) elogia a bravura dos portugueses através da narração dos episódios mais valorosos da colonização brasileira.

10 -A gênese da nossa formação literária se encontra no século XVI. Dela fazem parte
a) as obras poéticas produzidas pelos degredados que eram obrigados a se instalar no Brasil.
b) os escritos que os donatários das capitanias hereditárias faziam ao rei de Portugal.
c) os relatos dos cronistas viajantes e dos missionários que aqui estiveram a catequizar os índios.
d) as poesias de Gregório de Matos.

11 _ Leia
A CARTA DE PERO VAZ DE CAMINHA
Num dos trechos de sua carta a D. Manuel, Pêro Vaz de Caminha descreve como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins, que aconteceu em 24 de abril de 1500: “O Capitão, quando eles vieram, estava sentado em uma cadeira, aos pés de uma alcatifa por estrado; e bem vestido, com um colar de ouro, muito grande, ao pescoço (...) Acenderam-se tochas. E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém. Todavia um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. E também olhou para um castiçal de prata, e assim mesmo acenava para a terra, e novamente para o castiçal, como se lá também houvesse prata! (...) Viu um deles umas contas de rosário, brancas; fez sinal que lhas dessem, folgou muito com elas, e lançou-as ao pescoço, e depois tirou-as e meteu-as em volta do braço, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! E depois tornou as contas a quem lhas dera. E então estiraram-se de costas na alcatifa, a dormir sem procurarem maneiras de esconder suas vergonhas, as quais não eram fanadas; e as cabeleiras delas estavam raspadas e feitas. O Capitão mandou pôr por baixo de cada um seu coxim; e o da cabeleira esforçava-se por não a estragar. E deitaram um manto por cima deles; e, consentindo, aconchegaram-se e adormeceram”.
                                                                                      Coleção Brasil 500 anos.Fasc. I, Abril, SP, 1999.
Vocabulário:
Alcatifa – tapete, carpete.
Fanadas – murchas.
Coxim – almofada que serve de assento.

Considerando o texto lido sobre a Carta de Caminha, julgue as afirmativas abaixo como corretas (C) ou incorretas (I)
( ) Pêro Vaz de Caminha, um dos escrivães da armada portuguesa, escreve para o Rei de Portugal, D. Manuel, relatando como foi o contato entre os portugueses e os tupiniquins.
( ) O trecho e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se davam ouro por aquilo. Isto tomávamos nós nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e mais o colar, isto não queríamos nós entender, por que não lho havíamos de dar! revela como os interesses mercantis dos portugueses interferiram no contato que eles estabeleceram com os índios.
( ) O trecho E eles entraram. Mas nem sinal de cortesia fizeram, nem de falar ao Capitão; nem a ninguém mostra que os tupiniquins desconheciam hierarquia ou categoria social lusitanas.

a) A seqüência correta é
a) CCI             b) IIC                    c)CCC                           d) CCI

12 - Ainda sobre a Carta de Caminha, julgue os itens a seguir:
I - Diferentemente de outros documentos do século XVI acerca da descoberta do
Brasil, hoje esquecidos, a carta de Pero Vaz de Caminha continua a ser lida devido à sua importância histórica e, também ao valor literário que lhe foi atribuído.
II - A carta de Caminha é um texto estritamente descritivo.
III - Pero Vaz de Caminha foi o único português a enviar notícias da descoberta do Brasil ao rei de Portugal.
Estão corretas

a) afirmativa I. b) afirmativa II. c) As afirmativas I e II. d) As afirmativas II e III.


13- “Os primeiros escritos da nossa vida documentam precisamente a instauração do processo: são informações que viajantes e ___________ europeus colheram sobre a _________________ e o ___________ brasileiro.” (Alfredo Bosi)

14- Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas

a) missionários/indústria/comércio;
b) trabalhadores/agricultura/comércio;
c) cientistas/realidade/passado;
d) missionários/natureza/homem;

15- Assinale a alternativa cujas regras são semelhantes à das palavras: saúva. Sérgio, corróii

a) viúvo, ônibus, pastéis
b) vírus, hífen, jibóia
c) centopéia, Garibáldi, caí
d) egoísmo, série , escarcéu
e) lápis - vôlei - girassóis


19 - Assinale a frase onde a regência do verbo assistir está ERRADA.
a) Assistimos um belo espetáculo de dança a semana passada.
b) Não assisti à missa.
c) Os médicos assistiram os doentes durante a epidemia.
d) O técnico assistiu os jogadores.

20- Em todas as alternativas, a regência está correta, EXCETO em:

a) Prefiro café a leite. b) prefiro mais brincar do que estudar.
c) Aspiro a um bom emprego d) Aspiro o ar da montanha.


GABARITO
01 D 13 D
02 B 14 C
03 B 15 B
04 D 16 E
05 C 17 B
06 B 18 D
07 A 19 A
08 A 20 B


ESCOLA ESTADUAL INDUSTRIAL SÃO JOSÉ
AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA DATA_____/_____/______
PROF.ª VERA VALOR: 10 CRÉDITOS PONTOS OBTIDOS______
ALUNO(A)______________________________________________Nº______SÉRIE___

PARA QUE E A QUEM SERVE O ACORDO ORTOGRÁFICO?

Pensei bastante, perguntei a muitas pessoas, li os argumentos pró e contra e cada vez me convenço mais: o acordo de unificação ortográfica que entrou em vigor no dia 1º só tem desvantagens, cria problemas sem “descriar” nenhum dos já existentes e servirá apenas para infernizar a vida dos que tentam escrever em português decentemente inteligível e de todos os que, involuntariamente, tiverem de se submeter à nova ortografia.
De cara, chama a atenção o fato da matriz da língua portuguesa, Portugal, não referendar o acordo e, pelo jeito, não pretender fazê-lo tão cedo. Estaria receoso do “abrasileiramento” da última flor do Lácio, inculta e bela? Aliás, não é novidade que os portugueses não acreditem que falemos português. Uma vez, estava com minha mulher em uma loja de Lisboa e conversávamos enquanto esperávamos o pacote. A vendedora, cheia de divertida surpresa comentou: “estou a entender tudo o que estão a dizer! Afinal, o brasileiro se parece muitíssimo com o português!”
Um dos argumentos (raros) que encontrei a favor do acordo era de que a unificação contribuiria para o prestígio internacional da língua. Mas, oh pah!, a língua de maior prestígio internacional não é o inglês, que não obedece a regras uniformes nem – muito menos – é pronunciada da mesma forma? Outro é que a nova ortografia simplifica a escrita, o que me parece duvidoso. Ao longo de minha vida profissional, li muito sobre subdesenvolvidos e também sobre sub-desenvolvidos, sobrecarga e sobre-carga, autodeterminação e auto-determinação e nunca tive qualquer dificuldade para entender que eram as mesmas coisas, escritas de maneira diversa. Agora, para escrever o português correto, devo me lembrar de investigar se as palavras componentes guardam ou não a “noção de composição”, de verificar se a segunda palavra começa com as letras h, r ou s ou ainda com vogal diferente da que encerra a primeira palavra. Isso, é claro, depois de me assegurar que – neste último caso – a letra r vem (ou não) do prefixo e o segundo elemento também começa com a mesma consoante. Elementar, meu caro Watson.
Vejo no acordo de unificação uma mistura de preciosismo formalista com avidez comercial. O velho formalismo que está presente em tudo ou quase tudo que acontece aqui na terrinha venceu de novo. Milhares de professores estão tendo de passar por reciclagens ou terão de fazê-lo nos próximos meses para ensinar o “novo” português; isso em um país que – como demonstram sistematicamente as provas de avaliação do INEP – não foi sequer capaz de ensinar aos alunos das escolas brasileiras as regras da “velha” ortografia, que vigiram durante quase quatro décadas, desde dezembro de 1971.
O interesse comercial é óbvio: como a grafia terá de ser adaptada em até três anos, é inevitável que todos os dicionários e livros-texto sejam adaptados às novas regras e o MEC já anuncia que, a partir de 2010, suas compras de livros didáticos exigirão o respeito ao acordo. Centenas de milhões de livros já editados não poderão mais ser reaproveitados (ou re-aproveitados?) para não termos alunos da mesma geração escolar, escrevendo a língua oficial de mais de uma maneira. Um mercado de fazer salivar editores e livreiros.
Como a Gazeta do Povo já anunciou que a partir de agora valem as novas regras, desde já espero a ajuda dos atentos revisores para quando meus cansados neurônios não se lembrarem de suprimir o acento agudo em paroxítonas com ditongos abertos, sem fazer o mesmo nos ditongos das oxítonas.
Enquanto isso, os brasileiros do interior continuarão a ir nos domingos às retretas para ouvir modinhas e encontrar namorados. Os portugueses também continuarão a frequentar as retretas, possivelmente com maior frequência do que os brasileiros do interior, e nem cogitarão procurar namoros nessas ocasiões. Estarão preocupados, isso sim, em acionar o autoclisma

depois de usar a retreta. Falando “brasileiro” claro: em apertar a válvula de descarga depois de usar a privada.
(CASTOR, Belmiro Valverde Jobim. Para que e a quem serve o acordo ortográfico? Disponível em:
1. (1,0 pontos) Assinale a opção que contém argumento usado pelo autor do texto para defender seu ponto de vista.
a) O novo acordo pode provocar o “„abrasileiramento‟ da última flor do Lácio, inculta e bela.”.
b) A nova ortografia implica análise cuidadosa para emprego do hífen em compostos.
c) A adoção do novo acordo envolve interesse comercial.
d) A unificação da ortografia simplifica a escrita.

2. (1,0 pontos) No texto, o termo “fazê-lo” é usado no segundo e no quarto parágrafos, referindo-se, respectivamente, a
a) “sumeter à nova ortografia” e “ensinar o „novo português‟”.
b) “escrever em português decentemente inteligível” e “passar por reciclagens”.
c) “referendar o acordo” e “passar por reciclagens”.
d) “estar receoso do „abrasileiramento´ da última flor do Lácio” e “ensinar o novo português” .

3. (1,0 pontos) Considerando-se o último parágrafo do texto, depreende-se que
a) os portugueses estão menos preocupados com o novo acordo ortográfico que os brasileiros.
b) as diferenças entre o português brasileiro e o de Portugal ultrapassam a questão ortográfica.
c) o novo acordo ortográfico em nada alterará a rotina dos brasileiros nem a dos portugueses.
d) o novo acordo ortográfico pode comprometer a comunicação entre brasileiros e portugueses.

4. (1,0 pontos) Com base no texto, julgue os itens a seguir como verdadeiros (V) ou falsos (F).
I. Em “Um mercado de fazer salivar editores e livreiros.”, ocorre uso figurativo da linguagem.
II. As palavras EUROPEIA, ASTEROIDE, PASTÉIS e FARÓIS, assim grafadas, exemplificam a situação referida pelo autor no penúltimo parágrafo do texto I.
III. As formas verbais DEMONSTRAM, FOI e VIGIRAM, presentes no 4º parágrafo, concordam, respectivamente, com PROVAS, AVALIAÇÃO e REGRAS.
IV. De acordo com a norma padrão escrita, ocorre erro de regência no trecho “Enquanto isso, os brasileiros do interior continuarão a ir nos domingos às retretas para ouvir modinhas e encontrar namorados.”
Considerando os itens acima, assinale a alternativa correta.
a) F, F, V, F
b) V, F, F, V
c) F, V, F, V
d) V, V, F, F

5. (2,0 pontos) Escreva CERTO ou ERRADO de acordo com a acentuação gráfica da palavra sublinhada:
A. A crise financeira dos EUA pode trazer conseqüências para o Brasil.
B. Quando ele para para pensar, desiste.
C. A idéia do presidente é que todos os países se unam contra o aquecimento.
D. Avião permitirá que passageiros fumem durante o vôo.
E. O síndico marcou uma assembleia para decidir sobre a reforma do prédio.
F. 10. Pesquisa revela que 97% dos brasileiros crêem em Deus.
G. Ela perdeu tudo que estava dentro do baú.
H. Eu concordo com qualquer acordo entre os países.


6. (2,0 pontos) Assinale as alternativas corretas
a) Não se deve colocar acento circunflexo em palavra como avo, bisavo;
b) Não se deve colocar acento nas formas verbais ele tem/ eles tem;
c) Não se deve colocar acento no i ou u tônico dos hiatos quando precedidos por ditongo: feiura, baiuca;
d) O emprego do trema é facultativo em palavras como tranquilo, linguiça, sequência
e) O alfabeto brasileiro passa a ter 26 letras, em vez de 23.
F) o trema é mantido em nomes próprios estrangeiros e suas derivações, como Bündchen, Schönberg e mülleriano;
g) Pôde e Pôr conserva o acento;
h)O acento agudo foi eliminado nos ditongos abertos das palavras paroxítonas, como alcaloide, assembleia, boleia;
i) As palavras oxítonas terminadas em éi, éu e ói continuam acentuadas: chapéu, herói, corrói, remói, céu, véu;
J) Creem, deem, leem, releem, veem, preveem perderam o acento.

7. (1,0 pontos) Marque item em que necessariamente o vocábulo deve receber acento gráfico:
a) historia
b) ciume
c) amem
d) numero
e) ate


8. (1,0 pontos) Ortoépia . S.f. 1- Pronúncia normal e correta; ortofonia. [Antôn.: cacoépia] 2-Prosódia (2). § ortoépico, adj.

Novo Dicionário Folha Aurélio
Todas as alternativas obedecem à ortoepia, EXCETO:

a) Rúbrica (subst.)
b) Avaro (subst.)
c) Fortuito (adj.)
d) Recorde (subst.)

Boa Prova!!!!!!!!!!!!!